TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ANO LETIVO DE 2020

Por:   •  22/3/2021  •  Artigo  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 12

F – A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ANO LETIVO DE 2020
 

        A proposta deste programa de Educação Física Adaptada é de dar atenção às necessidades terapêuticas e de apoio das pessoas com necessidades especiais.

        Este programa enfatiza o trabalho prático, nos esportes, jogos e exercícios terapêuticos, para indicar que, dentre todo esse trabalho de exercícios, o aluno pode também se divertir e até melhorar muito o seu estado psicológico.

        Este programa enfatiza o fato de que a participação nos movimentos corporais ativos é educativa e não simplesmente uma diversão. A diversão, a brincadeira e a competição são importantes, mas tratar cada indivíduo de uma maneira diferente e o essencial, quando se faz um programa que tenha efeitos duradouros sobre corpo e mente. 

OBJETIVOS A SEREM TRABALHADOS NA

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

 
 
1) CONDUTAS MOTORAS DE BASE 

  • Coordenação dinâmica geral 

São exercícios que exigem um recíproco ajuste das partes do corpo e na maioria dos casos implicam locomoção.

Exemplos: saltar obstáculos, deslocamentos em equilíbrio, exploração de objetos, etc. 

  • Equilíbrio – base para toda coordenação motora (estático, dinâmico ou recuperado)
  • Postura (sentar, ficar em pé, deitar).
  • Controle e aplicação de força (chutar, arremessar, manipular objetos).

2) CONDUTAS PERCEPTIVAS MOTORAS 

  • Coordenação viso-motora (pode ser manual ou pedal, e tem como finalidade o domínio no campo visual, associados a coordenação fina das mãos e pés).
  • Organização espacial 

É a tomada de consciência da situação de seu próprio corpo em um meio ambiente, isto é, do lugar e da orientação que pode ter em relação às pessoas e as coisas. É a tomada de consciência das coisas e de si. 

  • Organização temporal 

É a capacidade de situar-se em função:

  • Dos acontecimentos antes, após e durante; 
  • Da duração de intervalos;
  • Movimentar-se em cadências variadas;
  • Associar gestos a estrutura rítmica.
  • Organização espaço-temporal 

A orientação espacial e orientação temporal estão intimamente relacionadas e recebem a denominação de estruturação espaço-temporal ou denominação espaço temporal. Quer dizer que se o aluno organizava tudo em função de seu corpo, agora terá condições de recorrer a pessoas e objetos como pontos de referências para centrar seu espaço de ação. 

3) CONDUTAS NEURO-MOTORAS 

Esquema corporal – representação do próprio corpo - Lateralidade

ATIVIDADES ESPECIAIS

Educação da respiração

Relaxamento

Educação Física Adaptada – SALA MULTISSERIADA

IDENTIFICAÇÃO:

Projeto: Escola Atice

Componente Curricular: Educação Física

            Carga Horária: 50 minutos cada aula.

Faixa etária: Adultos e adolescentes em sua imensa maioria.

Gênero: Misto.

RESUMO: A Educação Física aplicada como ação pedagógica, favorece a construção de atitudes dignas e de respeito entre os educandos, surgindo a necessidade de professores criativos, preocupados com os objetivos da aprendizagem e na promoção de valores, incorporando o verdadeiro significado à sua prática, possibilitando assim, tornar as suas aulas diferentes e interessantes, atendendo a realidade da sua escola, de cada turma, dando significado às aulas de Educação Física em seu ambiente escolar, desconstruindo conceitos e valores já implantados, visando assim, também, a desconstrução de atitudes de desrespeito às diferenças individuais encontradas nas aulas de Educação Física.

PALAVRAS CHAVE: Educação Física; diferenças individuais; respeito.

II.         JUSTIFICATIVA

As aulas de Educação Física muitas vezes, sem perceber ou não, tem reforçado em sua prática um modelo em que se pauta na competição e na performance do aluno, ou seja, na prática esportiva e na aquisição da aptidão física, esquecendo-se do seu caráter pedagógico e formador. A partir dessa realidade, torna-se necessário criarmos a partir das nossas aulas, uma identidade para a Educação Física em nossa escola, dando-a significado em nosso contexto escolar, resgatando valores que realmente possam privilegiar as ações do coletivo sobre o individual, possibilitando o respeito às diferenças e às limitações individuais, garantindo uma aula mais solidária e humanizada.

Para proporcionar aos alunos uma prática reflexiva, a propostas de pesquisa vem de encontro a aplicação e a vivência de atividades adaptadas na Educação Física, onde o aluno poderá se colocar no lugar do outro, sentindo as suas dificuldades conforme as suas limitações, tentando se superar a cada dificuldade encontrada, possibilitando-lhe enxergar o outro como diferente de si, compreendendo as diferenças individuais como parte da diversidade humana, indo em busca, em cada aula, da reflexão, da aplicação de novos conceitos e atitudes em relação a diferença do outro.

VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA!

OBJETIVO GERAL - O trabalho a ser desenvolvido com deficientes tem como objetivo geral proporcionar a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos tratados: o jogo e a dança, as regras, a competição, e, a partir daí, que o aluno possa estabelecer relações diretas com o seu dia-a-dia e aos valores sociais estabelecidos.


Após o reconhecimento da realidade da turma, do conhecimento que os alunos tem referente a deficiência motora, o professor irá proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos sobre a deficiência, suas dificuldades , limitações, bem como, a sua superação perante as dificuldades enfrentadas. O conteúdo será aplicado através de textos e vídeos informativos, cenas paralímpicas, discussões e contextualizações em sala sobre o tema abordado. Deficiência motora corresponde a uma disfunção, de caráter congênito ou adquirido, que afeta a motricidade dos indivíduos (mobilidade, coordenação, fala). Pode ter um caráter definitivo– estável – ou evolutivo – com tendência a modificar-se com o tempo. Pode decorrer de lesões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (272.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com