TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.957 Palavras (20 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 20

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“Temos direito à igualdade, quando a diferença nos inferioriza, e direito à diferença, quando a igualdade nos descaracteriza”. (BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS)

Karine Dias de Souza

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo de compreender sobre a inclusão de crianças que necessitam de uma educação especial, através de leituras em livros, trabalhos científicos e internet. A educação inclusiva no Brasil está regida por lei, e consiste em uma proposta na qual as escolas devem disponibilizar o acesso de alunos e alunas com deficiências ou altas habilidades no ensino regular. O sistema de ensino tem uma necessidade extrema de adotar um especial cuidado voltado para as práticas pedagógicas, convertendo o processo de ensino e aprendizagem em uma educação inclusiva. A construção da escola inclusiva desde a educação infantil implica em pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos. A inclusão objetiva eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no processo educativo.O intuito de propor uma educação de qualidade para todos, e extremamente necessária uma reconstrução ideológica que contribuísse melhorias no processo educativo que reveja conceitos e paradigmas com o propósito de reorganização no sistema de ensino brasileiro.

Palavras-chaves: Inclusão. Educação infantil. Educação inclusiva. Práticas pedagógicas.

ABSTRACT: This article aims to understand about the inclusion of children who need special education, through readings in books, scientific works and the internet. Inclusive education in Brazil is governed by law, and consists of a proposal in which schools must provide access to students with disabilities or high abilities in regular education. The education system has an extreme need to adopt special care focused on pedagogical practices, converting the teaching and learning process into an inclusive education. The construction of an inclusive school from early childhood education implies thinking about its spaces, times, professionals, pedagogical resources. Inclusion aims to eliminate obstacles that limit student learning and participation in the educational process. In order to propose a quality education for all, an ideological reconstruction is extremely necessary that would contribute to improvements in the educational process that review concepts and paradigms with the purpose of reorganizing the Brazilian education system.

INTRODUÇÃO

Nos anos 50 e até o início da década de 60, a educação é sobretudo considerada um instrumento de mobilidade social. Neste quadro, além das funções de socialização e de formação, a educação deveria dar "status" aos indivíduos.  

A educação representava, para o indivíduo, a possibilidade de ascensão na hierarquia de prestígio que caracterizava a estrutura piramidal da sociedade e, para a sociedade, uma maior abertura do sistema de estratificação social. A Conferência de Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, tinha como princípio propor uma educação básica mais ampla; com isso, abriam-se possibilidades para aqueles que não tinham acesso à aprendizagem, na educação básica.

A partir da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96), é dever do Estado, garantir gratuitamente a educação básica; uma delas foi uma educação inclusiva, que garantisse o ensino para todos, independentemente das limitações pessoais de cada aluno.

A educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado como um processo social em que todas as pessoas com ou sem deficiência, tem o direito da escolarização. O artigo 205 da constituição federal do ano de 1998 autorizou a educação um direito de todos e dever do estado e da família. A história da educação de pessoas com deficiência apresenta um quadro de total exclusão.

Quando se fala sobre inclusão a maioria das pessoas com quem se conversa, a associa com “educação especial” e que a educação inclusiva é voltada a somente receber na escola os alunos com necessidades especiais. A educação especial faz parte da inclusão, não se pode dissociar uma da outra,  porém, a educação inclusiva não pode ser assim resumida, pois, ela engloba muito mais elementos e a amplitude existente nesse campo, precisa ser mais conhecida e mais explorada.

Para que essa inclusão ocorra de forma positiva e benéfica é necessário readequar alguns pontos para que o deficiente possa ter uma vida normal, não se sentindo diferente dos demais. Desde uma simples rampa no lugar de uma escada já faz toda a diferença, pois a criança sente-se mais independente. Sem necessitar da ajuda dos demais. É muito saudável para a criança crescer com as diferenças e trata-las de forma natural.

A inclusão não é somente colocar o aluno dentro do ambiente escolar, acredito que é preciso colaboração e participação de todos os envolvidos, sendo professores, pais, familiares e até mesmo outros alunos que tem convívio.

Os governantes necessitam providenciar todos os materiais adequados para que os Profissionais da Educação possam fazer um trabalho de qualidade e que as escolas sejam inclusivas desde a entrada e que os direitos dessas crianças se façam valer no ambiente escolar, tendo escolas adequadas e cursos para que os profissionais se qualifiquem e trabalhem com uma educação inclusiva, assim, trazendo um ambiente aconchegante, podendo estimular as crianças com deficiências para que desenvolva melhor a sua aprendizagem.

BREVE PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

No final da década de 80, surge o movimento de inclusão que desafia qualquer situação de exclusão, tendo como base o princípio de igualdade de oportunidades nos sistemas sociais, incluindo a instituição escolar. Esse movimento mundial tem como preceitos o direito de todos os alunos frequentarem a escola regular e a valorização da diversidade, de forma que as diferenças passam a ser parte do estatuto da instituição e todas as formas de construção de aprendizagem sejam consideradas no espaço escolar.

Vem se expandindo grandemente a soma de crianças deficientes na educação infantil. Na Convenção da Guatemala de 1999 teve como um dos seus objetivos motivadores a garantia de que os governos se comprometeriam em adaptar todos os seus prédios e instituições, para poder torna apto e fácil à comunicação, acesso público e transporte das pessoas deficientes, agindo para a prevenção e exclusão de qualquer forma de preconceito com as pessoas deficientes e possibilitando sua inclusão integral na sociedade (BRASIL, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com