TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ERA DIGITAL

Por:   •  15/10/2022  •  Artigo  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O presente trabalho traz uma análise sobre a importância do uso da tecnologia na Educação Infantil, principalmente nesta geração de crianças que nasce com acesso facilitado aos aparelhos. Para que houvesse um bom entendimento, se fez necessário, uma breve analise sobre o que fazemos na Educação Infantil e como devemos utilizarmos de apetrechos para não deixarmos as escolas obsoletas, dando inclusive exemplos de aplicativos para tal. Como meio de realização do presente trabalho, foi necessária vasta pesquisa bibliográfica, e aplicamos um conjunto de metodologias afim de que o objetivo final fosse sanado, sendo a natureza a forma aplicada; quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória; quanto à abordagem do problema a pesquisa é qualitativa e quanto ao procedimento é técnico a quanto pesquisa é bibliográfica. Este artigo tem como objetivo geral analisar o envolvimento da Educação Infantil e as tecnologias digitais e como objetivo especifico analisar e demostrar como os docentes podem trabalhar as ferramentas no desenvolvimento infantil. Como resultado sobre o presente tema, ficou evidenciado que as tecnologias podem ser benéficas as crianças desde a Educação Infantil, promovendo uma rica experiência na relação delas com o mundo.

Palavras-chave: Educação Infantil; Tecnologia; Desenvolvimento; Ensino; Professores.

SUMÁRIO

Introdução. 1 Educação Infantil Na Era Digital. 1.1 Os “Nativo-Digitais” e a Escola. 1.2 Inserindo a Tecnologia na Educação Infantil. Conclusão. Referências.

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a utilização da tecnologia na Educação Infantil, onde trataremos sobre o que fazer na escola com a modernização, principalmente com o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais, sobretudo nos últimos anos, e com isso a importância de educar as crianças utilizando todos os apetrechos possíveis.

Como forma de obter os resultados para a presente pesquisa, se faz necessário trazer a seguinte problemática de pesquisa: É possível trabalhar com as atividades lúdicas que a Educação Infantil exige através das telas dos computadores, tablets e smartphones?

Nossos objetivos são analisar o envolvimento da Educação Infantil e as tecnologias digitais- objetivo geral- e analisar e demostrar como os docentes podem trabalhar as ferramentas no desenvolvimento infantil-objetivo especifico. Inclusive, utilizamos como metodologia para realizar este artigo, as técnicas exploratórias, qualitativa e bibliográfica.

Um artigo que atrai o interesse de todos aqueles, profissionais da área, ou não como referência e lembrete de porquê devemos inserir a Educação Infantil na Era Digital.

1 • EDUCAÇÃO INFANTIL NA ERA DIGITAL

O mundo está cada dia mais digital e a atual geração de crianças já cresce com acesso a tecnologias e com obtenção fácil a informação. Com isso em mente é importante então, aproveitar estes meios no ensino e devemos trazer os melhores recursos para sala de aula já na Educação Infantil como falaremos nos próximos parágrafos.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 29, a Educação Infantil é a “primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. E, tendo isso como premissa, devemos entender, por conseguinte que crianças neste momento escolar descobrem o mundo ao redor, fora a família, e deste modo os estes primeiros anos escolares são essenciais para o desenvolvimento das habilidades sociais.

Na Educação Infantil trabalhamos os potenciais da criança, valorizando seus conteúdos e apresentando cores, formas, letras, palavras, números, quantidades, sons, rostos e gostos. E para isso fazermos uso dos sentimentos e sensações das crianças de forma a ocasionar experiências e descobertas para que assim elas desenvolvam suas necessidades fundamentais que serão necessárias durante o processo de aprendizagem.

Deste modo, a escola é fundamental durante esse momento da Educação Infantil para despertar as crianças a uma percepção de mundo dinâmico no qual elas estão inseridas.

1.1 Os “Nativo-Digitais” e a Escola

E neste mundo onde Prensky (2001) denominou de “nativo digital” as pessoas que pessoas já nascem inseridos neste contexto tecnológico, que já aprendem a lidar com os elementos multimidiáticos de forma interativa avançada, ter uma escola contextualizada torna-se cada vez mais importante.

Devemos falar também sobre os progressos da internet, dos dados móveis, dos aplicativos de vídeo conferências, e dos celulares tem exposto novos caminhos para educação. Reforçando que não queremos aqui viciar as crianças em telas, mas sim abusar da estratégia pedagógica, para trabalhar toda a potencialidade infantil, aproveitando o melhor que a tecnologia tem a nos oferecer sem ficarmos obsoletos e integrando os pequenos a sociedade.

Inclusive, de acordo com BUCKINGHAM, “A tecnologia é vista como responsável pela transformação das relações sociais; de nossas concepções de conhecimento e cultura e, o que é crucial neste contexto, pela transformação do que significa aprender, e ser criança (BUCKINGHAM, 2007, p.71)

1.2 Inserindo a Tecnologia na Educação Infantil

O primeiro passo, é fazer com que o profissional entenda que é necessária à sua adaptação a tecnologia e suas informações, e que ele desenvolva em sala de aula novas formas de ensino, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com