TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE GRAJAÚ

Por:   •  22/4/2015  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE GRAJAÚ

GRAJAÚ- MA

2013

BREVE HISTORICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Falar da Educação Infantil é muito mais do que falar de uma instituição de suas qualidades e defeitos, da sua necessidade social ou da sua importância educacional. Do ponto de vista histórico a educação da criança esteve sob a responsabilidade exclusiva da família durante séculos, partindo desse pressuposto o modo de agir com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da antiguidade, nessa época o futuro da criança era definido pelo pai, imagem esta que tinha total controle sobre o filho, exercia no seio familiar o poder patriarcal, o qual também era exercido pela dominação política e social, sendo assim nas sociedades antigas o status da criança era nulo. (DIDONET, 2001. P. 11-28).

A educação da criança no movimento universal, mas precisamente na Europa deu-se com a transição do feudalismo para o capitalismo, nesse momento histórico em que houve a passagem do modo domestico de produção de bens para o sistema fabril, e conseqüentemente a substituição da força humana pela força motriz, provocando toda uma reorganização da sociedade. Esse enorme impacto causado pela revolução industrial fez com que toda a classe operária se submetesse ao regime das fábricas e das máquinas de tal modo que essa revolução possibilitou a entrada em massa da mulher no mercado de trabalho, alterando a forma de a família cuidar e educar seus filhos. O nascimento da indústria moderna alterou profundamente a estrutura social, vigente modificando os hábitos e costumes das famílias. Dessa forma as mães operarias que não tinham com quem deixar seus filhos utilizavam o trabalho das conhecidas mães mercenárias, essas não trabalhavam nas fabricas e vendiam seus serviços para abrigarem e cuidarem dos filhos de outras mulheres, daí surgiu uma nova oferta de emprego para as mulheres, mas também aumentava o risco de violência e maus tratos as crianças que eram reunidas em um único lugar.

As primeiras instituições de Educação Infantil na Europa e Estados unidos tinha como objetivo cuidar e proteger as crianças enquanto as mães saiam para o trabalho. Desta maneira, sua origem e expansão como instituição de cuidados á criança estão associadas á transformação da família de extensa para nuclear.

Diferentemente dos países europeus no Brasil as primeiras tentativas de organização de creches, asilos e orfanatos surgiram durante o século XIX, e foram criados com a finalidade de atender crianças pobres e filhos de escravos, que com a abolição não tinham onde se refugiar. Outra solução encontrada foi a dos jardins de infância, que já existiam na Europa, esta gerou polemica entre políticos, pois, alguns acreditavam que eles serviriam como depósitos de crianças, outros defendiam que seriam vantajosos para o desenvolvimento da criança, portanto, essa educação se deu em caráter assistencialista, apenas tinha preocupação em cuidar da criança e preparar-la para aceitar sua condição social e não questionar sua realidade, ou seja, o intuito era de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com