TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO, UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA UM TRABALHO EM CONJUNTO, FAMÍLIA E ESCOLA

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

RENATA BARBOSA NEVES NOGUEIRA

EDUCAÇÃO, UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

UM TRABALHO EM CONJUNTO, FAMÍLIA E ESCOLA.

Rio de Janeiro

2021

1- APRESENTAÇÃO DO TEMA:

        A sociedade, a família, pelo menos a maioria, sempre viu, e continua vendo a escola como única no processo de aprendizagem, e educação, e isso, com os anos foi aumentando, e tomando uma proporção grande, que infelizmente não se associa ao real e verdadeiro conceito de educação.

Devemos lembrar que a família é o primeiro grupo que o indivíduo faz parte na sociedade, e no contexto da educação infantil, os seus responsáveis, sua família, são os primeiros educadores da criança, ficando o professor para dar continuidade nos aprimores da vida.

“A família funciona como o “microcosmo” social onde a criança aprenderá as regras sociais essenciais a sua vida na sociedade mais ampla. Entenda-se “micro” no sentido de pequeno e “cosmo” significando espaço; ou seja, é o espaço social menor, onde a criança realizará o aprendizado básico para seu futuro ingresso na sociedade global – primeiro via escola, para depois ampliar a outros grupos sociais, educacionais e profissionais.” (DIAS, 1992, p. 14)

        Toda criança é o reflexo da onde vive, do que vive no seu dia a dia, toda criança aprende a ser um ser social, antes de pisar numa escola, em sua própria casa, e se o aprender, o ser, está ligado ao educar, podemos dizer sim, que o lar é o primeiro ambiente de aprendizado da criança.

E depois que se inicia a sua vivência no âmbito escolar, isso não muda, o que se deve acontecer é uma multiplicação do ensino, um trabalho coletivo. “Ninguém educa ninguém, como tampouco, ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo” (FREIRE, 1987, p. 79)

Quando a criança inicia no âmbito escolar, a sua família tem uma participação muito importante, eles devem acompanhar a criança, para um melhor desempenho da aprendizagem, para que o conteúdo aprendido na escola, seja reforçado e estimulado dentro da sua casa. A família precisa entender como esse trabalho em conjunto influenciará seu processo de crescimento, como essa junção acarretará no sucesso escolar.

A escola por sua vez precisa fazer sua parte, incluindo a família nas atividades da escola, mostrando que a escola está aberta a participação deles, promovendo um espaço democrático, aberto a conversas, aberto até mesmo, a motivar os pais, a multiplicar ensino junto com eles.

Dessa forma, ambos, constituem pilares que sustentam o processo de formação de uma pessoa. Por isso é imprescindível que eles se relacionem da melhor maneira possível, com diálogo, harmonia e em complementaridade, pois todos saem ganhando, principalmente as crianças.

2 – SITUAÇÃO PROBLEMA:

        Os lares, e a escola, são ambientes de aprendizagem, a família e os profissionais que atuam na unidade escolar são fontes de ensino. Os dois constroem conhecimento, e reforçam as regras sociais e culturais. Nesse contexto entendemos que tanto a família, quanto a escola, precisam estar alinhadas, para juntas alcançarem estratégias necessárias ao desenvolvimento da criança. Ambas precisam ser capazes de trabalhar juntas, de ter o apoio uma da outra, para que o resultado seja positivo, e mesmo que haja uma situação problema, elas saibam resolver em conjunto. É preciso que a família entenda, que precisa reforçar o aprendizado, respeitar a escola, trabalhar incentivando, e motivando a criança, e a escola, por sua vez de continuidade a esse ambiente socializador, transmitindo conhecimento, e estimulando o desenvolvimento de habilidades. Dessa forma, com esse trabalho, vamos ter uma melhoria evidente em todo processo educacional da criança. Portanto a problemática de investigação para esta monografia é: EDUCAÇÃO, UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA: UM TRABALHO EM CONJUNTO, FAMÍLIA E ESCOLA.

3 – QUESTÕES DE ESTUDO:

          Minhas principais inquietações são:

*Por que a relação entre família e escola é tão importante?

* Por que muitas famílias têm interesse em participar da educação junto a escola?

*O que a família precisa fazer para que essa parceria de resultados positivos?

*O que a escola deve fazer para incentivar o trabalho da família nesse processo?

*Família e Escola, qual a real função de cada uma?

4 – JUSTIFICATIVA:

                Este trabalho teve como objetivo investigar a interação e a participação da família na educação da criança, em todo o processo de aprendizagem, trabalhando em conjunto com a escola. Verificar o porque essa participação não é algo constante, não tem sido algo que tem acontecido em todas as famílias, mas que é de tamanha importância para uma melhor absorção do saber, e melhor desenvolvimento da aprendizagem, e por fim, como a escola pode contribuir, no sentido de ajudar, e incentivar a família a ser um agente desse trabalho coletivo, que é o educar, ensinar.

Para isto foi feita uma pesquisa bibliográfica, para apurar informações de unidades que tem feito, e trabalhado priorizando essa parceria com a família.

Sabemos que essa união, esse trabalho em conjunto, pode fazer com que se tenha um resultado e retorno de excelência no desenvolvimento da criança.

5 – OBJETIVOS:

-Objetivo Geral:

                Reconhecer a Escola, e a Família, como Agentes de ensino, e formação, onde as crianças aprendem e constroem conhecimentos e valores.

-Objetivos Específicos:

        *Investigar onde está o erro, para não haver esse trabalho em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com