TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário

Claretiano

 

Projeto de Prática

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura

Disciplina: Didática

Tutor: Alessandra Correa Farago

3º e 4º semestres 2017

Data de início: 05/10/2017

Data de finalização: 09/10/2017

Data de entrega: 16/10/2017

Barretos- SP

Outubro 2017

  1. Título da aula: Conhecendo as vogais “ A – E – I – O – U “
  2. Tempo da aula: 20 horas
  3. Etapa de ensino: Educação Infantil
  4. Ano ou série da etapa de ensino: Maternal II
  5. Objetivos da aula: Oferecer as crianças a possibilidade de conhecerem as vogais, sua utilização e sua importância na formação das palavras.
  • Possibilitar as crianças momentos de interação com as letras através de músicas, fichas, folhas de atividades e brincadeiras.
  • Desenvolvimento da linguagem oral através das músicas que evidenciam as vogais.
  • Estimular o gosto pela música e dança.
  • Desenvolver a coordenação viso-motor e a interação entre aluno/professor através das brincadeiras “ Caracol das Vogais” , “Amarelinha das Vogais”.
  • Desenvolver a expressão corporal com a brincadeira da “ Dança das cadeiras das Vogais”.
  1. Conteúdo: Esse plano de aula tem como finalidade auxiliar as crianças em seu desenvolvimento afetivo, intelectual, moral, cultural e social.

As atividades didáticas serão ministradas de maneira lúdica proporcionando-lhe momentos de análise, de lógica de percepção visual, dentre outros aspectos. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.

A criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade. Dessa forma estarei utilizando recursos variados, como objetos concretos, cantigas, cartazes, jogos e brincadeiras.

  1. Estratégia de Ensino:  Aula Expositiva e Dialogada.
  2. Detalhamento da Aula: Iniciarei a aula me apresentando aos alunos, em seguida pedirei para cada criança se apresentar falando o seu nome para possibilitar a interação professor/aluno.

Logo após cantaremos a música de acolhida “Bom dia meus amiguinhos” ,perguntarei em que dia da semana estamos e sairemos para o café(lanche).

Faremos oração de agradecimento pelo lanche junto cantaremos a musica “Meu lanchinho”.

Após o lanche conversarei sobre as vogais, abordarei sobre a importância das mesmas na formação das palavras, apresentarei cartazes com figuras ilustrativas de animais cujo nome tem as iniciais das vogais, de acordo com a apresentação e explicação de cada vogal, estarei colocando musica relacionada a cada letra.

Para melhor compreensão e assimilação do conteúdo ministrado, desenvolveremos de forma lúdica a brincadeira “Dança das cadeiras das vogais”.

Arrumarei as cadeiras para a brincadeira da maneira tradicional, cada cadeira terá um envelope com uma vogal dentro, colocarei para as crianças ouvirem durante a brincadeira músicas que falam das vogais:

 A A A minha abelhinha (2x)... e músicas que falam de cada vogal separadamente, quando a música parar a criança que ficar em pé pega um envelope e fala o nome de algo que começa com aquela vogal(animais, amigos, objetos, comidas etc...)

Seguindo a rotina do C.E.M.E.I chega a hora da higiene das crianças, logo após o banho vem a hora do almoço, cantaremos a música “Meu lanchinho “ e “ Chegou a hora”, faremos a oração de agradecimento e as crianças almoçaram, após o almoço é hora da higiene bucal e depois o soninho, antes do soninho já vou me despedindo das crianças, mas eu as coloco para dormir e velo pelo seu sono até chegar a outra professora.

  1. Recursos/materiais:
  • Fichas com as vogais e com nomes de animais que comecem com vogais;
  • Música;
  • Cadeiras;
  • Folhas de atividades com as vogais;
  • Vídeos educativos;
  • Giz;
  • Lousa
  • Jornais , revistas e livros.
  1. Sugestão de trabalho interdisciplinar: Cultura Indígena – no momento em que falar mais sobre a vogal I , cantarei músicas sobre os índios e apresentarei aos alunos as brincadeiras, a casa, falarei um pouco sobre como vivem os índios, mostrarei fotos e vídeos.
  2. Avaliação: Será uma avaliação contínua e respeitará o tempo de aprendizagem de todos os alunos na realização das atividades propostas: estimulando, orientando e desafiando-os.

Registro do desenvolvimento cognitivo, afetivo, e psicosocial da turma, de  forma geral, e individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com