TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA

Por:   •  8/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Estagio Educação Fundamental: Entrevista com Professora

Nome do (a) estudante: Nilda Coitinho dos Santos RA: 1938183 Turma: SEI-PD-0119

Polo: Universidades – UNIP Polo Serra

Modalidade: ( x  ) Educação Infantil  (  ) Ensino Fundamental

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA.

No dia 24/11/2020, realizei a entrevista com a professora que atua na Educação Infantil, de 55 anos, que é formada em Pedagogia que atua no Grupo 4 da Educação Infantil, alfabetizando crianças, há 01 anos. Ela relatou, em sua entrevista, que recebeu várias orientações, apoio e ajuda da equipe gestora da escola para desenvolver tanto as atividades que seriam impressas e depois enviadas às residências dos estudantes; como para uso de uma plataforma para as aulas online. Quando questionada sobre como tem sido o trabalho realizado durante a pandemia, a professora relatou que não estar realizando aulas online ela vai falar de suas aulas em sala de aula.

A professora nos relatou que as atividades pedagógicas são planejadas em grupo com os professores e a pedagoga onde aborda as sugestões e aprovar as atividades elaboradas pelos professores.

A professora nos relatou que a secretaria da educação o tema para que seja trabalhado com as crianças, geralmente são dois projetos por ano. A professora nos informou que estar sendo trabalho sobre as frutas, onde Ela explica que despertar a curiosidade é uma forma de chamar a atenção das crianças, fazendo com que elas queiram comer: - Nessa fase é importante que eles desenvolvam a parte sensorial, tocando e sentindo o cheiro das frutas e, assim, passar a desenvolvem o hábito de gostar de comê-las.

Devido à faixa etárias das crianças ser de 03 a 04 anos, são trabalhos os lúdicos, brinquedos, historias e teatros isso são atividades trabalhadas com as crianças.

O espaço utilizado para trabalhar com as crianças é em sala de aula e tem atividades que também são trabalhadas no parquinho.

As avaliações são feita no dia a dia, com a rotina de cada um, "Para manter o foco no desenvolvimento da criança, precisamos respeitar a individualidade dela e a escutar, tanto ao buscar sua fala como, principalmente, observando atentamente suas expressões, manifestações e aprendizagens", É possível conversar com os pequenos, perguntar sobre determinadas atividades, saber o que eles mais gostaram e pedir a ajuda deles no momento de organizar o portfólio de produções. "Experiências nesse sentido já nos mostraram que eles conseguem fazer uma apreciação crítica sobre as próprias produções. Eles falam coisas como ‘antes eu não sabia escrever meu nome’ ou ‘olha como eu desenho bem melhor hoje’", diz. Além de permitir que eles expressem algumas opiniões sobre suas experiências, essa situação dá pistas sobre como eles veem suas aprendizagens.

O trabalho da professora é organizado tanto na escola como em casa e trabalhada com seus alunos em sala de aula.

Foi perguntada referente aos maiores desafios, a mesma nos informou que é o distanciamento, que com isso fica mais difícil demostrar o interesse nas crianças.

Para a professora ela acredita que seria um grande passo para melhorar a aprendizagem é estimular seus alunos a mudarem a visão dos estudos. Muitas vezes, esta atividade é associada a algo nada prazeroso e imposto pelos adultos.

Ao cobrar desempenho de forma punitiva, os pais e professores acabam por cristalizar em seus jovens cérebros um sentimento desagradável ligado à atividade de estudar. Para mudar esta visão, a escola pode desenvolver projetos focados na questão do aprender, de forma que o estudante perceba o que tem a ganhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (791 Kb)   docx (769.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com