TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  2.840 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA EDUACAÇÃO FUNDAMENTAL

NOME: SILMARA PEREIRA DA LUZ  RA: 1956790 TURMA: 2020/04 POLO: SÃO ROQUE-SP

MODALIDADE :  ( ) EDUCAÇÃO INFANTIL   ( X ) ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA

GIANA CARLA AP DA ROCHA PRESTES

No dia 23/11/2020, realizei a entrevista com a professora Carla que atua no Ensino Fundamental, de 42 anos, que é formada em Pedagogia graduação Pós-graduada em Distúrbio de Aprendizagem Pós em Psicopedagogia Clinica e Institucional, que atua no 2° ano do Ensino Fundamental, na escola em Araçariguama ,alfabetizando crianças , há quase 11 anos, na entrevista ela relatou o apoio da equipe gestora tanto pedagógico quanto emocional de sua equipe. Suporte através de  orientações para desenvolver suas  atividades de maneira remota com uso de plataforma para aulas online.

Quando questionada sobre como tem sido o trabalho realizado durante a pandemia, Carla relata que todas as atividades seguem um planejamento anual realizado no inicio do ano letivo, pontuando todas as habilidades necessárias para que o aluno consiga desenvolver durante o ano. Todas as professoras seguem a BNCC, onde estão listadas as habilidades de acordo com cada ano escolar, mesmo de maneira remota Carla seguir esse plano. Carla detalhou que tem se organizada para trabalhos semanais listando as principais habilidades de cada aluno , porém no 2° ano dando ênfase na alfabetização, segui com calendários, escrita do nome, alfabeto e famílias silábicas, Carla relata que todas as atividades sempre  acompanhadas pela coordenadora da escola. Nesse ano Carla trabalhou com os Projetos, Escola limpa e Projeto de leitura com o fechamento no Dia D de leitura .

"... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47), e que o conhecimento precisa ser vivido e testemunhado pelo agente pedagógico.

A professora Carla salientou que usa materiais que são disponíveis na escola, muitas folhas sulfites com as atividades impressas que dadas aos pais ou responsáveis para retirar na escola, a professora faz uso de projetores ou a sala de vídeo sempre quando tem algum projeto ou necessitar de algum vídeo para melhor entendimento dos alunos. Quando ela esta na escola usar sempre a sala de aula , o pátio e a sala de leitura , relatou que com a pandemia as aulas são enviadas via whatsapp e sempre estão acessíveis aos alunos através do Youtube.  

Nesse período difícil Carla, faz as avaliações processual, seguindo os avanços que o aluno apresenta. E sempre no inicio do ano letivo, ela realiza uma sondagem da aprendizagem seguindo as orientações de Emília Ferrero, observando em qual fase de alfabetização o aluno se encontra. Ao findar cada bimestre essa sondagem é realizada novamente para observar se o aluno avançou ou não. Relata que nesse tempo de pandemia não foi possível realizar essa sondagem, porem ela avalia o aluno através das apostilas de aprendizagem que enviar mensalmente para casa do aluno. Carla interagi com família dos alunos via whatsapp e às vezes usar o Messenger (facebook), quando não consegui contato via telefone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com