TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  3.691 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 

 

 

 

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental

SAFIRA BATISTA DA FRANÇA LOPES

 

 

 

 

 

SAMPAIO - TO

2018

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 

 

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental

 

 

 

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Ensino Fundamental sob a orientação do Professor  Magaly Vasques de Faria.

                            

 

Curso: Pedagogia

 

 

 

SAMPAIO - TO

2018

SUMÁRIO

  

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................01

2. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.....................................................02

2.1. Aspecto físico, humano e material da escola.......................................................03

2.2. Projeto Político-pedagógico...................................................................................05

2.3. A escola como grupo social...................................................................................07

2.4. Atividades docentes e discentes...........................................................................08

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................10

4. REFERÊNCIAS............................................................................................................12



INTRODUÇÃO

O estágio curricular é uma prática que todos os estudantes devem levar a sério para procurar entender e compreender o exercício da profissão que seguirá.  

O estágio teve como principal objetivo compreender como a escola planeja juntamente com a professora os melhores mecanismos de atingir os objetivos desejados ao final de cada bimestre. Como a profissão de ser professor na prática integrar, alunos, família e escola visando um bom desenvolvimento de cada aluno.

Este estágio foi realizado na turma do 3 ano da Escola Municipal 1º de Junho, situada na Rua: Manoel Matos na cidade de Sampaio. A observação e participação permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o Estágio.

Nos capítulos que serão apresentados a partir de agora será abordado o funcionamento da escola e da rotina escolar e como é o comportamento e a relação interpessoal entre professor e aluno e escola em geral.

Falaremos sobre a importância do estágio, sobre casa espaço que a escola possui e atende ao seu público, e também sobre atuação em sala de aula tanto da professora quanto dos alunos.

2. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

A Escola Municipal 1º de Junho foi fundada em 1993 com o motivo de oferecer educação infantil para o município de Sampaio - Tocantins e ter como objetivo alcançar o desenvolvimento sustentável da comunidade e crescer visando melhorar a vida das gerações futuras.

Assim em 26 de fevereiro de 1993 foi concluída a construção da Escola Municipal 1º de Junho, com convenio nº 3682 entre a Prefeitura Municipal de Sampaio, MEC e FNDE e se denominava Pré-escolar Cirandinha, a qual contava com 2 salas de aula, uma secretaria, uma cantina, uma sala aberta e uma área de muro sem proteção. A inauguração da escola aconteceu em 1º de junho de 1993 iniciando seu funcionamento com a pré-escola e Ensino Fundamental de 1ª a 2ª série do ensino fundamental. A escola foi dirigida inicialmente por uma professora responsável a Sr. ª Rosalete Pereira da Costa.

O acompanhamento escolar nos primeiros anos de funcionamento era feito pela Secretaria Municipal de Educação e a coordenadora pedagógica da escola professora Jacira Alves Fernandes.

De 1997 a 2001 esteve à frente da direção da escola, o professor Erasmo Carlos da Silva, com a portaria 013/97, e foi quando ocorreu a 1ª reforma da escola e a ampliação de 2 salas de aula, um depósito, 1 sala de coordenação e 3 banheiros. Em seguida, assume a direção o professor Valdemir Pereira Martins, continuando assim o trabalho de reformas. Em 2001 foi feita a reforma e a ampliação de 5 salas de aula, 1 secretaria e 2 banheiros Masculino e Feminino com 6 vasos sanitários para os alunos. Na sus gestão também foi implantado na escola o EJA – Educação de Jovens e adultos e o programa Se liga. Ainda na gestão do professor Valdemir o prédio da escola sediou os cursos SESI (Serviço Educacional Social de Indústria), a alfabetização Solidária, o ABC da Cidadania, o Brasil Alfabetizado e o ENCCEJA. Todos com o objetivo de elevar o índice de aprendizado e da qualidade de ensino para os estudantes do município. O Professor Valdemir esteve à frente do trabalho até dezembro de 2008.

2.1 ASPECTO FISICO, HUMANO E MATERIAL DA ESCOLA

A Escola Municipal 1º de Junho fica localizada na Rua Manoel Matos, S/N, centro da cidade de Sampaio – Tocantins, na zona urbana. Atualmente a escola está sob a direção da professora Maria da Rocha Marinho formada em Normal Superior e pós-graduada em educação infantil e séries iniciais e assumiu a direção em janeiro de 2017.

A escola atende atualmente 120 crianças da educação infantil e 488 do ensino fundamental anos iniciais e educação especial, distribuídas nos turnos matutino e vespertino e em 26 salas de aula. A escola tem como critérios na hora da admissão dos alunos dar prioridade aos da zona rural para se matricularem no turno vespertino para facilitar o transporte no ônibus escolar que no período de chuvas complica a rota.

No Município de Sampaio o atendimento educacional especializado destinado às pessoas com deficiência é realizado pela rede pública Municipal em classe regular e em sala de recurso multifuncional. O Município de Sampaio atende um percentual de 83,7% da população com necessidades educacionais especiais.

A escola está inserida em uma comunidade de classe baixa, onde a maioria dos pais exerce a função de lavrador, conseguindo um salário mínimo mensal, o que não é suficiente para a manutenção de uma vida equilibrada. Cabe ressaltar que 64,88% dos educandos são cadastrados no programa social bolsa família.

A escola possui em sua estrutura administrativa os seguintes cargos e funções para aprimorar a sua melhoria: 1 diretor, 3 coordenadores pedagógicos, sendo 1 para a educação infantil e 1º ano, 1 para 2º e 3º ano e outro para o 4º e 5º ano. 1 coordenadora do programa Circuito Campeão e Se Liga, 1 orientadora educacional, 1 coordenadora da merenda escolar, 6 apoio pedagógico, 1 secretária, 1 auxiliar de secretaria, 27 professores sendo 1 disponível para aula de Educação Física com atendimento em todas as turmas do pré ao 5º ano, 1 coordenadora de programas e projetos, 1 bibliotecário, auxiliar de serviços gerais, merendeiras e 6 vigias. Todos os funcionários trabalham em harmonia desempenhando seu trabalho com zelo para atender as necessidades dos alunos e da comunidade.

A escola possui os seguintes espaços físicos: 10 salas de aula, 1 coordenação pedagógica, 1 sala dos professores,1 direção, 1 secretaria, 1 sala de recurso, 1 sala disponível para a secretaria de apoio à Estácio, 1 biblioteca que também funciona no mesmo espaço laboratório de informática e xérox, 1 cantina, 1 almoxarifado, 1 depósito para merenda escolar, 1 salão para eventos, pátio amplo, 1 quadra de esportes que também é utilizada pela comunidade, 2 banheiros dos alunos com 3 vasos sanitários cada e acessibilidade e 2 banheiros dos funcionários sendo 1 masculino e 1 feminino e está em construção 1 banheiro para adulto com acessibilidade, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e uma extensa área verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com