TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DA ESCOLA E DIREÇÃO COLEGIADA

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS

CECITEC

DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

PROFª: Tayronne

   RESUMO TEXTO: ESTRUTURA DA ESCOLA E DIREÇÃO COLEGIADA

ALUNO:

                                                                        Rafael de Souza Lira

Tauá CE

                                                          2018


Resumo - Estrutura da Escola e Direção Colegiada

A referida pesquisa inicia-se explorando a estrutura da escola atual fazendo uma crítica a hierarquias nelas presentes, nesse momento faz-se o seguinte questionamento, porque a atual formação da escola ainda possui uma hierarquia que não faz jus as práticas democráticas muitas vezes tão enfatizadas nos documentos e discussões nelas presentes. Justa Ezpeleta, autora abordada no texto, enfatiza a necessidade de transformação da escola na busca por uma educação verdadeiramente democrática.

Além da definição acima relatada, Jose Querino Ribeiro relata como a administração escolar, em seus estudos, em muitas vezes se confunde com a administração empresarial. Nesse sentido percebemos que a administração escolar e empresarial se difere em muito, enquanto a empresarial visa o lucro, a educacional visa a emancipação dos sujeitos nela incorporados, diante dessa visão percebemos que a estrutura da administração pode coincidir, porém suas finalidades são opostas. Mesmo assim, nas práticas pedagógicas ainda se desenvolvem noções administrativas, no simples ato de planejar, de executar atividades sejam elas de ensino ou burocráticas.

A seguir são relatadas as funções e papeis de cada integrante que compõe o corpo escolar, desde o diretor, seu processo de escolha, formação, estrutura da escola, conselho e associação de pais e mestres, direção colegiada. No primeiro momento busca-se separar a função do diretor e administrador, descrevendo o papel da direção como uma ação mais complexa e geral, enquanto o administrador poderá exercer funções especificas dentro do contexto escolar. O diretor será aquele professional que terá uma visão completa da instituição e assumirá responsabilidades sobre as efetivações nela ocorridas, vale ressaltar que o diretor não deve ficar preso apenas as partes burocráticas, dando atenção também ao pedagógico. Para a escolha do diretor podem ser utilizadas três modalidades para seleção: nomeação pura pelo poder executivo, concurso público ou eleição pela comunidade escolar. Na escola observada durante a pesquisa vemos diversas críticas as trocas de diretores, afastamentos e remoções que muitas vezes prejudicam um trabalho contínuo e organizado na instituição.

Quanto ao processo de formação do diretor, a pesquisa defende a ideia de que todos os integrantes da escola podem ser candidatos a direção, ou seja, em um processo democrático, aberto e acessível. Porém alguns autores defendem a ideia de que cada integrante da escola, seja ele diretor, coordenador ou professor, necessitam de formações especificas por exercerem atividades especificas, ou seja, a formação de cada individuo deverá complementar e nortear sua prática seja ela literalmente pedagógica ou administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com