TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva na História Desafios e Quebra de Paradigmas

Por:   •  22/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.261 Palavras (18 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 18

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

ALINE APARECIDA BOLANHO PASIN

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTÓRICO, DESAFIOS E QUEBRA DE PARADIGMAS

MOGI DAS CRUZES – SP

2023


GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

ALINE APARECIDA BOLANHO PASIN

   EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTÓRICO, DESAFIOS E QUEBRA DE PARADIGMAS

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Educação Especial Inclusiva.

MOGI DAS CRUZES – SP

2023                                            

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTÓRICO, DESAFIOS E QUEBRA DE PARADIGMAS

Aline Aparecida Bolanho Pasin[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – O artigo em questão pretende por meio de pesquisa bibliográfica, elucidar os desafios e os avanços da educação inclusiva nas escolas. Discorrendo brevemente pelo processo histórico, observamos que as crianças com deficiência não possuíam acesso às escolas regulares e muito menos ao meio social, uma vez que, eram vistas como pessoas incapazes de aprender e de conviver em sociedade. Com o passar dos anos, as instituições de ensino começaram a problematizar esse preconceito, fomentando a inserção dessas pessoas em seus ambientes educativos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), pode-se afirmar que a educação é direito e dever de todo ser humano, abrangendo a todos sem distinção, sendo assim, refletimos sobre as adversidades encontradas e as perspectivas da inclusão social por meio da educação inclusiva, por se tratar de um assunto relevante na atualidade, em que ainda observa-se uma exclusão velada das pessoas com deficiência e ao debater sobre esse tema, pretende-se ampliar as discussões, para que esse grupo, antes excluídos, sejam de fato incorporados na comunidade educativa e social. Na construção dessa pesquisa buscou-se evidenciar as dificuldades enfrentadas por essas pessoas, igualmente destacar o papel do educador na garantia dos saberes, entendendo a educação como direito universal, alcançado no convívio, que se fortalece e se constrói a partir das diferenças humanas. Dado o exposto, entende-se que as contribuições do presente trabalho se fazem relevantes academicamente e trazem uma análise acerca da função da educação inclusiva que é oportunizar e desenvolver competências e habilidades a serem utilizadas no cotidiano das pessoas com necessidades educacionais específicas, exigindo a adequação do currículo, novas metodologias, materiais pedagógicos apropriados e adaptação dos espaços físicos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva. Dificuldades. Inclusão Social.  


  1. INTRODUÇÃO

Progressivamente observamos que a educação no Brasil tem sido alvo de reflexões, com o intuito não só de explicar a função social da escola, mas para que possamos compreender como o acesso democrático a educação ainda constitui um problema maior em nosso país.

Este artigo científico tem como tema norteador a educação inclusiva nas escolas, visando refletir acerca dos desafios e das perspectivas que tal educação enfrenta nos dias atuais, no qual abordaremos a importância da inclusão para os alunos com necessidades específicas e a maneira como essa inclusão tem ocorrido.

O conceito de inclusão é semelhante ao de integração, no que diz respeito ao direito da pessoa com deficiência à igualdade de acesso ao espaço comum da vida em sociedade. A partir do paradigma de inclusão, a pessoa com deficiência passa a ter o direito à convivência não segregada e ao acesso imediato e contínuo aos recursos disponíveis aos demais cidadãos. Assim, os suportes oferecidos podem ser de diferentes tipos (social, econômico, físico, instrumental) e têm como objetivo favorecer a construção do processo de Inclusão Social.

Dessa forma, o presente estudo, poderá trazer uma reflexão aos docentes sobre como tem ocorrido sua prática e se a mesma tem favorecido a inclusão de todos os alunos, haja vista que a educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da aprendizagem. Dessa forma, a educação escolar deve propor metodologias que alcancem os(as) alunos(as) em cada fase, promovendo possibilidades para o seu desenvolvimento num todo.

O referencial teórico sobre o qual nos amparamos se refere ao de certos pensadores da educação inclusiva. Dentre eles, podemos citar Mantoan, Rodrigues, Gadotti, etc. Utilizaremos também, as reflexões e justificativas teóricas das principais Declarações internacionais e das orientações educacionais brasileiras.

Concebemos, pois, que esta pesquisa se faz necessária, por contribuir na construção da identidade docente, especialmente no que se refere aos saberes e fazeres voltados para a diversidade, pois, o contexto atual, exige um pensar e repensar as práticas pedagógicas dos docentes e da escola como um todo, para que, assim, seja oferecido uma educação com ética e justiça. Assim sendo, é preciso compreender, da mesma forma que o mundo evolui e a tecnologia assume uma relevância cada vez maior no processo de aprendizagem, a formação de professores também precisa acompanhar essa evolução. Com base nesse olhar, é pertinente um projeto educacional que compreenda e considere as particularidades de cada criança, bem como o contexto familiar e social, para tanto, o olhar singular a este aluno se faz primordial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com