TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS

Por:   •  10/9/2019  •  Artigo  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 8

REDE FUTURA DE ENSINO

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS

PASSOS – MG

2018

REDE FUTURA DE ENSINO

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS

PASSOS – MG

2018

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS

Autor1,

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daquelas cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- A educação especial inclusiva é um direito de todos, garantido por lei. O processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um grande desafio para os professores, pois compete a eles construírem novas propostas de ensino, facilitando o processo ensino aprendizagem. Esta pesquisa objetivou identificar o papel do professor no processo de educação inclusiva bem como o ensino e as práticas educacionais nas escolas inclusivas e os principais obstáculos e avanços existentes nas práticas de ensino em sala de aula. A educação especial inclusiva é um tema que precisa ser amplamente discutido pois requer mudanças no ensino aprendizagem. O professor deve ser preparado por meio de processo permanente de desenvolvimento profissional, envolvendo formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, com o objetivo de contemplar as necessidades especiais dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva. Inclusão. Educação Especial.

ABSTRACT- Inclusive special education is a right of all, guaranteed by law. The great challenge of students with educational skills is a great challenge for teachers, as they can compete for new teaching days, facilitating the teaching process. This research aimed to identify the role of teachers in the process of inclusive education and in teaching and educational practices in inclusive schools and in the main priorities in classrooms. Inclusive special education is a topic that needs to be discussed and requires changes in teaching. The teacher should be prepared through a permanent study, continuing initial and continuing training based on laws and laws, in order to address the special needs of students

KEYWORDS: Inclusive education. Inclusion. Special education.

1. INTRODUÇÃO

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transformando o espaço escolar em um ambiente para todos favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar, e esse trabalho é uma atividade feita a muitas mãos, envolvendo escola, família e comunidade, sendo relevante considerar a comunidade ao redor da escola e seu contexto social, uma vez que esta se constitui como primeiro ambiente de convivência do indivíduo.

O problema levantado não se refere absolutamente às práticas pedagógicas e que o docente em sala de aula precisa oferecer condições e continuidade. Mas à falta de um profissional qualificado, capacitado, assim como recursos pedagógicos, tecnológicos, equipamentos e estrutura física e ambiental que promovam a inclusão do aluno especial conforme suas necessidades de aprendizagem próprias.

O professor em sala de aula no atendimento à necessidade de todas as crianças muitas vezes precisa prestar atendimento individual ao aluno que apresenta dificuldades na aprendizagem, buscando novos recursos, assim como descobrindo como a criança aprende, no seu tempo. E com relação à criança com necessidades especiais, o professor necessita de mais recursos ainda e muitas vezes tecnológicos para os quais não foi preparado para usar, ficando o aluno com necessidades especiais sem o devido acompanhamento.

Daí a necessidade de um profissional capacitado e com um olhar mais crítico e cuidadoso no acompanhamento desse aluno. “Assegurar que, num contexto de mudança sistemática, os programas de formação do professorado, tanto inicial como contínua, estejam voltados para atender às necessidades educacionais especiais nas escolas...” (BRASIL, 2001).

Na Educação Inclusiva é fundamental que todos os alunos sejam atendidos em suas necessidades específicas, sentir-se bem-vindos e acolhidos no ambiente escolar.

O objetivo da Educação Inclusiva, segundo GIL (2005) “é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade”.

2. METODOLOGIA

A pesquisa bibliográfica foi conduzida em bases de dados de acesso público: LILACS, SciELO, Ministério da Educação e Google Acadêmico.

Primeiramente foi realizada uma busca sobre a educação especial inclusiva, tendo como objetivo identificar as concepções sobre a inclusão suas leis e diretrizes, através da revisão de literatura sobre o tema

Nessa primeira busca foram considerados os títulos e os resumos dos artigos para a seleção de possíveis trabalhos de relevância, usando como palavras chaves os termos educação especial, educação inclusiva.

Foram utilizados como critérios de escolha os textos que abordavam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, textos nacionais e publicações mais recentes. Foram selecionados um total de 20 artigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com