TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Libertadora

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO E AUTONOMIA

Gisele Cordeiro

Josiane da Silva

Lucia Prado

Marianna Costa Martins

A educação é uma das fontes mais importantes no desenvolvimento de um indivíduo, assim a interação professor x aluno torna-se a base das relações humanas, visto que o ato de educar passa a ser um processo de ensino e aprendizagem. O professor educador possui um papel extremamente importante no desenvolvimento interpessoal com seus alunos. Essa importância se vê no momento em que ocorre o diálogo, reflexão, discussão, exposição de ideias e transmissão de informações, que juntos, possibilitarão a aquisição de conhecimento. Um educador interessado e determinado na capacitação, desenvolvimento e formação do aluno crítico, deve dominar a arte de ensino/aprendizagem a tal ponto em que sua práxis pedagógica seja determinante na mediação de um educando humilde, autônomo e disciplinado.

Segundo Paulo Freire, é tarefa do educador dialógico captar as experiências do educando e devolvê-las como um problema, criando possibilidades para que este tenha uma reflexão crítica sobre as relações homem-mundo. Ao invés de ensinar respostas prontas, o educador libertário pensa em desenvolver aulas criativas e dinâmicas, onde a imaginação possa fluir livremente em suas memórias, explorando fantasias, utilizando de brincadeiras que aprimorem a capacidade de aquisição de conhecimentos por parte de seus alunos.

Kant conceitua “esclarecimento” como a busca pelo conhecimento, quando o indivíduo deixa o estado de menoridade e passa a ter a coragem de procurar a liberdade. Dois pontos importantes impedem esta conquista, a preguiça e a covardia. A comodidade nos faz pessoas menos esclarecidas e dependentes intelectualmente, deixando-nos cada vez mais prisioneiros de uma elite dominadora.

O esclarecimento acontece progressivamente, visto que o ser humano está em constante busca do conhecimento. Segundo Kant, os indivíduos não nascem esclarecidos, sendo possível, através da educação, alcançar o conhecimento e tornarem-se pessoas com pensamentos críticos e autônomos. Portanto o papel do professor é de direcionar o educando de acordo com suas vivências.

Quando se fala em uma mudança educacional, deve-se mudar o conceito de escola como um todo, ou seja, metodologias, conteúdos, materiais didáticos, bem como professores e alunos.

É importante o educador estabelecer regras e limites aos educandos, pois assim no futuro eles saberão desenvolver a capacidade de uso da sua liberdade com cidadania, sem deixar de lado o amor pela vocação.

Precisamos de professores que tornem o saber mais prazeroso e que o aluno tenha sede do conhecimento, de abrir caminhos para uma sociedade melhor, com respeito, igualdade de direitos e oportunidades a todos.


REFERÊNCIAS

BRAIT, Lílian Ferreira Rodrigues; MACEDO, Keila Márcia Ferreira de; SILVA, Francis Borges da; SILVA, Márcio Rodrigues; SOUZA, Ana Lúcia Rezende de. (2010) A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Campus Jataí. Itinerarius Reflectiones. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/ rir/article/view/40868/20863>. Acesso em 16 mai. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

KANT, Imamnuel. Resposta à pergunta: Que é esclarecimento? 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com