TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Transformadora

Por:   •  12/10/2018  •  Artigo  •  10.093 Palavras (41 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 41

INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho assim como a escolha do tema se deram a partir do interesse de aprofundar meus conhecimentos sobre a educação cristã e os seus princípios norteadores que agem na transformação e restauração do homem. A opção de desenvolver um estudo sobre esse tema se justifica pelo fato de considerar este um estudo de bastante relevância para o meio cristão.

 Diante disso apresenta-se a relevância desta pesquisa a qual tem por objetivo conhecer e analisar     a importância e os métodos utilizados no ensino aprendizagem da educação cristã bem como a sua eficiência e contribuições para o desenvolvimento do Reino de Deus.

Por meio das colocações aqui apresentadas pelos autores que fundamentam este trabalho, tornou se possível apresentar a relevância deste trabalho bem como a importância de um entendimento mais abrangente sobre esta questão.  Vale ressaltar também que o presente estudo não tem a pretensão de englobar todos os aspectos e dimensões referentes aos desdobramentos do tema em analise.

  •  Método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa

Este trabalho constitui-se em um estudo o qual foi desenvolvido a partir da justificativa e escolha do tema, tendo sua delimitação do problema a partir do desejo de aprofundar meus conhecimentos sobre a educação cristã e os seus princípios norteadores que agem na transformação e restauração do homem.

Utilizamos a pesquisa teórico bibliográfica para desenvolvimento do trabalho por que ela nos possibilita discutir e aprofundar conhecimentos proporcionando um espaço para conhecer e explorar o tema estudado através de informações coletadas por meio de artigos publicados em revistas cientificas, livros e teses na área da Educação Cristã, bem como a seleção de livros, revistas e artigos relacionados com a temática do trabalho.

   A Educação Cristã é a arte de treinamento e desenvolvimento da pessoa e de seus dons naturais à luz da perspectiva cristã da vida, da realidade, do mundo e do homem. Isto é, um currículo educacional onde as disciplinas e atividades vislumbrem explicitamente a mentalidade cristã. Em outras palavras, é ensinar sociologia, ciências, história, comunicação entre outras áreas de conhecimento a partir dos pressupostos cristãos.

   Este modelo de educação visa também ampliar o caráter do ser humano à medida que se propõe a desenvolvê lo de maneira integral, em suas habilidades e caráter, configurando se em um processo distinto daquela educação tradicional, pois a educação cristã é assim adjetivada, em razão de ter seus fundamentos e princípios baseados nos ensinamentos das Escrituras Sagradas.

   O processo de ensino aprendizagem da educação cristã adota teorias e filosofias do desenvolvimento humano e da educação que reflitam o ensino bíblico sobre o homem como imagem de Deus.  Este método de educação e aprendizado é sustentado pelo Espírito Santo e baseado nas Escrituras.

  O objetivo principal da educação cristã é equipar o individuo de conhecimento e entendimento dos propósitos bíblicos, guiar e orientar direcionando os a todos os níveis de crescimento através de métodos do ensino em direção á vivência do plano e propósito divinos mediante Cristo em todos os aspectos da vida. Busca também preparar as pessoas para o ministério efetivo com uma ênfase geral em Cristo como Mestre Educador por excelência e seus mandamentos de fazer e treinar discípulos. 

   O processo da Educação Cristã se dá tanto informalmente como através de eventos previamente planejados, ordenada e continuamente, visando levar o cristão aprendiz a conformar-se à imagem de Cristo, tendo como base a Bíblia Sagrada e sustentada pelo Espírito Santo, tendo em vista a glória de Deus.

Howard Hendricks (1991) destaca que:

Para haver ensino eficiente é necessário que o professor seja uma pessoa transformada. Quanto mais nossa vida for transformada, mais transformações se efetuarão nos outros por nosso intermédio. Se quisermos promover transformação em outros, temos que experimentá la primeiro em nós. (p.20)

   Com base nas considerações do autor, entendemos que a Educação Cristã demanda do educador um esforço divino-humano deliberado, sistemático e contínuo de comunicar ou apropriar-se do conhecimento, bem como valores, atitudes, habilidades, sensibilidades e o comprometimento que constituem ou são consistentes com a fé cristã.

   Este educador deve desenvolver a educação num ambiente distintamente cristão, onde se espera que haja disciplina, eficácia e bom relacionamento entre professores e alunos, promovendo o desenvolvimento do caráter, disciplina, conduta e um relacionamento profundo com Deus.

   Para a eficácia no ensino aprendizagem da Educação Cristã, é necessário que o conteúdo bíblico a ser estudado seja adequado às atuais necessidades, visto que não é suficiente estudar a Bíblia, mas que o conteúdo estudado seja relevante para a vida da igreja. Os objetivos precisam ser claramente fixados dentro de um programa de recrutamento, treinamento e capacitação de líderes e professores, realizados por meio de reuniões periódicas para avaliação dos resultados.

    Em relação aos seminaristas, ou seja, os estudantes, Howard Hendricks (1991, p.24), ressalta que: “Só obterão um pleno desenvolvimento espiritual se o associarem ao crescimento intelectual, físico social e emocional. Se negligenciarmos uma dessas áreas estaremos pondo em risco o desenvolvimento das outras”.  

   Diante disso, compreendemos que uma educação cristã não será adequada se não atentar para o fato que é no desenvolvimento de relacionamentos e num contexto de amor, serviço, paciência, apoio, correção, disciplina, perdão e aceitação que a fé cresce e amadurece.

                                                 

  1. CONCEITUANDO EDUCAÇÃO

   A Educação é o meio pelo qual os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. Educar significa instruir, polir, disciplinar, trazer discernimento. De acordo com o filósofo René Hubert (1957) Educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.7 Kb)   pdf (355.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com