TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação do Campo

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTUDUAL DE ALAGOAS

CAMPUS I - ARAPIRACA

CURSO DE PEDAGOGIA

CICERA FERNANDA DA SILVA SOUZA

EDUCAÇÃO NO CAMPO

ARAPIRACA - AL

2018

CICERA FERNANDA DA SILVA SOUZA

RESUMO

Trabalho solicitado pela Profª Sanadia Gama Santos, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Educação no campo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

ARAPIRACA - AL

2018

Educação no Campo

A população urbana, geralmente não tem o direito de impor suas opiniões, seus objetivos e maneiras de se relacionar com o mundo. Porém essa escola do ou no campo é basicamente uma forma de assegurar o respeito às culturas locais, regionais, ou melhor, trás um espaço de valorização da história e da relevante função social do povo que vive na zona rural. Educação no campo tem como finalidade oferecer uma educação escolar especifica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Essa escola constrói saberes e ressiginifica outros, é planejada, pensada, coordenada e gestada por seus próprios sujeitos, sujeitos esses que pensam, tem cultura, produzem saberes e querem desenvolver-se plenamente dentro do seu espaço.

        No dia 17 de junho foi realizada uma visita no assentamento Carro Queimado, que fica localizado próximo ao Município de Jaramataia e faz parte de um conjunto de mais 10 assentamentos que foram criados e organizados pelo grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Visitamos a Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire, que possui um horário de funcionamento com os três turnos, com os seguintes horários, vespertino em uma turma multisseriada, noturno com o ensino de jovens e adultos. Nesse dia da visita a professora responsável estava ministrando o assunto sobre Ervas Medicinais, e para isso ela levou alguns exemplos para a sala de aula e demonstrou explicando como são cultivados, para que servem e como podem ser utilizados. Além dessas ervas outros alimentos são cultivados no próprio assentamento e também servem para o lanche das crianças.  As crianças têm em média de 5 a 11 anos, e em sua maioria moram no assentamento, as outras moram nos assentamentos vizinhos, e dessa escola foram escolhidas duas crianças que se juntarão para participar de um evento que acontecerá em Brasília e tratará sobre questões que envolvam estas crianças na conscientização sobre o grupo MST, as razões para a existência e a compreensão desses meios, para que elas entendam um pouco mais sobre a militância e a luta que acontece para que exista uma conscientização delas e de outras pessoas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com