TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação do Campo

Por:   •  4/4/2021  •  Ensaio  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO

ATIVIDADE AVALIATIVA

Nome:  Beatriz dos Santos

  1. Com, no mínimo 3 argumentos, justifique a importância da legislação educacional específica de Educação do Campo no Brasil e em Alagoas. Qual sua análise entre o legal (posto na legislação) e o real (realidade encontrada)?

Infelizmente entre as leis e a realidade ainda existe uma lacuna muito grande, muitos direitos ainda estão sendo negados, ou encobertos.

Porém, existem as leis e isso já é muito importante porque podemos cobrar, temos embasamento para correr atrás desses direitos. Pior seria se não tivesse nada regulamentado.

As leis fizeram com que essa educação começasse a ser vista com outros olhos, cada vez mais os números de alunos do campo interessados a estudar vem aumentando, pode não ser um número alarmante, mas já é um passo muito importante.

Com o conhecimento das leis também têm essa procura já de educadores formados em se especializarem, buscarem mais conhecimento sobre esse público do campo, tornando assim essa luta cada vez mais forte e cheia de propósitos.

  1. Conforme Parecer Normativo nº 313/2014–CEE/AL baseado no Decreto nº 7.352/2010, são consideradas populações do campo:

 I. os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural;

II. apenas agricultores e trabalhadores da terra;

III. escola do campo situada em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ou aquela situada em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo;

IV. apenas as definições seguidas pelo IBGE;

V. apenas escolas localizadas no perímetro urbano.

Dos itens acima, verifica-se que

A) apenas o I é verdadeiro.

B) I, II, III, IV e V são verdadeiros.

C) apenas I e III são verdadeiros.

D) apenas o IV é verdadeiro.

E) I, II, III, IV e V são falsos.

Justifique a resposta.

Letra “C” apenas I e III são verdadeiras.

População do campo são todos os sujeitos que vivem em áreas rurais e afastadas da cidade, que produzem seus próprios alimentos, desenvolve seus métodos de trabalho, praticam a agricultura familiar. Buscam meios de vida no local onde residem. Esses moradores de áreas rurais são sujeitos de direito e merecem uma educação de qualidade, educação esse que deve ser ofertada na comunidade onde o sujeito vive, atendendo as especificidades de cada um, apresentando os conteúdos obrigatórios, mas também respeitando as peculiaridades de cada individuo e do ambiente. Se caso esses alunos precisem se deslocar para a área urbana, que seja feito com um meio de transporte de qualidade e com condições satisfatórias tanto para educador quanto para o educando.

3. Considere a seguinte situação:

Um professor ensina numa escola situada na sede de um município de Alagoas. A turma que ele ensina é constituída de 45 alunos. Destes, 25 são transportados de suas comunidades rurais para estudar nessa escola. Todo ano letivo essa realidade se repete, não somente em sua sala de aula, mas na maioria das salas de sua escola. Nos encontros de formação, nos momentos de planejamento didático, nas reuniões com pais/mães e professores(as), esse professor não sente que essa especificidade é levada em conta. Fica sempre incomodado, porque percebe que há questões específicas dessa realidade que sequer são tocadas nesses momentos e, na perspectiva dele, isso acaba prejudicando o desenvolvimento do seu trabalho em sala e se reflete no desempenho dos seus alunos e alunas.

Qual das opções a seguir NÃO representa uma análise correta da situação descrita, se tomamos como referência os princípios defendidos pela Educação do Campo? Justifique.

A) A situação descrita aborda um dos problemas mais sérios da Educação do Campo, qual seja a grande demanda por escolas no próprio campo, realidade que fere um dos direitos da população campesina. Isso determina, entre outras coisas, que esses alunos e alunas transportados corram os riscos de estar nas estradas, em transporte escolar, muitas vezes inadequado.

B) Esse professor tem que trabalhar no sentido de inserir esses alunos e alunas oriundos da zona rural no universo urbano, porque dessa forma os ajudará a construir um futuro melhor na cidade, onde terão mais oportunidades de avançar nos estudos e de trabalhar dignamente.

C) As dificuldades encontradas por este professor não podem ser enfrentadas somente por ele. É necessário pensar soluções mais amplas, no âmbito de políticas públicas efetivas, que definam um projeto de educação a ser assumido pelo município como um todo.

D) Essa escola precisa refletir sobre sua identidade, buscando amparo legal, inclusive no Decreto n.º 7.352/2010 e se reconhecendo como escola rural. Esse reconhecimento é passo fundamental para que os momentos de planejamento, de formação, bem como as reuniões de pais/mães e professores(as) respondam melhor às especificidades sugeridas na situação descrita.

E) A situação descrita ilustra bem o descompasso entre os avanços conquistados legalmente (via LDBEN n.º 9394/96, Diretrizes Operacionais, Diretrizes Complementares, Decreto n.º 7.352/2010, entre outras) e a capacidade de transformação da realidade nos contextos locais dos nossos municípios, secretarias, escolas e salas de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com