TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação especial Gabriel Machado de Moura

Por:   •  6/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        

EDUCAÇÃO ESPECIAL

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

História Licenciatura da Universidade Estácio de Sá. – Brasília, Distrito Federal. 2019

Gabriel Machado de Moura

Mat. 201605069493

Neste relatório as atividades de uma professora atuante na Educação Especial há 10 anos serão analisadas e comparadas com o que realmente deveria estar acontecendo no ambiente da Educação Inclusiva.

INTRODUÇÃO

A inserção do educando na dinâmica da escola inclusiva tem sido um dos maiores desafios pedagógicos modernos. A precariedade física ambiental, falta de material didático e prático, falta de incentivo para formação especializada por parte do Estado e a falta de conscientização em relação a importância do acompanhamento pedagógico para alunos com necessidades educacionais especiais podem ser relacionados aos índices baixos de desenvolvimento para tais alunos que, justamente, pela falta de acompanhamento individual, o que é o ideal para a maioria dos casos, acabam por não fazerem jus ao que está disposto na Constituição Federal em seus artigos 205, 206 e 208, onde se define que a educação deve ser para todos não importa suas especificidades.

Fatores socioeconômicos devem também ser levados em consideração, pois estão diretamente relacionados à acessibilidade ao recurso do atendimento especializado.

Analisando por este ponto de vista, e as condições da instituição observada poderemos determinar, até certo ponto, onde deveremos trabalhar para construir uma educação mais inclusiva e acessível para todos.

OBJETIVOS

O relatório tem o objetivo de, através de minha perspectiva acerca da situação do funcionamento de uma escola inclusiva e das situações descritas por um profissional da área em atuação, deliberar sobre os processos ocorridos no âmbito mencionado.

O método utilizado na confecção deste relatório será a entrevista direta com descrição das atividades em forma textual e análise crítica sobre o que foi abordado na mesma. As conclusões acerca do tema poderão ser construídas durante a leitura do texto, e no final, haverá uma sintetização teórica de tudo que foi abordado.

Relatório direto e descrição das atividades exercidas

A docente entrevistada será a Professora Rogéria que é pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional, atuante na área da educação há 17 anos sendo 10 destes na área de Educação Especial. Além de formação técnica em Deficiências Múltiplas, Transtornos Globais do Conhecimento e conhecimentos básicos de LIBRAS. No momento, Rogéria trabalha com alunos que apresentam autismo moderado no primeiro ano do ensino fundamental dois na Escola Classe 54 de Taguatinga Sul. A instituição tem completa acessibilidade com rampas e corrimões apesar de não receber nenhum aluno cadeirante.

As adaptações do currículo são elaboradas de acordo com as necessidades de cada aluno e de acordo com o seu nível cognitivo e de escolaridade. Sendo estas também feitas através de confecções de cartilhas de comunicação alternativa e visual elaboradas tanto manualmente pela docente quanto no computador através de ferramentas adaptadas.

Através de jogos pedagógicos multidisciplinares com materiais recicláveis são trabalhadas as especificidades das disciplinas básicas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), educação física e motricidade fina, que auxilia na melhora da escrita. Esses jogos são confeccionados com materiais recicláveis não so para incentivar a mentalidade da sustentabilidade, mas também porque os recursos oferecidos pelo Estado são limitados.

Dentre os métodos utilizados estão inclusos o Método TeD — Terapia de troca e desenvolvimento — onde uma relação mais próxima e construída entre docente e educando para trabalhar aspectos emotivos do desenvolvimento do aluno.

Mesmo que tempo de planejamento seja curto, ao mesmo tempo, o período de aulas é bastante proveitoso para os alunos, com troca de experiências, carinho e conhecimento. As aulas são diárias e o dia letivo tem quatro horas e meia.

Cada aluno tem um planejamento de ensino diário e mensal confeccionados através do estudo de caso de cada aluno.

Através da Escala Portage o desenvolvimento linguístico, cognitivo, motor e da sociabilidade da criança é registrado para definir a idade cronológica e pedagógica de cada educando. As avaliações são semestrais, e avaliam o aluno de duas formas, sendo a primeira escrita, sobre os conteúdos passados durante o semestre, e a outra avalia desenvolvimento individual de cada aluno focando no que foi aprendido e no que é necessário melhorar.

São confeccionados também cadernos individuais para cada aluno, diários de classe, agendas individuais personalizadas portfolios de caligrafia e um livro em alto relevo com fitas de velcro, tecido, botões, areia e cola para desenvolvimento sensorial da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (81.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com