TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escolaridade Indígenas

Por:   •  3/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 12

                                                   

     

Pedagogia

Lana Cecilha Alves do Lago

Cultura Afro-Brasileira e Indigna

Influencia no Brasil

Porangatu

2020

Lana Cecilha Alves do Lago

Porangatu

2020

Cultura Afro-Brasileira e Indigna

Influencia no Brasil

Trabalho apresentado à Anhanguera, como requisito parcial à aprovação no primeiro semestre do curso de Pedagogia.


Porangatu

2020

                                      SUMÁRIO

1 Introdução

2 Desenvolvimento

2.1 Cultura Afro-Brasileira e Indígena

2.2 Populações indígena e Afro no Brasil

2.3 Dificuldades encontradas na educação Afro-Brasileira

2.4 Como e tratada a educação indígena no brasil

2.5 Brincadeiras Afro-Brasileira e Indígena

3 Gráficos

3.1 Comunidades Quilombolas

3.2 População negra fora da escola no Brasil

3.3 População Indígena no Brasil

4 Considerações finais

Referencias


INTRODUÇÃO

         O Brasil e um país rico não só em matérias primas mas também culturalmente tendo a união de várias raças, a principal delas sendo hoje tratada como minoria são os indígenas, que vão cada dia mais perdendo seu espaço e lugar de fala, um povo que já estava aqui quando o país foi colonizando pelos Portugueses entre os séculos XVI e XIX, deveria ser valorizado sendo passado por gerações a suas histórias e a importâncias em nossa sociedade. Aos poucos infelizmente vão caindo no   esquecimento como se fosse apenas imagem do nosso folclore nos dias atuais visto pouco até mesmo em livros infantis. Com o assunto e cultura como não fala do povo negro, africanos que com suor e sangue teve uma importante contribuição na construção do nosso país, infelizmente a maioria chegava em navios negreiros que trazia os negos em situação precária sendo que muitos não sobreviviam a viajem, ao chega no Brasil eram vendidos como uma mercadoria para se submeter a trabalho escravo. Quando em 13 de maio de 1888 foi aplicada a lei Áurea, lei que os tiraria da escravidão, mas se viram em uma sociedade onde os negros não eram bem vistos, sem proposta de um trabalho digno, e sem nenhum direito de adquirir um pedaço de terra, muitos voltaram a escravidão vendo esse a sua única opção. São culturas tão bonitas e ricas que e obrigado a ser aplicada no ensino de escolas públicas e privadas, mas em nossa real sociedade muitos jovens se formam no colegial se saber a importância desses povos, mesmo em um país tão diverso em etnias ainda e comum o racismo mesmo sendo 45 negros segundo o IBGE, mesmo assim o povo branco Europeu e mais valorizado. Mesmo com uma lei aprovada tendo obrigatoriedade do ensino da história desses povos, ainda pouco se ver em pratica nas escolas do Brasil. E importante que haja uma fiscalização nas instituições de ensino para se certifica que tal material está sendo entregue para os estudantes. Mas para que isso ocorra também e de grande importância também que além de um material didático de qualidade e professores habito a exercer o ensino que tenha total controle desse assunto.

Cultura Afro-Brasileira e Indígena

             A história brasileira possui grande influência da cultura africana e indígena, os negros escravizados incorporaram elementos da sua cultura à sua nova realidade, completamente diferente do que vivenciava, o que originou uma nova categoria, designada pelos historiadores como cultura afro-brasileira, ao longo dos anos, essa herança histórica foi esquecida e até mesmo negada, no entanto, cada vez mais tem se buscado contar essa parte da história, tão importante para a construção da identidade brasileira. As leis 10.639 e 11.645 instituíram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e da cultura e história indígenas. Com isso, é importante ter profissionais capacitados a atuar com o ensino de história nas diferentes escolas do Brasil, para isso, os licenciados em história podem realizar o curso, Cultura Afro-Brasileira e Indígena e aprofundar os conhecimentos na área que, por falta de tempo, não são devidamente abordados na graduação, pós-graduação especializa os alunos na contribuição histórico-cultural dos povos africanos e indígenas, levando em consideração as diferentes manifestações culturais, como a dança, música, religião e culinária.

Danças: As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes como cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos as mais importantes são a Capoeira, Congada, Maracatu e o Samba de Rod a. Já as danças indígenas possuem objetivos diferentes de outras danças porque são realizadas como rituais representando seus costumes essas são as principais danças indígenas Atiaru, Jacundá, kahê-Tuagê, Toré, Dança da Onça e Kuarup.

Música:  Das canções religiosas tradicional até a música pop moderna é possível encontrar, denunciam de alegrias e tristezas do povo afro-brasileiros, seja no combate ao racismo, seja na vida cotidiana, muitos são os registros da música negra e do povo afrodescendente. No Brasil a uma vasta e diversa história musical, negras e negros de todas as partes se juntaram para fazer músicas, muitas delas a partir das vivências únicas que os afro-brasileiros têm no país. A música indígena brasileira é parte do vasto universo cultural e dos povos indígenas que habitaram e sempre habitam o Brasil, sendo uma das atividades culturais mais importantes na socialização das tribos, a música dos índios brasileiros é uniforme e de grande variedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (281.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com