TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estágio Gestão

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        11

4        PLANO DE AÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15


INTRODUÇÃO

        Este documento é referente ao relatório de Estágio III pertencente ao curso de Pedagogia baseado no modelo Covid-19.

        A escrita deste relatório conta com o auxílio de profissionais já atuantes na área educacional conhecedores da rotina escolar.

        Como base de leitura foi utilizado dois textos apresentando temas voltados ao uso da tecnologia e metodologias adotadas recentemente na nova maneira de se lecionar.

        A partir daí o profissional partiu em busca de conhecimento para se atualizar e se adaptar a esse novo normal. A elaboração deste relatório contou com o compartilhamento de informações com profissionais já atuantes na área educacional e que conhecem a rotina diária escolar trazendo dicas sobre os possíveis ambientes que um pedagogo pode atuar.        

        Através dessa troca de conhecimentos a rotina de uma escola foi apresentada e também sua maneira de lidar com os alunos, professores e responsáveis. O curso de Pedagogia permite trabalhar em diversos locais além de uma sala de aula.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES

O texto apresentado para leitura e discussão traz uma reflexão sobre as atribuições permitidas a um pedagogo dentro de uma organização escolar ou extraescolar. O profissional de pedagogia é um profissional que possui possibilidades em atuar em empresas e hospitais implantando e desenvolvendo projetos educativos, pois este é um profissional preparado para apresentar um trabalho de educação com qualidade diante de todo o conhecimento e formação que recebeu sua graduação.

O estudo parte de uma metodologia com a pesquisa exploratória e análise   bibliográfica, mediante   a   leitura   de   livros, textos   e   artigos   publicados   que   discorrem sobre conhecimentos atribuídos ao   pedagogo.   Sendo assim este pedagogo deve se manter em processo de formação permanente de interlocução do saber e do trabalho de investigação.

O assunto ligado à formação e área de atuação dos pedagogos vem sendo notado nos estudos de pesquisadores e profissionais da educação e, em especial, nos meios de comunicação do país. Há algumas décadas, é crido que depois   de   terminada   a   formação principal, o   profissional da   educação   esteja preparado para atuar pelo restante de sua vida laboral, porém, esta visão atual alterou de forma significativa esse pensamento.

A educação do século XXI tem a necessidade de acompanhar o processo de mudanças que a sociedade   solicita   como   colaboração para   a   formação   de   um   novo   sujeito.   O conhecimento é um diálogo, é uma expressão de liberdade, na medida em que temos consciência de uma leitura crítica da realidade, onde a nossa reflexão deve estar em um constante devir, na perspectiva de indagação e de esquadrinhar com a imaginação, sem acordo com resposta estanques e únicas.

        Assim, a formação dos professores apresenta-se como um desafio que está ligado ao futuro da educação e da própria sociedade brasileira e, perante as mudanças

que acontecem na política de nosso país, mais do que nunca existe a necessidade de criação de um projeto político e educacional totalmente voltado para uma formação que se firme em bases consistentes, teoricamente sólidas e fundadas nos princípios de qualidade e de relevância social. Essa formação, ao ser entendida e trabalhada num pensamento de constante reflexão sobre a natureza do ser professor e os aspectos que envolvem a característica docente, está se concretizando a partir da formação de um professor que atue profissionalmente, de maneira significativa e transformadora.

        O texto lido apresenta a necessidade de aprimorar os conhecimentos abordados na área da educação escolar ou não. É uma tentativa de alimentar a gênese da Pedagogia e seus diversos espaços executados. Afirma-se que a Pedagogia é a área educativa que traz como objetivo ensinar a teoria e a prática, incentivar o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar para a sociedade o saber científico.

        Os diversos campos de atuação do pedagogo passam desde hospitais, a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus entre outros. Nestes ambientes o pedagogo pode atuar além de técnicas escolares aprendidas durante sua graduação. O pedagogo consegue agregar suas   experiências adquiridas à de outros profissionais, podendo assim desempenhar   a   gestão   de   pessoas e coordenação de equipe proporcionando o desenvolvimento e a superação para os envolvidos.

        O atual cenário da educação inicia o século XXI com grandes perspectivas para o profissional que ingressa no mercado de trabalho, diante de várias abrangências, como   vemos em nosso dia a dia,  onde vivemos   um período com discussões acerca da globalização, o neoliberalismo, o terceiro setor, a educação on-line, enfim, uma nova estrutura é vista na sociedade, e essa estrutura faz com que os profissionais tenham a necessidade de estarem cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário de grande competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com