TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etnomatemático e o Multiculturalismo no Ensino da Matemática

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

A etnomotemática e o multiculturalismo no ensino da matemática

Etnomatemática significa  matemática  não acadêmica e não sistematizada, isto é, a matemática oral, informal, espontânea, e, ás vezes oculta ou congelada, produzida e aplicada por grupos culturais específicos(indígenas, favelados, analfabetos, agricultores)isto é, seria uma das tarefas de classificar, ordenar, inferir e modelar.

È a técnica ou arte de conhecer, explicar, entender, lidar e conviver, nos mais variados contextos culturais e sociais. O ponto  de partida do processo de ensinar e aprender seria os problemas que fazem parte da realidade do aluno.

Na vida cotidiana, os alunos utilizam a matemática para comprar, vender, realizar trocas, brincar, enfim, para sobreviver, econômica e socialmente.

È preciso que os professores conheçam os Vários métodos e possibilidades de trabalho em sala de aula, para que  possam reconstruir a sua prática.

Resolução de problemas, história da matemática, modelagem matemática, uso das tecnologias de informação, como a calculadora e softwares educacionais, os jogos e a etnomatemática pode-se percebe que compreender é inventar através da reinvenção. Lembrando Piaget,  preciso curva-se a está necessidade, se pretendemos é formar indivíduos capazes de criar, produzir, descobrir e não apenas repetir.

O desejo de ensinar a língua para todos

Do regionalismo de Jorge Armado á prosa contemporânea da literatura marginal, passando pelo modernismo de Mario de Andrade e Guimararães Rosa reflete sobre variedades populares da língua, típicas da fala, tem sido uma maneira eficaz de levar os alunos a compreender as formas de expressão de diferentes grupos sociais, a diversidades linguísticas de nosso país e a constatação de que a língua é dinâmica e se reinventa dia a dia.

O que se pretende é que a reflexão sobre as relações entre oralidade e escrita leva os estudantes a compreender a linguagem como atividade discursiva. Ou seja, um processo de iteração verbal por meio do qual as pessoas se comunicam.

No caso do livro por uma vida melhor, volume de língua portuguesa destinado ás series finais na educação de jovens e adultos(EJA). Um exceto do capítulo “Escrever é diferente de fala” foi entendido como uma defesa do “falar errado”. Muitas pessoas expressam o temor de que isso representasse uma tentativa de desqualificar o ensino das regras gramaticais e ortográficas que regem a língua portuguesa.

Multiculturalismo em História: Um desafio para o professor de História á frente do seu tempo

À luz de Freire “A importância do alto de ler”, devemos ir além de simples exposição em que tanto o alfabetizador quanto o alfabetizando devem vivenciar á aprendizagem, ao mesmo tempo, tornando-se a mais palpável e ligando essa escola á realidade vivenciada. Neste sentido, todas as disciplinas escolares se beneficiam quando o aluno interpreta bem o que leu, proporcionado, assim, uma possibilidade pontecializada de aprendizado para todos os que se enquadram no processo.

A escola não é transmissora de informaçãoes ela deve assumir a postura de desenvolver a capacidade crítica de seus alunos. Nesta escola, os alunos aprendam a buscar informação nas aulas, no livro didático, na TV,no rádio, no jornal, nos vídeos, no computador. Para isso, cabe promover a formação cultural básica, assentada no desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas.

O valor da aprendizagem escolar está justamente na sua capacidade de introduzir os alunos nos significados da cultura e da ciência por meio de mediações cognitivas e interacionais promovidas pelo professor.

O novo professor precisaria, no mínimo, de adquirir solida cultura geral, capacidade de aprender a aprender, competência para saber agir na sala de aula, habilidades comunicativas, domínio de linguagem informacional e dos meios de informação, habilidades de articular as aulas com as mídias e multimídias.

Pierre Levy, para ele, as três grandes tecnologias inteligentes, vivenciadas pela humanidade, foram: a oralidade, a escrita e a informática, a técnica está diretamente ligada á cultura.

O termo”letramento” para Magda Soares, é definido como o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva as práticas sociais que usam na escrita.

O professor propicia aos alunos a formação de sua identidade, o desenvolvimento de sua capacidade crítica, de sua autoconfiança e de sua criatividade.

Vygosky dizia que o pensamento propriamente dito e gerado pela motivação, isto é, por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoções. E é essa motivação que fora com que os alunos tenham mais curiosidade de aprender.

A inclusão de recursos digitais em sala de aula, quando bem planejada, ajuda a aumentar a comunicação entre alunos e professores e, com isso, qualificar melhor o ensino. Fica visível que não é só a inserção de equipamentos em sala de aula que fora com que são utilizados e explorados em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com