TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evasão Escolar Na Educação De Jovens E Adultos

Por:   •  22/8/2023  •  Artigo  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 8

EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Yasmin Almeida da Silva¹

Ana Paula da Silva²

        

RESUMO

Objetivando discutir e compreender os porquês de tanto abandono da rede escolar na fase adulta pois esse é um desafio significativo que afeta a educação de pessoas que buscam a conclusão dos seus estudos. Procuramos de forma objetiva fazer um levantamento em forma de pesquisa qualitativa por meio de entrevistas questionando os maiores envolvidos nesse assunto. Assim então, foi feito uma abordagem com duas docentes que atuam na sala do EJA (Ensino de jovens e adultos). E foi constatado que existe diversos fatores que contribui para a evasão escolar no EJA incluindo dificuldade financeira, responsabilidades familiares, falta de apoio social, falta de motivação entre outros. Ouvisse também duas educandas que por sua vez falou da sua visão e expos a sua opinião na posição de aluno a respeito dessa sondagem. O tema escolhido trata da evasão escolar do ensino de jovens e adultos e teve a fundamentação teórica espelhada nos pensamentos de grandes autores renomeados da educação como: Paulo Freire (1989), UNESCO,2000 e também a LDB -9394/96. A partir dai desenvolvesse todo o nosso trabalho e pode se dizer que esse tema é de grande relevância social e deve ser considerado cada um dos fatores que influencia a permanência dos estudantes na escola. Pois pensando no apoio adequado é possível aumentar o índice de conclusão dos estudos nessa rede de ensino, buscando melhoria de vida e qualificação profissional e pessoal para uma grande parte da sociedade que infelizmente o analfabetismo ainda é um problema da nossa sociedade, e por fim o EJA tem sido uma luz no fim do túnel, uma perspectiva de vida e futuro para essa parte da população.

Palavras-chave: EDUCAÇÃO, EJA, ENSINO.

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a finalidade de mostrar o resultado da pesquisa feita por meio de entrevistas com professores da modalidade de educação de jovens e adultos que foi feita na cidade de Montadas-PB na data de 20/04/23. E a outra feita na cidade de Cocos/ BA na data de 22/04/2023

Para a elaboração deste paper optamos pela pesquisa bibliográfica, dando ênfase a uma abordagem qualitativa, usando de forma objetiva e direta a ressalta os objetivos chave da pesquisa.

O principal intuito é entender os por quês de tanta evasão escolar nessa etapa, quais as maiores dificuldades que os jovens enfrentam para permanecerem de volta na sala de aula, depois de algum tempo fora da escola. Tudo isso só foi possível analisar perante a troca de diálogo que tivemos através das entrevistas. O quão valiosa foi entender a visão dos professores e com seus testemunhos de vida poder concluir alguns pontos para a elaboração do nosso trabalho.

Pois sabemos que atualmente o mercado de trabalho exige muita, principalmente sobre a escolaridade para que seus profissionais sejam inteiramente qualificados para ocuparem seus devidos cargos. Essas cobranças por pessoas cada vez mais alfabetizadas nos mostra o quão importante é o EJA na vida estudantil de uma pessoa que por diversos empasses e situações da sua vida cotidiana, perderam por assim dizer o prazo para terminar os estudos na idade prevista como corretamente.

Analisar essa situação e procurar propor meios que possam minimizar esse efeito, gerando diminuição desses índices de desistências é de fato um grande desafio a ser alcançado e essa missão muitas das vezes é acolhida pelo próprio professores que se empenham a motivar e incentivar os seus alunos para obterem a persistência nessa caminhada.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O EJA como é mais familiarizado, foi criado com a função de extrema importância tanto no combate à desigualdade social e já foi um marco na história de muitas pessoas, aquela chance que muitos jovens e adultos tanto necessitavam para mudar de vida como explica:

Os objetivos da formação de jovens e adultos não se restringem a compensação da educação básica, eles visam promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, proporcionar condições para que essa população construa sua cidadania e possa ter acesso à qualificação profissional. (UNESCO,2000)

O programa de alfabetização na modalidade de jovens e adulto é um Alfabetizar é propiciar condições aos jovens e adultos para ter acesso ao mundo da escrita tornando-a capazes não só de ler e escrever como de se comunicar na sociedade. Nesse sentido, poder-se-ia embasar em Paulo Freire (1989, p.30) que assim nos fala, em particular sobre a alfabetização de adultos:

Se antes a alfabetização de adultos era tratada e realizada de forma autoritária centrada na compreensão mágica das palavras doadas pelo educador aos analfabetos, se antes os textos geralmente oferecidos como leitura aos alunos escondiam muito mais do que revelavam a realidade, agora pelo contrario, a alfabetização como ato de conhecimento, como ato criador e como ato político (FREIRE,1989, p. 30)

Não tem como falar em Educação de jovens e adultos sem falar de Paulo Freire, seu enriquecimento de conteúdo didático sobre o assunto nos impressiona e disponibiliza de um acervo bem completo. Fazendo assim ponte para cada educador por em prática seu papel político na sociedade.

Segundo a Lei nº 9.394/96 (LDB), Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 37 “a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria”

Assim como os objetivos propostos na LDB articula promover o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida, tratando da questão da inclusão social no Brasil.

Uma outra informação importante é a história da EJA que nos leva a varias reflexões e curiosidades.

Anexo:

[pic 1]

https://journal48.com/educacao-e-familia/analfabetos-sao-realidade-no-pais-eja-e-caminho-para-resolver-problema/

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Figura 01, meramente ilustrativa tirada do Google: Sala do EJA ( Jovens e adultos) FONTE: Disponível em: https://e103.fm/noticia/matriculas-para-eja-comecam-nestasegunda-6-veja-escolas-com-educacao-para-jovens-e-adultos-no-parana acesso: 20/04/2023

[pic 2]

A imagem acima, figura 1, mostra uma sala de aula representando a modalidade de ensino EJA com seus mais diversificados tipos de alunos que compõem esse determinado perfil que é composto por jovens e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (759 Kb)   docx (652.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com