TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Didática

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

EVOLUÇÃO DA DIDÁTICA

TOMAZI, Aline Ribeiro Rocha

ROCHA, Rosely Madalena Ribeiro

  1. INTRODUÇÃO

Didática é uma extensão da ciência pedagógica, sua origem está ligada ao aparecimento do ensino no decorrer da evolução da sociedade e tem por objetivo ensinar métodos e técnicas ao professor que permitam o aprendizado do aluno.

Este artigo busca mostrar quem foram os educadores responsáveis por sistematizar o conjunto de ideias pedagógicas que embasaram os primeiros períodos da Didática no Brasil e compreender o processo de evolução da Didática e sua origem e refletir sobre as questões pedagógicas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com (PANDINI, 2011), A Didática não é associada à palavra educação e sim ao termo ensino, e tem sua origem relacionada ao aparecimento do ensino no decorrer da evolução da sociedade. Mas, ela só veio a ser inaugurada na Grécia Antiga, quando procedimentos educativos já faziam parte da reflexão de filósofos e pensadores.

Segundo (HAYDT, 2006), o educador e filósofo que marcou a inauguração da Didática na Antiguidade Clássica foi Sócrates, que tinha como método a refutação e a maiêutica. Mas o termo “didática” só é efetivado quando o processo de ensino –aprendizagem deixa de ser espontâneo e passa a ser planejado através da intervenção dos adultos na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino .

Durante anos, diversos estudiosos abordaram diferentes teorias sobre o assunto, mas a formação teórica da Didática ocorreu no século XVII com a primeira Obra de  João Amós Comênio (1592-1670), á “Didática Magna”  a seguir vários surgiram vários estudiosos como mostra a tabela a seguir:

Evolução Cronológica da Didática

Data

Estudioso

Ideia

1712-1778

Jean Jacques Rousseau 

Compreende o processo educativo como um procedimento natural, exercido sem pressa e sem livros.

1746-1827

Henrique Pestalozzi 

Aplicou suas ideias de Rousseau através de seu método intuitivo de três passos: a exposição do conhecimento, processo de observação e a fixação do conhecimento

1766-1841

Johann Friedrich Herbart 

Possui grande influencia na didática e na pratica docente. Para ele, o professor deveria influenciar a crianças com ideias corretas a fim de controlar suas decisões.

1790-1866

A. Diesterweg

Seu trabalho era voltado para o desenvolvimento do professor.

1859 - l952

John Dewey 

Defendia a Didática como o ensino laboral e a relação do ensino com a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com