TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAMÍLIA E A ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO

Por:   •  15/1/2019  •  Artigo  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 17

A FAMÍLIA E A ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo aprofundar discussões referentes à importância da integração escola-família no processo pedagógico.  As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a observação direta, nas quais procuraram compreender como que a escola e a família possibilitam a construção de uma educação democrática tendo como promoção a autonomia e a cidadania. Para tanto, faz-se necessário compreender que a colaboração entre os pais e professores é fundamental no acompanhamento conjunto dos progressos que as crianças realizam na construção do conhecimento e de sua identidade e progressiva autonomia pessoal. Constatou-se, no final deste trabalho, que a relação escola e família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave: Família, escola, integração.

Abstract:  This paper aims to deepen discussions regarding the importance of school-family integration in the educational process. The methods used were a literature search and direct observation, in which they sought to understand how schools and families that enable building of a democratic education as having the autonomy and promoting citizenship. Therefore, it is necessary to understand that collaboration between parents and teachers is crucial in the joint monitoring of progress which children in constructing knowledge and identity and progressive personal autonomy. It was found at the end of this work, the relationship between school and family is essential, since the family as the guidance, construction of the identity of an individual has with the school to promote a partnership in order to contribute to the development of the child.

Keywords: Family, school, integration.

1 INTRODUÇÃO

        A integração da família com a escola se configura hoje como uma das mais árduas lutas da sociedade moderna.

Desde a mais tenra idade, a criança se desenvolve plenamente quando estimulada e incentivada, buscando alternativas de ação, pois a conduta familiar e escolar propicia relações sociais e individuais. Dessa forma, ela terá maior oportunidade de assimilar a realidade, seja através da solução de seus próprios conflitos, das compensações de necessidades insatisfeitas ou de novas alternativas de busca.

A família é o principal referencial para a formação da personalidade do indivíduo e é centro da vida social da criança. E educação bem sucedida da criança na família é que vai servir de apoio a sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto.

        No entanto, a estrutura familiar vem sofrendo cada vez mais a interferência e conseqüentes modificações seu padrão tradicional devido ao processo de globalização e capitalismo. É nesse prisma que a integração escola e família se sobressai para o pleno desenvolvimento infantil, sendo uma fascinação envolvente, podendo estar presente em toda e qualquer manifestação cotidiana. Assim sempre que aplicada, torna-se evidente o valor da mesma, tanto no aspecto físico, intelectual, moral, espiritual e social, já que se fundamenta na interferência dos processos vitais e culturais.

Desta forma, considerando a família uma instituição social que se modifica através da história, com variações na sua forma e finalidades numa mesma época e lugar, faz-se necessário que a escola tenha claro quais formatos familiares estão presentes no seu contexto, a fim de ajustar o que se pretende com o que é possível atingir, considerando as reais condições das pessoas envolvidas.

Nesse sentido, segundo Içami Tiba (1996) o ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afeto. E no momento em que a escola e família conseguirem estabelecer uma parceira na maneira de como irão promover a educação de seus educandos/filhos, muitos dos conflitos hoje observados em sala de aula, serão paulatinamente superados.

A escola precisa desenvolver ações para oportunizar contato com a família, passando informações importantes e relevantes sobre seus objetivos, recursos e questões pedagógicas no intuito de envolvê-la e comprometê-la com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho.

Para discorrer sobre a importância da integração da família e escola este artigo inicialmente discorre sobre a relevância do papel da família e dos entraves da ausência da família na escola. Em seguida, aponta o papel da escola e o progresso no desenvolvimento integral da criança quando há uma integração da família à escola. Apresenta, ainda, as metodologias usadas e os resultados obtidos, fazendo por fim, as considerações finais.

2  PAPEL DA FAMÍLIA

        Família é um núcleo de convivência primário unido por laços afetivos e ou sanguíneos.

        A família da forma como é definida atualmente -  pai,mãe,filhos – não foi sempre assim. Foi conseqüências de mudanças na forma de atuação do outras instituições como o Estado e a Igreja, que há cerca de três séculos começaram a valorizar o “sentimento de família”. Isto significa que os laços familiares começaram a ser reconhecidos socialmente e a educação e a criação de crianças nascidas da união de um casal passa a ser, cada vez mais, da responsabilidade da família (Ariès, 1978)

Foi a partir do século XVI que se desenvolveu na Europa, especialmente nas classes mais abastadas o costume de cada família morar na sua casa e ser responsável pela educação de seus filhos.

A família é o primeiro núcleo social que abriga o homem. É ela quem vai dar condições à criança de constituir seus modelos, de aprender a apreender. A família coloca-se como o filtro que capta o colorido social, modificando-o, integrando-o ao próprio espectro, e esse movimento vai contribuindo para a individualização da criança que abriga no seu ventre ( MONTEIRO, 2004, p. 59)  

Os pais desempenham um papel muito importante na educação dos filhos. Essa influência tem início, naturalmente antes do nascimento dos mesmos, em geral continua sendo particularmente importante durante os primeiros anos de vida, quando a criança permanece grande parte do tempo em casa tendo o contato com sua família.

Para Gokhale(1980), a família não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é também o centro da vida social. E educação bem sucedida da criança na família é que vai servir de apoio a sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto. A família tem sido, é e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas. Assim, pode-se dizer que as crianças precisam sentir que fazem parte de uma família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com