TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TEMA DA ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR

Por:   •  6/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ESTACIO DE SÁ

PEDAGOGIA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

TEMA DA ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR

VALDINEA DA SILVA SANTOS

MATRICULA 201907316914

RESENDE, 18 DE OUTUBRO DE 2019

INTRODUÇÃO

Este relatório tem a finalidade de apresentar a a Proposta de Pratica Componente Curricular, realizada na Creche Municipal Augusto Borges Rodrigues, situada na Rua dos Médicos,s/n, bairro de Penedo, município de Itatiaia, Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de outubro de 2019. A creche atende  crianças de 6 meses a 4 anos de idade, em período integral. A professora entrevistada chama-se  Luara Azambuja, possui nível superior completo, na modalidade de pedagogia, é professora concursada há 5 anos, nesta unidade de ensino, as turmas avaliadas são de maternal, com faixa etária de 2 a 4 anos de idade.

OBJETIVOS

Refletir sobre as relações de aprendizado, existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos apreendidos nas aulas.

ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA

Ensinar é uma forma sistemática de transmissão de conhecimento pelas pessoas para instruir seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escola, facilitar ao aluno o acesso ao conhecimento por meio do pensamento critico.

 Os procedimentos de ensino são escolhidos de acordo com a rede, temos planejamento semanal, trabalhamos muito com material didático, leitura, atividades, etc.

Me baseio em alguns teóricos sim, como Jean Piajet, Henri Wallon,  Lev Vygotsky.

Trabalhando a parte afetiva,  motora e cognitiva, colocando a acriança como centro de tudo, ensinando a afetividade que na educação infantil é muito importante.

As relações interpessoais na sala de aula acontecem satisfatoriamente, tanto por parte do professor como do aluno. Em situações conflitantes a professora entra como mediadora, tentando entender o que aconteceu e fazer com que ambos se entendam e se respeitem.

RELATORIO

Com a filosofia conseguimos identificar o motivo pelo qual as coisas mudam, porque não é o suficiente ter um conhecimento técnico e/ou especializado, mas é essencial ter o que chamamos de conhecimento global para que assim possamos compreender melhor o mundo no qual estamos inseridos.

Podemos dizer também que a filosofia é uma espécie de educação que tem ultrapassado as fronteiras cognitivas e todos os outros conhecimentos adquiridos convencionalmente, pois ela nos leva a refletir sobre tudo, a questionar, a debater e até a oferecer soluções.

A filosofia nos faz sair da escuridão do comodismo e ir encontrar a luz da sabedoria das soluções. Ela nos faz entender o que é tido como inútil e perceber com clareza o que é útil. A filosofia serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia, na ciência, nas artes, na religião, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com