TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Por:   •  28/10/2017  •  Artigo  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA 4

2.1 - Concepção crítica e positivista da escola 4

2.2 - A escola como local de acesso à cultura e a formação cidadã e Inclusão ........ 4

2.2.1 - As escolas de nossa localidade ...................................................................... 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 - INTRODUÇÃO

O mundo tem evoluído em diversos aspectos, e torna-se imprescindível que a escola siga essas melhoras, que ela esteja ligada a essas mudanças, falando a mesma língua da sociedade e não apenas a dos alunos, beneficiando o ingresso ao conhecimento que é o tema central a ser abordado neste trabalho.

Pensar a função social da escola implica problematizar a escola que temos na tentativa de construirmos a escola que queremos. Nesse processo, a articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola e a criação de espaços e mecanismos de participação são prerrogativas fundamentais para o exercício do jogo democrático, na construção de um processo de gestão democrática. Como você pode perceber, as discussões feitas no decorrer do texto giraram em torno da administração/gestão escolar. A gestão aqui foi entendida no sentido amplo, não apenas como gestão de processos administrativos, mas como gestão de processos político-pedagógicos, envolvendo os diversos momentos de participação e de estruturação da unidade escolar.

A escola necessita ter claramente definidos seus objetivos, para que possa desempenhar bem o seu papel social, para alcançar o sucesso se faz necessário que se perceba ou e que se tenha lucidez do que se quer conseguir. O alvo deve ser o desenvolvimento intelectual, emocional e espiritual do aluno. Para que esse avanço flua é imprescindível que o canal (escola) não esteja obstruído.

2 – FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

2.1 - CONCEPÇÕES CRÍTICA E POSITIVISTA DA ESCOLA

A concepção crítica busca atribuir às escolas a função de socializar o saber de forma sistematizada e usa os meios pedagógicos didáticos para o auxílio no conhecimento e em sua transmissão, tanto em relação a conteúdos básicos como nos métodos de ensino.

Na concepção positivista a escola tem que procurar meios científicos reais, útil e o mais preciso possível num conhecimento partido em diversos pedaços onde o que importa é o pleno acesso de todos os alunos à escola. A consequência disso é o aumento os turnos e o número de alunos em turmas.

A “Função Social da escola e organização do trabalho pedagógico”, conforme o artigo, o autor se utiliza da concepção positivista citando que “A partir da nova LDB, parece-nos que esse aspecto necessita ser ainda mais estudado, na medida que os processos de progressão continuada por ela determinados com a substituição do ensino seriado por sistema de ciclos, se ,em tese, deve ser apoiado, tem sido colocado em prática sem que ofereça mínimas condições às unidades escolares e aos profissionais que ali atuam para que essa “não-repetência” não continue a reproduzir a formação de “pseudo-escolarizados”, que só têm servido para engrossar as estatísticas oficiais de “ melhoria da qualidade de ensino””.

Na escola de hoje se vale o avançar das séries, ficando para segundo plano a questão da aprendizagem, infelizmente não importa mais se o aluno conseguiu aprender ou não o conteúdo transmitido, segundo o autor “a quantidade de analfabetos funcionais é a comprovação mais evidente desse processo”.

2.2 - A ESCOLA COMO LOCAL DE ACESSO A CULTURA E DE FORMAÇÃO CIDADÃ E INCLUSÃO

Conforme o artigo Função Social da escola e organização do trabalho pedagógico: “À escola foi delegada a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social”.

A educação e cultura é parte integrante uma da outra, visto que ambas encaminham para a socialização e permitem influenciar o modo de pensar e agir de um individuo.

Para o alcance de bons efeitos na atuação da função social, a escola precisa incentivar o gosto pelo conhecer/saber, pela tolerância e proporcionar um ambiente escolar agradável, onde o educando possa se desenvolver como pessoa. Desse modo a cultura estará sempre presente na vida de qualquer pessoa, ela permeia o meio das atividades sociais, e o fundamental é que o próprio ser humano produz e consome cultura, por isso que nossa humanidade é tão plural e a diversificada.

A escola por ser um espaço social a escola é uma instituição social que tem por objetivo: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, através da aprendizagem dos conteúdos que, deve ocorrer de forma planejada e expositiva desenvolvendo nos alunos a capacidade de se tornarem cidadãos ativos na sociedade, e nesse aspecto a cultura fornece ideias para um aprendizado mais eficaz.

A escola, mesmo no ensino regular, precisa ser acolhedora e permitir a integração e inclusão de todos, sem exceção, se adequando a estes indivíduos, capacitando seu corpo docente e proporcionando um ambiente capaz de desenvolver, nos alunos, suas melhores potencialidades. Apenas dessa forma a educação se tornará democrática e cidadã.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases promulgada no ano de 1996, é fundamental que a escola trabalhe a diversidade cultural nas disciplinas no sentido de valorizá-las. Através de debates de temas variados a cerca da cultura e suas nuances o ensino poderá sofrer impactos positivos e duradouros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com