TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

  Centro Universitário Faculdade dos Guararapes

Disciplina: O Pedagogo e a função social da escola

Docente: Idélia Manassés

Discente: Andriely Soares e Giuliana

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

        A escola, o lugar instituído pela sociedade para difundir o conhecimento foi baseada no sistema de ensino grego e até hoje quase nada foi modificado. As classes dominantes estabelecem um tipo de educação que objetiva atender suas necessidades, a fim de reforçar seu poder usam a escola como meio de efetivação para transmissão de suas ideias visando a perpetuação das condições sociais existentes. Dentro desse formato, observamos o sistema educacional brasileiro que se difere entre teoria e prática não oferecendo a todos os mesmos direitos e se configura ainda em um sistema elitista.

        

Só existem três maneiras de metamorfosear uma sociedade: guerra, revolução e educação. Sendo a última efetivada a longo prazo. Portanto, a desconstrução desse sistema é possível se usarmos a educação como mecanismo de libertação, onde o indivíduo deixa de ser manipulado e pode influenciar seu próprio estilo de vida e do país.

Existe uma tendência em considerar conhecimento tudo aquilo que é transmitido apenas dentro da escola, entretanto não existe exclusivamente uma única forma de conhecimento. A educação se dá através de todo processo que tem por objetivo interferir na conduta humana. Infelizmente tanto pela falta de tempo dos pais quanto pela transferência de responsabilidade, muitos colocam para a escola o papel detentor da educação dos alunos. Mas a escola jamais conseguirá suprir a família, pois o papel dos pais na educação é de suma importância para moldar e construir o caráter dos educandos.

A educação não pode se conter em um papel reflexivo sobre passado e presente nem tampouco ser um mero meio de influência, o verdadeiro papel da educação deve ser o de constituir cidadãos críticos e pensantes, um ser ativo e atuante e não apenas um ser absorto, desenvolver no aluno sua própria capacidade e habilidades suscitando uma educação de dentro para fora, gerando um educando independente, livre e consciente.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com