TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL NA ESCOLA

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



  1. – INTRODUÇÃO

Neste trabalho descreveremos a função social na escola além do papel de transmissão de conhecimento sistematizado tem o papel de forma cidadãos consciente, críticos, reflexivos e autônomos, preparados para participar da vida social, politica aptos a participar de uma sociedade mais justa.

Precisamos preparar os nossos alunos para o convívio social e uma aprendizagem permanente para que isso ocorra é necessário que façamos o alunato pensar agir, refletir, argumentar, pensar, refletir, sistematizar, criticar, criar, avaliar e justificar e etc.. Sendo trabalhadas metodologias desafiadoras e criativas, problematizando o conteúdo os fazendo pensar e defendendo suas ideias.

Neste pressuposto a formação do cidadão é de extrema importância para formar cidadãos que dizem respeito a determinados valores indispensáveis na vivência em uma sociedade democrática, tais como solidariedade, cooperação, responsabilidade, respeito às diferenças culturais, étnicas e de sexo, repúdio a qualquer forma de discriminação e preconceito. É função social de a escola propiciar a formação destes valores.

A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.

Eis o grande desafio da escola, fazer do ambiente escolar um meio que favoreça o aprendizado, onde a escola deixe de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, além disso, encontro com o saber com descobertas de forma prazerosa e funcional, conforme Libâneo (2005, p.117):

   Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todo o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.

2 - DESENVOLVIMENTO

A sociedade tem avançado em vários aspectos e mais do que nunca é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, visto que atualmente com a real situação de nosso Brasil vemos alguns resultados alcançados dos deveres do nosso alunado, as reivindicações recentes mostram que a cada dia que passa forma-se cidadãos que questionam reivindicam seus direitos, atualmente a uma grande debate sobre a real situação que a escola está hoje, não podemos negar as conquistas como também o que ainda tem a melhorar, a escola não forma somente o educando para a sua vida acadêmica, mas cidadãos que tem que lidar em todos os âmbitos sociais, políticos e econômicos.

A educação do Brasil tem que avançar, nossas escolas públicas atualmente estão em péssimas condições estruturais e como de incentivadora a seus professores, os salários baixos perfazem professores sem estímulos para se aprimorar e melhor educar, na real situação vemos o caos que a escola atualmente se encontra, partindo daí um grave problema sempre visto é a relação entre professores e alunos em sala de aula que acaba dificuldade um resultado satisfatório, sem contar nos alunos das series iniciais que devido as mudanças as diretrizes com a obrigatoriedade de estudar e do educando de ter resultados satisfatório tem provocado uma lacuna entre os objetivos de ótima qualidade de ensino, visto que as crianças permanecem na escola obtém se registro passam de series porém não aprendem e progride, vivemos em uma era da decoreba onde se não há o incentivo a verdadeira aprendizagem e sim obter resultados fatídicos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6ºano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever.

São muitos problemas enfrentados nas escolas públicas e privadas de nosso país, diversos fatores contribuem para um processo negativo, esse fato do baixo salário pago aos professores resultando em profissionais frustrados que não exerce com profissionalismo ou por varias vezes se deparam com as dificuldades diárias da realidade escolar.

Visto que dentre os debates deve buscar atualizar-se junto às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. Ainda que limitada ao ler, escrever, contar continua reproduzindo um projeto vigente. Ao longo da história educacional brasileira, esteve a serviço de diferentes projetos, na Colônia, foi religiosa, no Império foi elitista e na República esteve atrelada ao projeto de industrialização. Atualmente tem sido colocado em discussão seu sentido de instituição pública e estatal. Discutir a crise da escola pública atual é discutir a crise da sociedade capitalista, isto é, a escola de um local do “ócio”, vem se transformando nos últimos anos em um “grande negócio” em favor de projetos populistas e de manutenção e reprodução da sociedade da mercadoria e da banalização da ordem social.

Segundo CÂNDIDO (1966), que cada escola é uma instituição impar, única, com características próprias, resultados de sua história e das relações sociais ali estabelecidas. Aos enfrentamentos sofridos na escola sobre o risco de vivermos uma utopia e esquecermo-nos da realidade que possamos quebrar processos de seletividade e de exclusão escolar organizando-se para eliminar as ingerências externas que estão em desacordo com a proposta, visto que a escola tem autonomia dentro de seus limites nos processos de seletividade e exclusão oriundos das políticas educacionais que vivem utopicamente esquecendo a qualidade de ensino a todos.

A cultura na escola e de suma importância no processo de ensino aprendizagem, alguns educadores e movimentos sociais, lutam para que suas culturas sejam legitimadas como essências e co-participante no processo de ensino. Com relação à temática BOURDIEU afirma que "a cultura é o conteúdo substancial da educação, sua fonte e sua justificação última [...] uma não pode ser pensada sem a outra", embasados na ideia de que a cultura é um elemento que nutre todo o processo educacional e que tem um papel importante na formação de um individuo critico e socializado esses movimento reivindicam a inclusão da cultura no currículo escolar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com