TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficha de Anamnese Neuropsicopedagógica

Por:   •  22/1/2024  •  Relatório de pesquisa  •  4.655 Palavras (19 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO: PEDAGOGIA

LAIZ LANGONI DO CARMO HERINGER

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOB UM OLHAR TEÓRICO/PRÁTICO

Volta Redonda – RJ 2021

[pic 3]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO: PEDAGOGIA

LAIZ LANGONI DO CARMO HERINGER

IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOB UM OLHAR TEÓRICO/PRÁTICO

Trabalho apresentado no curso de Pedagogia EAD da Universidade Estácio de Sá de Volta Redonda, como requisito para aprovação na disciplina Pesquisa e Prática Em Educação – Projeto.

Volta Redonda – RJ 2021

[pic 4]

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOB UM OLHAR TEÓRICO/PRÁTICO

Autora: Laiz Langoni do Carmo Heringer¹ Orientador: Dilson Palha Taveira²

Resumo: Este artigo através desta pesquisa visa analisar as práticas de ensino na Educação Infantil, norteando estas práticas às questões teóricas, ressaltando assim, a necessidade de se trabalhar a leitura como elemento de suma importância nesta modalidade de ensino. Observando o contexto histórico, a importância da leitura, o papel do processo/mediador, como incentivador no processo de ensino e aprendizagem e a vivência da leitura. De como exercer de maneira contemplativa a função da escola, através da prática didático-pedagógica em momentos em sala de aula, mediante aos planejamentos e objetivos coesos e coerentes, para se obter resultados positivos e eficazes. Na escola, espaço da educação formal, que tem a competência de promover o aluno (a) na Educação Infantil, para os ensinos posteriores com habilidades para uma boa interpretação, compreensão e aderência ao mundo da leitura. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar a importância da leitura em suas várias nuances. Mostra-se de forma breve como a leitura pode influenciar a vida da criança, historicamente falando, e como o professor é peça fundamental para o processo da inserção do aluno (a) a este mundo contagiante das informações, o qual a leitura nos proporciona. Dessa forma, utilizou-se do método dedutivo, como mecanismo para armazenar e refletir sobre as questões que foram levantadas através de leituras bibliográficas e pesquisas de artigos científicos da internet.

Palavras chaves: Leitura. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas. Incentivo à Leitura.

[pic 5]

¹ Autora, Acadêmica do 7º Período no Curso de Pedagogia, pelo Centro de Educação a Distância – Universidade Estácio de Sá, Volta Redonda-RJ, 2021.

² Orientador, Pedagogo e professor no Curso de Pedagogia na Instituição de Ensino Superior, Volta Redonda-RJ, 2021

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa visa enfatizar a importância da leitura na Educação Infantil, mesmo que seja em perspectiva inicial. Sabe-se que nesta modalidade de ensino, se busca a princípio a inserção do educando a socialização, a interação e a vivência na educação formal, ambiente escolar. Inserindo-o assim, aos poucos no mundo contagiante da leitura e suas inúmeras possibilidades significativas (Compreensão/Interpretação Textual). Dessa forma, numa visão pedagógica entende-se que a leitura contribui para que o aluno (a) possa desenvolver suas habilidades cognitivas. Mas, o que seria ler, na Educação Infantil? Em meio a tantos desafios busca-se exercer a árdua tarefa de estimular o gosto pela leitura.

Constatam-se as necessidades de superar a dificuldade de se manter um olhar crítico e produzir uma análise consistente no que diz respeito à importância da leitura. Neste sentido, torna-se visível que a leitura enquanto prática nos apresenta vários critérios a serem seguidos tais como: planejamentos, estratégias, recursos adequados à realidade dos alunos (as) e um plano de ação contínuo. Principalmente, nesta modalidade de ensino “a Educação Infantil”, na qual se faz necessário, utilizar-se do lúdico para se alcançar o objetivo esperado na busca de envolver o aluno (a), no mundo do conhecimento através da leitura.

O objetivo deste estudo é evidenciar a importância da leitura, com ênfase na Educação Infantil, faixa etária que proporciona aos alunos o acesso aos diversos tipos de diálogos (Gêneros Textuais) entre teoria e a prática.

Acredita-se que a leitura pode contribuir e muito, para tornar o sujeito emancipado, um cidadão mais consciente, assim como ter uma amplitude mais apurada em relação aos acontecimentos em sua volta e ajudando-o em sua participação desta coletividade social e o transformando em ser crítico de fato. No entanto, não se pode simplesmente direcionar os alunos às inúmeras formas de leituras, e sim, devemos adentrar com ele, para ambos, tanto o professor como o aluno possam construir juntos este conhecimento/saber dia a dia, por meio deste mecanismo ensino/aprendizagem. Trabalhar e pensar a “leitura na Educação Infantil” nos convida, primeiramente, a buscar no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), norteadores que priorize nossos objetivos de ensino.

A análise das informações contida neste artigo dar-se-á através da bibliografia, vivência e experiências em campo, documentários, livros, revistas e artigos de sites científicos. Em todas as informações que foram levantadas com o propósito de coletar e armazenar dados, serão utilizadas em nossa análise teórica e concluída com o nosso conhecimento adquirido, com intuito de chamar atenção, principalmente dos professores da Educação Infantil, os quais têm a missão árdua de encaminharem estes alunos às series posteriores, pré-preparados para darem sequência a sua vida escolar.

CONTEXTO HISTÓRICO DA LEITURA

A leitura permeia desde primórdios da civilização, sua prática é essencial ao processo do desenvolvimento humano. E é partir deste momento histórico que o mesmo inicia uma busca por compressões dos sinais e anotações, deixados por seus antepassados. Busca essa, que tem como intuito de decifrar os mesmos, com cunho interpretativo- compreensivo. O aprimorar deu-se com o surgimento da escrita formal, surge à necessidade de a sociedade normatizar as informações a serem disseminadas. E este novo cenário inseriu na sociedade uma sensação de distanciamento no decorrer do tempo, produzindo assim, uma necessidade de se comunicarem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com