TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação A E Profissionalização Docente

Por:   •  10/4/2024  •  Projeto de pesquisa  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

 A FORMAÇÃO A E PROFISSIONALIZAÇAO DOCENTE

Tema: Formação continuada de professores.

  1. JUSTIFICATIVA  

O artigo tem como objetivo geral identificar, as características da formação e da profissionalização docente no contexto atual.

Caracterizar a relação existente entre a formação e a profissionalização docente

 Identificar as características da formação docente por meio da legislação e teóricos;

. Identificar os aspectos relativos à profissionalização docente;

 O método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa em campo desenvolvida por meio do levantamento, da seleção e da análise do material publicado a respeito do tema. Profissionalização docente

 O ser professor, no contexto atual, exige certa ousadia aliada a diferentes saberes. Na era do conhecimento e numa época de mudanças, a questão da formação de professores vem assumindo posição de urgência (PERRENOUD, 2001) nos espaços escolares. Por que a formação continuada dos professores é necessária?

Formação relaciona-se também à ideia de aprendizagem constante no sentido de provocar inovação na construção de novos conhecimentos que darão suporte teórico ao trabalho docente.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

No dia dezoito de setembro de dois mil e vinte três, iniciou-se o estagio de gestão em pedagogia com duração de 39 horas, sendo 24 horas de observação e 15 de regência, no colégio Pedro Kilkerry que foi inaugurado no dia 29/05/2022 em Santo Antônio de Jesus, na rua Manoel Claro sem número Cajueiro representada pala Secretaria de Educação (SME), bairro Cajueiro. O evento contou com a presença do prefeito, Genival Deolino, atual gestor e fundador do vice-prefeito, Careca, diretora Maria Bonfim, a vice diretora Valdirene Souza e a coordenadora Rosana.

A parte estrutural da creche escola conta com: 12 salas, 3.400m² de construção, área verde, 2 refeitórios, parquinho, quadra, biblioteca, sala multimídia, laboratório de ciências, sala do grêmio, vestiários, módulo administrativo e mobiliário escolar de primeira qualidade, tudo isso para atender cerca de 500 crianças do ensino infantil e fundamental. , As salas de aula possuem quadros, A conservação em geral é boa, a escola é relativamente bem equipada para as atividades educacionais, a escola  é adaptada para portadores de necessidades especiais.

2.3Caracterização da equipe pedagógica

A equipe gestora é composta por quatro professores graduados em pedagogia com especialização   educacional, residem na cidade, carga horaria de quatros horas semanais. A gestão escolar é uma área que envolve os mais diversos públicos. Como: alunos, professores, pais ou responsáveis, e os diversos funcionários que formam o quadro de profissionais necessários para o funcionamento da escola. Todos estes exercem um papel de igual importância dentro das decisões e planejamentos na gestão.

  O papel do diretor é coordenar e orientar todos os esforços no sentido de que a escola, como um todo, produza os melhores resultados possíveis de atendimento às necessidades dos educandos, promovendo seu desenvolvimento. Sendo assim, a equipe tem como função principal a gestão da escola. (OLIVEIRA, LIMA E CARVALHO, 2020 p.125)

 Já o papel do pedagogo, Libâneo (2004 p.221) afirma que é, planejar, coordenar, gerir, acompanhar e avaliar as atividades pedagógicas didáticas e curriculares da escola e da sala de aula, visando atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. Dentre as atividades do pedagogo, a elaboração do projeto político pedagógico é uma das mais importantes.

.

  1. OBJETIVOS;

 Esses objetivos estão relacionados às três dimensões da formação continuada definidas pela Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada): conhecimento, prática e atitude.

A formação continuada também é uma forma de valorização do profissional e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Plano Nacional de Educação (PNE) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Desenvolver novas competências;

Aperfeiçoar habilidades pedagógicas;

Aprimorar processos de avaliação de aprendizagem;

Acompanhar políticas públicas educacionais.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

A formação de professores é um tema importante porque os professores são responsáveis por moldar a próxima geração de líderes, pensadores e inovadores. A qualidade da educação que os alunos recebem depende em grande parte da qualidade dos professores que os ensinam. Além disso, a formação de professores é um processo contínuo que deve ser atualizado regularmente para garantir que os professores estejam equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios em constante mudança do mundo da educação.

 A formação continuada de professores para o Banco Mundial baseia-se na formação por competências, um viés comportamental que compreende o treino, a prescrição, a aplicação e as técnicas de ensino e aprendizagem. Por meio do treinamento, os professores, aperfeiçoados tecnicamente para a gestão da sala de aula, instrumentalizariam os estudantes, pelas habilidades e competências necessárias para a inserção no mercado de trabalho, a serem trabalhadores flexíveis, e estes se adaptariam às necessidades do mercado. Com o domínio das habilidades, técnicas e competências, produziriam mais e melhor em qualquer situação. Professores motivados e com habilidades: a lógica do banco. As habilidades fazem parte do módulo vivenciada competição da inserção no sistema de mercado, da nova razão do mundo, a qual se normativa pelo jeito como se vive.

“ O próprio indivíduo acaba por se comportar como se fosse uma empresa, uma empresa de si próprio (Cury, 2017, p. 20-21)

 A produção intelectual do banco enfatiza esse jeito de viver as relações no mundo do trabalho, professores são considerados um insumo educacional como tantos outros. Em outro documento, sob a chancela do Banco Mundial, aquele produzido por Popova, Evans e Arancibia (2016, p. 2), os autores afirmam” que os professores Revista Brasileira de Educação v. 25 e250047 2020 Formação continuada de professores — professores excelentes “têm sido considerados os mais importantes determinantes da aprendizagem dos estudantes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com