TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Social da Escola

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Como o autor justifica a função social da escola?

Em sua obra Democracia e Educação, Jonh Dewey evidencia três características que definem a função social da escola, a primeira é que a escola deve oferecer um ambiente simplificado, para que a criança venha, através dos aspectos mais fundamentais, a compreender o que há de complexo no mundo. A segunda aponta que é tarefa da instituição escolar organizar um meio purificado, eliminando o que não há de interesse em ser transmitido a diante na sociedade. Em um meio progressivo a escola não vê relevância em propagar os defeitos do passado, sendo ela então o principal órgão mediador dos fatos para as gerações posteriores. Na terceira e última característica o autor afirma que é dever da escola oferecer aos alunos possibilidades para fugir das limitações de seus grupos sociais, dessa forma terão a oportunidade de se inserir em um ambiente mais amplo e complexo. Dewey deixa bem claro a diversidade de meios sociais existentes e como estes afetam a formação do indivíduo participante deles, sendo que encontrarão na escola um local de confraternização e harmonização.

  1. Explique o trecho destacado abaixo, no contexto do texto A criança e o programa escolar.

“Do lado da criança basta ver que sua experiência já contém elementos- fatos e conhecimentos - exatamente da mesma natureza daqueles que compõem a matéria de estudo; (...) Da parte dos estudos, basta que o interpretemos como o desenvolvimento amadurecido das mesmas forças que operam na vida da criança, e que descubramos as fases que devem mediar entre a presente experiência infantil e seu enriquecimento progressivo" (DEWEY, 1959, p.58).

Dewey deixa explícito em seu estudo A criança e o programa escolar que as instituições de ensino deveriam ensinar os saberes incomuns, ligados a ciência, por relações do dia a dia do aluno, que inevitavelmente afastaria a separação entre esses conhecimentos e assim possibilitaria a percepção desses saberes como dois polos de um mesmo processo. Em suma, a escola deve assumir a função de integrar e fortalecer as tendências tanto associativas quanto cooperativas da vida estudantil, complementando os conhecimentos já adquiridos em sua vida prática, permitindo assim experiências mais democráticas, como o pensamento e a ação. O autor menciona a importância de manter o equilíbrio entre esses dos polos do mesmo processo: a experiência da criança e experiência do adulto evidente no programa escolar. Contudo em seu ambiente escolar proposto, não é relevante para a educação formal passar qualquer experiência, mas sim aquelas que possuem alguma contribuição para a permanência da sociedade. Dessa forma a educação deve filtrar das gerações passadas o que há de melhor, ao mesmo tempo que descarta os modos ultrapassados, ocorrendo através desse trabalho constante uma renovação dos conhecimentos e hábitos sociais.

  1. Para Dewey (1979, p.93), "uma democracia é mais do que uma forma de governo; é, principalmente, uma forma de vida associada, de experiência conjunta e mutuamente comunicada". Explique este conceito de acordo com as elaborações do autor.

Nesta parte do texto o autor expõe sua perspectiva ao não enxergar o simples fato de escolher um governador através de um processo de eleição, como o suficiente para denominar um sistema sendo democrático. Ao dizer vida associada e comunicada, conduz a que os indivíduos sejam motivados a variar suas ações, obtenham uma variedade maior de estímulos e possuam a capacidade de ampliar seu campo de interesse, passando a adequar e orientar suas próprias ações de acordo com as dos outros. Se iguala a extinção das barreiras raciais, de classe e território nacional que não permitem o homem compreender toda a importância de sua atividade. Dewey afirma que para que a democracia se mantenha é necessário um esforço constante de todos os indivíduos, questão, na qual a educação torna-se indispensável. Sua ideia de que a aprendizagem só ocorre quando a criança partilha suas experiências, coloca em vista que isso só poderia acontecer em um ambiente democrático, onde não haja barreiras para o intercâmbio de pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com