TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Social na Escola

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

SHEILA DA SILVA BARROS LIMA

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

SÃO PAULO

2021

Função Social da Escola

O ambiente escolar é rico em diversidade. Nesse espaço, é fundamental ensinar a importância do respeito e a tolerância à diversidade. Disserte sobre as possibilidades que o(a) pedagogo(a) tem de trabalhar a diversidade no espaço escolar.

Os debates sobre a diversidade estão surgindo cada vez mais em nossa sociedade. Questões importantes que antes eram frequentemente esquecidas ou consideradas tabus agora estão sendo discutidas publicamente, afetando mudanças políticas, culturais e sociais.

Portanto, a comunidade escolar ainda busca a melhor forma de falar sobre machismo, homofobia e racismo, o que acaba se tornando um desafio para muitos professores em seu dia a dia. Afinal, como podemos mostrar às crianças a melhor maneira de lidar com os preconceitos existentes e como ajudar os alunos a aprenderem a ter empatia e a cultivar o respeito pelos outros, independentemente da cor da pele, sexo e orientação sexual?

Uma das primeiras atitudes do(a) pedagogo(a) é deixar claro que diversidade não é sinônimo de desigualdade, e uma das melhores maneiras de ensinar isso para as crianças é integrar dinâmicas permitindo que convivam com as diferenças a partir da mediação do professor. Assim, valores como o respeito e a empatia podem ser desenvolvidos com mais facilidade, já que elas estão trocando experiências com seus colegas.

Um ótimo exemplo para ilustrar, seria em sala de aula o professor usar o painel de diversidade, onde recomenda a personalização de bonecos de papelão ou qualquer outro material. Portanto, cada aluno deve realizar sua criação, levando em consideração suas características ou desejos pessoais.

Ao final da atividade, todos vão ter um boneco único. Em seguida, o educador cola os bonecos de mãos dadas no painel da diversidade para simbolizar a amizade e o respeito, e conversa com a turma para esclarecer dúvidas sobre o tema.

Outro método bastante eficiente é o uso da literatura infantil. As crianças se identificam facilmente com os personagens de seus livros e, por isso, fica muito mais fácil atrair a sua atenção.

O ideal é fugir dos livros politicamente corretos e com raciocínios prontos, dando preferência para as histórias que permitem que os alunos façam uma reflexão.

O professor pode contar a clássica história do Patinho Feio e depois pedir para que os alunos desenhem o seu próprio patinho, passando a ideia de que não existe um desenho mais correto do que o outro, de que todos nós temos características únicas e que devem ser respeitadas, porém vale lembrar que é sempre interessante apresentar novos títulos de acordo com a faixa etária da turma.

Outro fator bem importante que deve ser trabalhado com os alunos é a valorização da diversidade, que é uma das premissas básicas do ensino integrativo.

Educar os alunos em relação à aceitação e valorização das semelhanças entre as pessoas, bem como das características — físicas ou emocionais — que tornam cada sujeito único, faz com que a função social do respeito apareça. É durante a educação infantil que construímos a maior parte dos valores que carregamos por toda a vida. O exemplo, as situações e o convívio fornecem aprendizagens importantes para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com