TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função da Leitura

Por:   •  20/10/2018  •  Exam  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

  1. Qual seria a verdadeira função da leitura? Quais aspectos esta função formaria na criança como leitora?
  • Quando pensamos em leitura, logo nos vem a mente algo tedioso, onde nos exigirá muito tempo e muita atenção, quando, na verdade, a verdadeira função da leitura deveria ser justamente o entretenimento, despertando o prazer e o divertimento. Essa função despertará na criança a imaginação, as emoções e sentimentos de maneira significativa e prazerosa.

UNIDADE 3

ESCRITA E SUAS PRÁTICAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A teoria estudada estabelece duas fases para o processo da escrita: a escrita com preparação prévia e a reescritura. Explique, com suas palavras, cada uma delas.
  • A escrita com preparação prévia baseia-se em um talento, que se resulta da inspiração do momento espontaneamente. Já a com preparação prévia, são registros e avaliações de experiências vivenciadas, ou então um processo de trabalho reescrito.

  1. Estabeleça a distinção entre texto e redação, conforme teoria estudada no módulo.
  • Quando estudamos a redação, consideram-se apenas os aspectos gramaticais, as aulas baseiam-se em técnicas de redação, não há trabalho de reescrita dos textos, o destinatário é sempre o professor, pois ele irá corrigi-lo corretamente, o aluno apenas cumprirá instruções, o objetivo é alcançar a nota máxima, onde certamente o aluno terá aprendido a fazer redação. Já na produção de texto, estuda-se a forma e o conteúdo do texto, levando em consideração o desenvolvimento do aluno em estabelecer uma comunicação. As aulas são baseadas em livros de teorias textuais, antes da produção do texto, pode haver debates e discussões sobre o tema escolhido, a reescrita é fundamental no processo de auto avaliação do texto, os textos podem ser expostos para um público maior, o aluno assume um compromisso com oque escreve, o objetivo não é apenas a nota máxima, mas também é um exercício de cidadania do aluno, O aluno aprende a produzir textos para interpretar melhor os discursos com os quais tem contato em seu dia a dia, aprimorar seu olhar crítico e saber como interagir no mundo por meio de sua palavra.
  1. Defina redação e texto, destacando, no mínimo, 5 características entre os dois.
  • A produção de texto é o ato de expor, por meio de palavras, as ideias, os pensamentos. Pessoas que conseguem escrever um bom texto, conseguem se expressar melhor, enquanto lemos e escrevemos, estamos aprimorando nosso vocabulário e, consequentemente, nosso poder de interpretação, sendo assim, teremos a capacidade de entender tudo oque acontece ao nosso redor no dia a dia. Já a redação é o processo de redigir o texto, no sentido correto gramatical. A pessoa que consegue fazer uma boa redação saberá descrever, de forma coerente o seu texto.
  1. A produção de texto bem-sucedida dependerá do foco da concepção que o professor adotar. Explique, com suas palavras, as três concepções aqui estudadas.
  • Foco no autor: Refere-se apenas ao pensamento do autor, entendida como captação das ideias do autor, sem levar em consideração as experiências do leitor.
  • Foco no texto: Exige do leitor o foco no texto, se sujeitando ao que está descrito, uma vez que oque é dito, não se discute.
  • Foco na interação autor-texto-leitor: Nessa concepção, os sujeitos são vistos como sujeitos ativos que se constroem nos textos.
  1. De acordo com o que você estudou nesse módulo, qual o objetivo de o aluno reescrever o próprio texto?
  • Sabe-se que o produto final é o resultado de muitas revisões. O objetivo é fazer com que o aluno tenha uma visão crítica em relação a sua própria produção.
  1. Quais procedimentos podemos treinar com os alunos para que eles possam se organizar no momento de revisar o próprio texto para, em seguida, reescrevê-lo?
  • Podem ser treinadas com os alunos algumas operações básicas de revisões, como o corte de trechos e palavras excessivas, substituição de expressões sem sentidos, acrescentar elementos para tornar o texto mais claro e objetivo, atentar para as acentuações, etc.

UNIDADE 4

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Neste módulo, estudamos a diferenciação entre alfabetização e letramento. Relacione o conteúdo de cada opção ao código correspondente em duas colunas.

Alfabetização

Letramento

  • Refere-se ao processo de aprendizagem onde se desenvolve habilidades de ler e a escrever.
  • As transformações sociais, políticas, históricas e até mesmo culturais, provocaram o surgimento desse novo conceito. Recentemente, a sociedade brasileira passou a preocupar-se com o desenvolvimento de habilidades para utilizar a escrita e a leitura não somente com o saber ler e escrever mecanicamente, mas também nas práticas sociais. Portanto, pode-se definir letramento como um conjunto de práticas sociais onde se usa a escrita, sendo construído pelas experiências do dia-a-dia em um processo contínuo no qual o sujeito se habitua a interpretar situações diversas e compreender os seus significados. É pautado nas competências e habilidades para lidar com situações diversas de uso da língua.

  1. Estabeleça, com no mínimo cinco aspectos, a diferença entre alfabetização e letramento.
  • Alfabetização: Processo que consiste na aprendizagem do alfabeto e de sua utilização; habilita o sujeito a desenvolver diferentes métodos de aprendizagem de sua língua; uso individual da leitura e da escrita; decodificação de códigos;
  • Letramento: Além de ler e escrever consiste nas habilidades de interpretar e compreender; acontece muito antes do processo funcional da escrita e da leitura, interação do indivíduo na sociedade, desenvolvendo a capacidade de leitura de mundo ao seu redor; uso social da leitura.

  1. Tecer um comentário sobre a infância, tendo como base a teoria estudada sobre dois períodos históricos, a saber: antes da sociedade industrial e a partir dos séculos XVI e XVII.
  • Antes dos séculos XVI e XVII, não havia preocupação com a criança, sendo que a família não tinha função afetiva, sua preocupação maior era a conservação dos bens. Em relação a criança, preocupava-se apenas com os cuidados físicos para garantir a sobrevivencia das mesmas. Só a partir da sociedade industrial que se notou que a criança necessitava de cuidados que iam muito além dos aspectos físicos, sendo responsabilidade da familia, e não mais da sociedade como um todo, diferenciando as crianças dos adultos.
  1. Em nossos dias, quais são as influências provocadas pela mídia sobre a infância.
  • Nos dias atuais, as crianças estão sendo afastadas do verdadeiro significado de infância. A mídia tras para a nossa sociedade conteúdos carregados de violências, sexualidade, consumisto, instigando as nossas criaças a prazeres que se diferem as de uma infância “saudável”.
  1. Há autores que, ao tratar da temática da alfabetização da criança, estabelecem duas vertentes (dois pontos de vista adotados) deste processo em nosso sistema educacional. Tecer um comentário, com suas palavras e com base na teoria estudada, sobre  as mesmas.
  • Na primeira vertente, refere-se a aqueles que são contra alfabetização ja na educação infantil, enfatizando-se que, nessa época, deve-se priorizar a socialização, o lúdico nas aulas, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. As pessoas que defendem esse ponto de vista, acreditam que essa vertente recai na alfabetização tradicional, onde as ações são de memorização e cópias, sendo um ponto negativo para o desenvolvimento da criança. Ja na segunda vertente, é defendida a alfabetização na pequena infância, uma vez que as crianças estão em contatos diarimente com a escrita, seja em rótulos, propagandas, etc. A interação dessa ação pedagógica, possibilita a familiarização da criança com o mundo dos textos, preparando-as para o desenvolvimento da alfabetização.
  1. De acordo com os apontamentos estudados, há uma idade mínima para se alfabetizar a criança? Justifique sua resposta, com base nas informações vistas no decorrer da unidade do módulo.
  • De acordo com oque foi estudado no fasículo, a idade mínima par alfabetização da criança, é de seis anos. Tendo em vista que a mesma tem o direito de brincar e estimular a imaginação, desenvolvendo-se psicologicamente e socialmente.
  1. Qual o papel do professor e como ele deve se posicionar frente às questões que envolvem letramento, alfabetização e a criança? Cite pelo menos duas ações dentre as estudadas.
  • Investigar as práticas sociais do dia a dia do aluno, adequando-as aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula;
  • Respeitar, acima de tudo, os conhecimentos que a criança ja possui;
  • Incentivar o aluno a praticar socialmente a leitura e a escrita, de forma criativa e autonoma.

UNIDADE 5

TEXTOS E TEXTURAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Identifique a função de cada balão a seguir nas HQs:

[pic 2][pic 3][pic 4]

  1. Pratique o uso dos balões e sua imaginação nas tirinhas a seguir:

[pic 5]

  1. Assista novamente ao vídeo: Como fazer história em quadrinhos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc. Faça uma história em quadrinho e a anexe a esta questão.
  1. Escolha uma fábula de sua preferência. Transcreva-a para esta questão e identifique no próprio textos quais são os elementos caracterizadores da fábula.
  1. Elaborar uma fábula de sua autoria, observando os elementos caracterizadores de uma fábula, em seguida, ilustrar a fábula. Use sua criatividade!
  1. Defina parlenda, destacando a importância deste gênero no trabalho com crianças do E. Fundamental I.
  1. Sempre é necessário planejamento para que as atividades desenvolvidas nas oficinas não sejam vistas pelos alunos como passatempo. Quais foram os princípios norteadores estudados neste sentido?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (365.1 Kb)   docx (439.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com