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A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  115 Visualizações

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FACULDADES INTREGRADAS NORTE DO PARANA – UNOPAR

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

JOSILAINE CRISTINA MIGUEL

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MARINGÁ

2022

FACULDADES INTREGRADAS NORTE DO PARANA – UNOPAR

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a obtenção de media semestral nas disciplinas do 3° semestre.

Professores: História da educação

Mari Clair moro nascimento

Organização do trabalho pedagógico na educação

Tatiane Mota jardim

Linguagem e Oralidade

Dayse de Souza Lourenço Simões

Sociologia na educação

Maria Elisa Correia Pacheco

Ludicidade e educação

Vilze vidotte costa

Campos de experiências e práticas educativa

Patricia Aparecida mendes

MARINGÁ

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................ 4

DESENVOLVIMENTO

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO................................................ 4

GAMES NA SALA DE AULA E A BNCC....................................6

PLANO DE AULA......................................................................... 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................... 7

REFERÊNCIAS.............................................................................8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de gamificação como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento integral do aluno.

Atualmente existe grandes investimentos na área de informática na educação, procurando encontrar tecnologias que possam ser aplicadas para auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem. A educação é uma área que necessita de novas estratégias para atrair os alunos, mas os mesmos se mostram desinteressados pelos métodos passivos de ensino e aprendizagem utilizados na Maioria das escolas (Fardo, 2013).

A gamificação pode ser resumida como o uso de elementos de jogos em contextos não relacionados com jogos (Deterding et al., 2011).

Entretanto, para que a gamificação traga um objetivo esperado, é

necessário acolher o conteúdo a ser aprendido, as características dos estudantes e as tarefas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

A partir desse trabalho sobre a utilização dos jogos na educação,

encontramos algumas contribuições dos jogos para o desenvolvimento infantil (aspectos cognitivos, afetivo, físico-motor e moral).Estes estudos deram oportunidade que se fizesse um pareio entre as expertises das neurociências com as da gamificação, demonstrando que ainda não existem ambientes gamificados na escola, uma vez que o simples uso do jogo não significa “gamificar”.

Neste trabalho abordarei sobre os games, jogos digitais, que são uma forma de entretenimento bastante popular entre públicos de todas as idades. Dentro desse assunto vemos surgir um novo elemento, chamado de gamificação, que consiste na utilização de informações dos games fora do contexto dos games com a finalidade de motivar os indivíduos à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagens.

DESENVOLVIMENTO

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

A gamificação, que consiste na utilização de elementos dos games – tais como estratégias, pensamentos e problematizações – fora do contexto d e games, com o Intuito de promover a aprendizagem, motivando os indivíduos a alguma ação e auxiliando na solução de problemas e interação com outros indivíduos (Kapp,2012).

Gamificação tornou-se uma das apostas da educação no século XXI. O termo

complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas

para atingir um objetivo.

A gamificação é baseada na utilização de elementos de jogos digitais

(avatares, desafios, rankings, prêmios etc.) em contextos diferentes da sua proposta

original.

Gamificação tornou-se investimento da educação no século XXI. O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo. A gamificação é baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios,

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