TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ALCILENE ALVES DOS REIS DALFIOR

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR:

 “A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL’’

IBIRITE

 2022

ALCILENE ALVES DOS REIS DALFIOR

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR:

 “A GAMIFICAÇÂO EM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL’’

Trabalho apresentado à Universidade UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de • História da Educação •Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil• Linguagem e Oralidade • Sociologia da Educação • Ludicidade e Educação •Campos de experiência •Ed-construindo uma carreira de sucesso-Licenciatura.

Tutor (a): Claudia Macharete Bezerra.

IBIRITE

 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ……………………………………………………………4
  2. DESENVOLVIMENTO……………………………………………………5
  1. O QUE È GAMIFICAÇÃO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL……………………………………….…….  5
  1. GAMIFICAÇÃO E BNCC NA. EDUCAÇÃO INFANTIL……………….7
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS ………………………………………………10
  3. REFERÊNCIAS……………………………………………………………..11

  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho apresento sobre o tema: A gamificação, e qual sua importância para a educação e para a educação infantil.

A gamificação é um novo jeito de se ensinar, saindo da forma tradicional de ensino para uma forma mais divertida de se aprender, abrindo novas estratégias para um novo desenvolvimento de aprendizagem, onde temos a oportunidade de ultilizar a tecnologia, jogos e outras brincadeiras para o ambiente de sala de aula, com o objetivo de utilizar novas ferramentas de ensino é despertar um interesse maior dos alunos, onde os alunos se sentirão fazendo parte das aulas e não apenas um expectador, prendendo a atenção dos alunos e facilitando a sua aprendizagem.

Os alunos sentem-se atraídos por jogos e é uma oportunidade para os professors usarem os jogos também para a educação. A gamificação estar relacionada ao uso de mecânicas, dinâmicas e jogos para engajar os alunos, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamento em ambientes fora do context teórico.

Ultilizando os jogos podendo trabalhar a partir de dinâmicas desafios funcionando missões como combustível para a aprendizagem, dessa forma todo o desenvolvimento serve a um propósito que envolve o estudante no processo de aprendizagem, podemos ultilizar pontos, destintivos ou prêmios como incentivo.

Na educação infantil é onde os alunos tem um primeiro contato com a educação por isso é de extrema Importância que eles tenham um engajamento pelos estudos, que as aulas sejam prazerosas, quanto maior for o incentivo nessa fase maior será o interesse dos alunos pelos estudos, é onde eles aprenderam a se relacionar e viver em sociedade, desenvolver habilidades que será fundamental para toda a sua trajetória, por isso a gamificação é uma importante ferramenta principalmente nessa faixa etária.

2.1 O que é gamificaçÃo e qual a sua importâncIa para a EducaçÃo infantil?

A gamificação faz parte das metodologias ativa, metodologia ativa da aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem. As metodologias ativas é uma excelente ferramenta para facilitar o aprendizado.

A gamificação é a utilização de jogos em diversos contextos diferentes da forma original, podendo ser jogos digitais ou também jogos de tabuleiros, entre outros.

Devemos trazer os jogos para dentro da realidade das pessoas, a gamificação traz vantagens também para a educação, tornando uma realidade mais produtiva trazendo as atividades teóricas de ensino para um forma mais prazeirosa de se aprender.

A gamificação é um recurso que aplica as mecânicas dos jogos a diversas  áreas como negócios, vida pessoal e educação. No começo , a gamificação era usado por programas de marketing para aumentar o interesse dos consumidores e convencer a realizar a  comprar. Com os bons resultados , foram levados para outras áreas, como a educação entre muitas outras áreas.

A inserção da gamificação na educação é tornar o aprendizado mais dinâmico, rápido e fácil para o aluno. Isso porque as aulas  teóricas não prendem  sua atenção e, muitas vezes, o efeito  desse material é baixa pois os alunos tem uma dificuldade maior de memorizar os conteúdos, com os jogos na educação, a ideia é não só despertar maior engajamento, mas também melhorar a qualidade do ensino para os alunos.

Atualmente os jogos não são mais vistos como uma  distração. Eles já são encarados como meios  que estimulam os contatos visual e intelectual com diferentes assuntos como aqueles estudados em matemática, português, história, física e outros e colaboram com o processo de aprendizagem.

A utilização da gamificação na educação oferece muitas vantagens no processo de ensino principalmente pelo fato dos alunos sentir se mais engajados pelos estudos tendo um interesse maior de se aprender em sala de aula, na educação infantil não é diferentes, as aulas devem ser prazeirosas, os jogos e brincadeiras auxiliam muito no desenvolvimento, aprendizagem e alfabetização dos alunos.

Durante a educação infantil as crianças tem o primeiro contato com a escola, com a educação, por isso é muito importante desenvolvermo-nos atividades que os alunos sintam-se engajados pelo estudo, afinal quanto maior for o incentivo nessa faixa etária maior será o interesse das crianças pelos estudos.

Por isso os professores precisam buscar atividades que despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares, nesse sentido a utilização dos jogos e brincadeiras é um recurso bastante eficaz contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com