TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2       GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        4

3        DESENVOLVIMENTOS DAS ATIVIDADES        5

4        RESULTADO DAS TECNICAS MANUAIS        7

5        PLANO DE AULA        9

6     CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

7     REFERENCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo dessa pesquisa foi investigar a gamificação como uma ferramenta pedagógica para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento do educando com a proposta das competências com a Base Comum Curricular (BNCC).

A gamificação permite que o aprendizado seja prazeroso, envolvente e divertido.

Com base nos meus estudos, pude avaliar que algumas escolas públicas não tem recursos para introduzir jogos digitais, considerando essas avaliações esse trabalho vai considerar jogos que podem ser utilizados em sala de aula com jogos tradicionais.

Pude avaliar que podemos desenvolver jogos mesmo que não exigem o uso de tecnologias de alto custo, sendo capaz de unir na mesma atividade de forma simples o lúdico;

Considerando que é dever do professor conhecer o mundo dos jogos, somente após compreende-lo será possível elaborar estratégias em sala de aula.

A partir da pesquisa sobre a utilização dos jogos na educação serão apresentadas algumas contribuições para o desenvolvimento infantil de acordo com a Base Comum Curricular (BNCC), aspectos cognitivos, efetivos, físico motor.

Traz exemplos reais da utilização de elementos de jogos no âmbito escolar e a melhora no desempenho obtida através da aplicação.

Para atingir o objetivo geral, foram desenvolvidos objetivos específicos para a presente pesquisa, os quais são:

  1. Conceituar o que de fato significa gamificação, apresentando um histórico sobre a mesma e seus elementos.
  2. Apontar situações em que pode ser aplicada, citando exemplos de jogos manuais.
  3.  Expor técnicas de gamificação que são usadas para aplicação na educação infantil, com materiais de baixo custo.

As atividades foram selecionadas para haver um equilíbrio entre os 5 campos de experiencias de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Escuta, fala, pensamento e imaginação eu, o outro e o nós corpo, gesto e movimentos espaços, tempos, quantidades, relações e transformações traços, sons, cores e formas.

Que o resultado desse trabalho aumenta a construção do conhecimento, desenvolvem o interesse a concentração e principalmente a motivação.

Palavra chave: Gamificação,educando, jogos manuais,educação infantil.

  1.  Gamificação na educaçao infantil

A gamificação é uma metodologia que aplica a mecânica de jogos a área dos negócios, vida pessoal e educação.

No início o programa era usado por programas de marketing para estimular os consumidores as compras, com o resultado de sucesso foram levados para outras áreas como a educação.

A gamificação na educação é tornar o aprendizado mais dinâmico, e mais fácil para o aluno.

Hoje os jogos não são mais vistos como mera distração eles são encarados como canais que estimulam contato visual e intelectual e facilitam o processo de aprendizagem.

O uso da gamificação na educação ajuda a estimular a diversas habilidades no estudante. Elas são essenciais para que eles tenham um melhor aproveitamento do ensino e aprendizado com melhor qualidade.

O ambiente lúdico dos jogos contribui para um ensino mais prazeroso, com essa maior participação faz com que os professores transmitam o conteúdo com mais qualidade. Dessa forma o estudante adquire o conhecimento de maneira mais eficaz, como os jogos mostram como é preciso para passar de fase, o professor e o aluno podem corrigir a forma de estudar o que reflete no atingimento de objetivos de forma mais rápida tornando o conteúdo mais eficiente.

Assim é que funciona a gamificação, não é construir um jogo ou adaptar uma tarefa em um formato de jogo e sim utilizar os elementos do jogo para inseri-los na tarefa proposta.

Ou seja, não é transformar a tarefa em jogo e sim transformar o jogo em tarefa, promovendo o engajamento docente através da motivação pessoal e do envolvimento emocional para que possam atingir os objetivos das atividades propostas.

Dessa forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível com a gamificação desenvolver jogos interdisciplinares, oralidade, leitura, conhecimentos linguísticos.

Com a metodologia correta podemos atender os critérios da BNCC e garantir a aderência a prática em sala de aula.

  1. DESENVOLvendo as ATIVIDADES

               Nas competências gerais, a BNCC estabelece que ao longo de toda educação básica o aluno deve aprender:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva “.

Vamos considerar jogos simples em sala de aula, onde veremos que aprender brincando permite que a criança descubra simultaneamente conceitos diádicos, culturais e intelectuais.

  • Jogos de tabuleiro
  • Jogos de cartas
  • Contação de História
  • Jogo da memoria
  • Quebra-cabeça
  • Teatro de fantoche
  • Competição de dança
  • Gincana de perguntas e respostas

Leitura de histórias – Escolha um livro fornecido pela escola, leia para o aluno como se tivesse contanto uma história depois estimule o aluno a fazer um desenho do livro, que demostre a parte que ele mais gostou.

Fazendo personagens- Montar um teatro, podem ser aproveitadas datas comemorativas como Dia do meio ambiente, combate contra o racismo, podem se caracterizar e montar um texto, você pode ir tirando as dúvidas e dando sugestões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (253.8 Kb)   docx (515.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com