TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  1.372 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA – 3 ° SEMESTRE

 A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

VALPARAISO – GO

2020

        

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota de Atividades Interdisciplinares -

Produção Textual Interdisciplinar Individual – PTI.

Tutor (a) à Distância: Ila Figueira

VALPARAÍSO – GO

2020

SUMÁRIO

  1. Introdução-----------------------------------------Pág. 4
  2. Desenvolvimento---------------------------Págs. 5 a 9
  3. Conclusão----------------------------------Págs. 9 e 10
  4. Referências Bibliográficas--------------------Pág. 11
  5. Plano de Aula----------------------------Págs. 12 e 13

Introdução

A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na década de 1980 tinha como ressalva ser uma educação anterior ao Ensino Fundamental, com advento da Constituição de 1988, a educação infantil de 0 a 6 anos passou a ser responsabilidade do Estado. Contudo só a partir de a promulgação da Lei de Diretrizes Básicas - LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a integrar a Educação Básica, tendo a mesma importância que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, foi que as crianças de 6 anos de idade passaram  a freqüentar o  Ensino Fundamental,  e as de 0 a 5 anos a Educação Infantil .  Porém, com a Emenda Constitucional nº 59/2009, passou a ser obrigatório o acesso a educação de 4 ao 17 anos de idade, decisão essa incluída na LDB em 2013.

A Educação Infantil é o primeiro contato da criança com a Educação Básica, é o início e o fundamento do processo educacional.  A entrada da criança na creche ou na pré-escola, quase sempre é o primeiro contato dela com o mundo externo, é o inicio da socialização estruturada, assim sendo, nós enquanto docentes iremos iniciar a construção do conhecimento delas fora do ambiente familiar, faremos uma ponte entre a vivência familiar e a nova realidade dessa criança ao convívio social, trabalhando com as culturas plurais, dialogando com a riqueza/diversidade cultural das famílias e da comunidade. Nessa labuta, podemos utilizar a metodologia das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil DCNEI, em que define a criança como sujeito histórico e de direito e acordo com seu Artigo 9º, e os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Básica são guiadas pelas interações e as brincadeiras, em que as crianças construíram o conhecimento por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos.

Enquanto docentes da Educação Infantil podemos e incentivar o brincar dos alunos, e trabalhar isso de diversas formas. Entre tantas metodologias disponíveis para mediar esse aprendizado e desenvolvimento, temos hoje a ludicidade e contribuição da gamificação, sendo essa uma boa técnica de aprendizagem e desenvolvimento dessa criança. Nesse sentido, não só os games, mas a gamificação na educação se torna uma grande aposta do século XXI e uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Mas como será que funciona a gamificação na educação?

Desenvolvimento

Na direção de se potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família são essenciais, é necessário conhecer e trabalhar com as culturas plurais, trabalhando com a diversidade cultural das famílias e da comunidade. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27, em seu Artigo 4º, definem a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2009). Ainda de acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

Das interações e a brincadeira entre as crianças e os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções. Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas e asseguradas pela BNCC, são seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil:

• Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

• Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

• Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (194.6 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com