TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

4º PERÍODO DE PEDAGOGIA

Eliene da Silva Mendonça

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

Governador Valadares - MG

2020

Eliene da Silva Mendonça

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de pedagogia individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral para as disciplinas de:

Aprendizagem da Matemática.

Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Corpo e Movimento.

Educação de Jovens e Adultos.

Ludicidade e Educação.

Letramento e Alfabetização.

Ed. Cultura Brasileira.

Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil.

Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil.

Atividades Interdisciplinares.

Tutor a Distância: Lilian Sayuri Yasuda Silva

Governador Valadares - MG

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4.        REFERÊNCIAS        10

5.        PLANO DE AULA        11

  1. INTRODUÇÃO

Nesta produção textual vamos nos aprofundar nos diversos benefícios que a gamificação na educação trazem para o processo educativo. São muitos esses benefícios, mas vamos destacar alguns de maior importância como: interatividade, inovação no processo pedagógico, habilidades e competências, benefícios cognitivos, etc. A  tecnologia  se tornou uma linguagem extremamente familiar para essa nova geração de alunos, portanto, utilizá-la a favor da educação é fundamental. Nesse sentido, a gamificação surge com o intuito de utilizar os jogos no contexto escolar para despertar o interesse, desenvolver a criatividade e aumentar a participação em sala de aula.

A gamificação utiliza a mesma mecânica e estética dos games, porém para alcançar metas e objetivos reais, diferente de apenas jogar, que tem como objetivo só a vitória.  O uso de games ou de atividades gamificadas, favorece o engajamento dos alunos em atividades escolares. Com isso, o sistema de ensino passa a ser aquele em que o aluno é um agente ativo no processo de aprendizagem, enquanto o professor é o facilitador, o mediador. A ideia é trazer características inerentes ao jogo, como a competição, a evolução, a superação e a recompensa (premiação) para as atividades educativas, dentro ou fora da sala de aula.

Uma instituição de Educação Infantil deve proporcionar ambientes de experiências únicas, espaços que modificam, libertam e acolhem as crianças para que possam criar e recriar sua maneira de agir, se expressar e interagir. Nesse contexto de construção de conhecimentos, as tecnologias podem ser aplicadas de forma integrada, podendo contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Os jogos podem possibilitar aprendizagens diversas tornando o aprendizado mais prazeroso facilitando a construção do conhecimento. Diante disso sugere-se a inserção de jogos educativos, tornando-os aliados no desenvolvimento do processo educativo.

  1. DESENVOLVIMENTO

Um assunto muito comentado no meio educacional nos últimos anos é a gamificação, pois consiste em utilizar elementos de jogos digitais (como avatares, desafios, rankings, prêmios e outros, em contextos que diferem da sua proposta original como na educação. A gamificação é um processo que garante certas técnicas que implementam dinâmicas de jogo em diversas atividades, a fim de realçar a interatividade, a fluidez, o engajamento e, principalmente, a motivação.  

Apontada pelos profissionais da educação sua principal vantagem é o aumento no interesse, na atenção e no engajamento dos alunos com o conteúdo e as práticas propostas. Essa prática conta ainda com a presença constante de características inerentes ao jogo como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e a recompensa (premiação).

Um ponto que se deve ficar atento é a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, porque como aponta a BNCC é preciso dar continuidade no percurso educativo e equilíbrio entre as mudanças introduzidas, sempre obtendo nos processos de aprendizagem das crianças interação e continuidade. Respeitando as diferentes relações com os conhecimentos de cada etapa.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Infantil, estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC).

Entretanto, a BNCC é um material de consulta que corresponde aproximadamente a evolução da criança. Mas não pode ser considerado como único e universal, pois cada criança possui seu ritmo. Sendo assim, o professor deve utilizá-lo somente como ferramenta de auxílio na produção de planos de aula para o ensino.

No processo de ensino-aprendizagem a utilização da gamificação oferece vários benefícios e vantagens para a educação, principalmente na superação do desinteresse dos alunos em sala de aula. Também é uma estratégia de estreitar a relação entre família e escola, uma vez que, aproxima os pais da realidade escolar de seu filho. Podemos observar alguns principais benefícios nesse sentido, como a maior participação dos alunos e interação social; melhora no desempenho e resultados; mais dinâmicas nas aulas; o aprendizado de forma mais lúdica; alunos mais motivados e curiosos; desenvolvimento de competências socioemocionais, da autonomia, criatividade e colaboração; estímulo na solução de problemas e mais diálogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com