TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 6

PEDAGOGIA

KAROLINE RABELO RODRIGUES

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Governador Valadares

2022

KAROLINE RABELO RODRIGUES

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho apresentado ao Pitágoras requisito parcial à aprovação no 3° semestre do curso de Pedagogia, para a obtenção de média semestral para as disciplinas: Historia da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Linguagem e Oralidade, Sociologia da Educação, Ludicidade e Educação, Campos de Experiências e Prática Educativa.

Tutor à Distância: Claudia Macharete Bezerra

Governador Valadares

2022

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4        REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho possui o objetivo de apresentar a produção textual interdisciplinar individual do terceiro semestre do curso de pedagogia da instituição Pitágoras, que tem como temática A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Ao decorrer do desenvolvimento serão mostradas soluções para a situação geradora de aprendizagem proposta.

O Trabalho Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Pedagogia do 3° período da Instituição PITAGORAS, é direcionado aos conteúdos estudados ao longo das disciplinas cursadas no semestre, sendo elas, Historia da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Linguagem e Oralidade, Sociologia da Educação, Ludicidade e Educação, Campos de Experiências e Prática Educativa.

  1. DESENVOLVIMENTO

Ao longo da história da humanidade, o homem sempre foi fascinado por jogos. Além da ludicidade, eles são responsáveis ​​por promover o conhecimento do novo, a arte de lidar com desafios e, sobretudo, uma interação entre as pessoas. Não é surpresa para todos que eles estão sendo cada vez mais usados ​​na educação como ferramenta de apoio ao ensino.

A palavra Gamificação (do inglês Gamification) é um neologismo derivado da palavra game, que em português é jogo.

A gamificação na educação é um exemplo de estratégia que está rendendo resultados positivos ao combinar a lógica dos jogos com elementos de aprendizagem. Tudo isso aumenta a absorção de conteúdo, aumenta o engajamento e torna os processos educacionais mais acessíveis aos nativos digitais.

É natural que os humanos esqueçam o que aprenderam; como resultado, é fundamental manter contato regular com o que foi aprendido. Uma das melhores formas é através da gamificação, que não torna o conteúdo chato, agradável ou desmotivador. Ao contrário, uma pessoa que entra em contato com esse tipo de recurso desconhece que, nos bastidores, está aprendendo ou reforçando uma habilidade.

Há um enorme benefício em usar a gamificação na educação para reter a atenção e o interesse dos alunos. Principalmente com a geração atual, que consome muita informação e o faz em ritmo acelerado devido à grande quantidade de informação disponível na internet (Era do Acesso e do Excesso). Em um videogame, por exemplo, você inicia uma nova fase e tenta completar o objetivo final. Como resultado, se você falhar, você pode começar de novo e tentar quantas vezes forem necessárias até descobrir em que fase você está. Como resultado, a cada nova tentativa, você deve fazer algo diferente do que fez anteriormente para ver se funciona. Como resultado, você aprenderá as táticas e estratégias do jogo, que poderá aplicar nas próximas etapas. Ou, para colocar de outra forma, aprendizagem eficaz. Ao contrário, o que temos agora na educação é um processo que envolve uma única tentativa e um sistema punitivo em que um aluno que não obtém sucesso é negado à oportunidade de tentar novamente. Essa situação resultou em uma lacuna significativa de aprendizado, que só deve crescer como uma grande "bola de neve".

O uso da gamificação na educação ajuda os alunos a desenvolver uma variedade de habilidades e elas são cruciais para que eles tirem o máximo proveito de sua educação e aprendam com mais qualidade. Algumas das habilidades são: autonomia, memória, concentração.

As habilidades abrem as portas para os benefícios educacionais oferecidos pela gamificação. Com isso, incorporar esse tipo de tecnologia em sala de aula beneficia não só a escola, mas também os professores, que têm mais recursos para ensinar, e o aluno, que ganha uma educação de melhor qualidade e um desenvolvimento mais rápido.

A melhor forma de formar de incluir a gamificação na educação é explorar a partir de dinâmicas com missões, desafios ou ate mesmo recompensas para os estudantes é uma das soluções para incluí-la no processo de ensino- aprendizagem.

Essa estratégia prende a atenção do aluno da mesma forma que um jogo, oferecendo recompensas por cada meta cumprida e sempre exibindo um nível superior que pode ser alcançado à medida que ele avança em seus conhecimentos. Outro fator amplificado pela gamificação é a interação social entre os alunos, que leva a oportunidades de aprendizagem mais significativas por meio da colaboração. Consequentemente, o aproveitamento do que foi ensinado é maior. Além disso, os jogos têm um efeito multiplicador que incita o estudante a buscar mais conhecimento.

Como o processo de gamificação não requer equipamentos sofisticados, pode ser utilizado em qualquer ambiente educacional, inclusive naqueles com menos recursos tecnológicos. Certos jogos digitais são apreciados e idolatrados por nativos digitais, geração de aplicativos e geeks escolares, mas o processo de gamificação também pode empregar jogos analíticos com o mesmo nível de apelo.

Assim o aluno assume o controle de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor serve como um guia para o conhecimento. Como resultado, é responsabilidade do aluno se esforçar, pensar criticamente e agir para alcançar o sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com