TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Jogos na Educação        4

2.2        Qual a contribuição dos jogos no aprendizado?        5

2.3        Como utilizar a gamificação na educação?        5

2.4        Quais são as melhores técnicas para aplicar a gamificação na educação?        6

2.5        Quais os benefícios de utilizarem a gamificação nas aulas        8

3        Plano de Aula        9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

5 REFERÊNCIAS        13

  1.  INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a importante missão de analisar uma nova metodologia ativa na educação, a gamificação, palavra originaria do inglês gamification, essa metodologia tem sido uma grande aposta como ferramenta de ensino que pode ser aplicada em qualquer fase e idade, de escolas primarias a universidades. Realizou se a analise de como a gamificação, pode auxiliar os professor no seu dia a dia, e transformar o aprendizado em uma tarefa lúdica, o que e um grande desafio para o professor especialmente, quando dão aulas para crianças pequenas.

O uso da gamificação no processo pedagógico adota a lógica, as regras e formato de jogos, para transformar o aprendizado em aulas, em momento mais atraente e divertidos, conduzindo o aluno a uma aprendizagem enriquecedora. Este trabalho vem apresentar como a gamificação e uma das  metodologias ativas de aprendizagem, mais eficazes para potencializar o aprendizado, possuindo um potencial imenso, por trabalhar  competências socioemocionais que farão muita diferença no aprendizado, estimulando comportamentos  naturais do ser humano, como a competitividade, a socialização, o desejo de ser recompensado por um trabalho bem-feito e a sensação de vitória, além de a sala de aula se transformar em um ambiente atraente e desafiador na busca pelo conhecimento, contribuindo com o aumento da participação dos alunos, melhora na criatividade e autonomia, estimulando o diálogo e foco e atenção  na resolução de situações-problema.

A gamificação consiste em adotar elementos comuns aos jogos em um contexto que não se resume ao entretenimento. Itens como pontuação, medalhas e ranking motivam o participante a buscar melhores resultados dentro da dinâmica para alcançar um objetivo específico, como aprender novos conteúdos e melhorar seu desempenho na escola.

Durante a pesquisa surgiram as seguintes perguntas, quais são as melhores técnicas para aplicar a gamificação na educação? Quais os benefícios de utilizarem a gamificação nas aulas? Essas perguntas serão respondidas no desenvolvimento do trabalho destacando a importância dessa nova metodologia.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Jogos na Educação

Antes os jogos eram vistos apenas como entretenimento e distração, e até eram associados a vício e a comportamentos antissociais e violentos. Apesar de alguns preconceitos ainda existirem e serem propagados equivocadamente, vários estudos estão provando que o uso dos games pode ser benéfico em diversos contextos. Um levantamento do WePC, portal especializado em tecnologia, buscou saber qual era o consumo de jogos eletrônicos atualmente e a pesquisa apontou que mais de 2,5 bilhões pessoas utilizam jogos eletrônicos, e um mercado que só cresce e de prevê arrecadar mais 90 bilhões de dólares até o ano de 2020. Em meio a esse cenário, aparece o mercado de jogos educativos.

Áreas como saúde, política e educação estão usando métodos lúdicos por meio de jogos de uma forma inovadora para resolverem problemas, abrirem novas possibilidades e atingirem objetivos específicos, adotando os jogos para além da finalidade do entretenimento. 

Na área da educação boa parte dos professores já vem utilizando jogos em suas aulas, sendo vistos como elementos que podem contribuir beneficamente nos processos educativos. Quando bem planejados e aplicados de maneira correta eles trazem diversos benefícios e auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos alunos estimulando e contribuído com benefícios de aprendizagem como raciocínio logico, vocabulário e memorização. A forma lúdica e divertida é atraente para os estudantes além de ser uma atividade diferente que quebra a monotonia do uso do quadro-livro-exposição de conteúdo, os jogos por si só já despertam o interesse natural das estudantes. O uso dos jogos na educação é bastante eclético, eles podem ser aplicados nas mais diferentes idades, observando as capacidades de cada faixa etária, além disso, podem ser adotados em diferentes matérias, como matemática, história e língua estrangeira, e até mesmo de forma multidisciplinar. 

 Eles ainda possibilitam a realização de atividades de forma dinâmica,
motivadora e proativa, trabalhando indiretamente conceitos como colaboração, competição, seguimento de regras e superação de problemas. 

O jogo pode trazer diversos benefícios em sua aplicação na sala de aula, contribuído positivamente por exemplo nos casos de alunos com problemas de aprendizagem e também diminuindo a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhado nas aulas. Uma maneira de adotar os jogos para resolver problemas de aprendizagem ou para potencializar os estudos dos alunos é investir em gamificação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (171.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com