TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 13

Anhanguera

SISTEMA DE ENSINO CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

2º / 3º SEMESTRE

ANDREZA DOMINGUES BUENO SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL (PTI)

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Itaquaquecetuba – SP

2022

ANDREZA DOMINGUES BUENO SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL (PTI)

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) apresentado à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas desse semestre.

Tutor à Distância: Maria Clotilde Pires Bastos

Itaquaquecetuba – SP

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 GAMIFICAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO A PARTIR DE SUA UTILIZAÇÃO        5

2.2 PLANO DE AULA        8

3 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

ANEXO        13

1 INTRODUÇÃO        

A Proposta da Produção Textual Interdisciplinar como temática A gamificação em propostas de Educação Infantil”. O trabalho busca enriquecer os conhecimentos dos acadêmicos do curso, possibilitando conhecer sobre a importância da temática para os docentes que atuam em práticas pedagógicas e que necessitam oferecer aos alunos da Educação infantil conteúdos e temáticas que sejam significantes para sua formação integral, ou seja, para além do espaço escolar.

O trabalho tem como contribuição, alguns textos e artigos disponibilizados que servem de apoio para alavancar as ideias dos integrantes do grupo sobre a temática abordada, tendo a possibilidade de examinar os estudos e desenvolver uma produção textual que seja significativa em torno da importância da gamificação na educação infantil.

Objetiva-se em proporcionar aos estudantes a riqueza de incluir em sua prática educativa conteúdos que sejam capazes de formar a identidade dos alunos, capacitando atitudes e caráter que são efetivos para a vida em sociedade.

A temática escolhida tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, ainda, propõe consolidar uma experiência efetiva aos acadêmicos do curso em torno das contribuições da gamificação na educação dos alunos.

Deste modo, pretende-se articular os conhecimentos tendo como apoio e contribuição alguns textos e artigos que são disponibilizados como leitura obrigatória e auxiliar o acadêmico no desenvolvimento do referido trabalho. O trabalho divide-se em duas partes, sendo a primeira etapa composta pela elaboração textual que contextualize o tema abordado ao que se refere ao uso da gamificação na educação dos alunos como recurso pedagógico no contexto educacional. Nesta etapa, serão conduzidos as reflexões e os argumentos para embasar a elaboração do plano de aula. O texto tem como direcionamento algumas perguntas que são abordadas no texto de forma coesa e complementar a temática.

O trabalho consiste em uma produção textual a parte do tema exposto, composta pela Situação Problema, tendo como solução a construção do plano de aula para aperfeiçoar os pressupostos teóricos e práticos do acadêmico do referido curso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GAMIFICAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO A PARTIR DE SUA UTILIZAÇÃO

Hoje a Educação Infantil tem como compromisso propiciar às crianças o acesso ao conhecimento.

A Educação Infantil, a partir de então deixou de ser um espaço de amparo e assistência e passou a ser um espaço de promoção e defesa da cidadania da criança ao considerar suas especificidades e particularidades. Hoje a Educação Infantil tem como compromisso propiciar às crianças o acesso ao conhecimento.

Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (BRASIL 1998 p. 17), toda mudança ocorrida nas Creches e Pré-escolas contribui com a busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças, de maneira que possam compreender melhor sua realidade.

A Educação Infantil, a partir de então deixou de ser um espaço de amparo e assistência e passou a ser um espaço de promoção e defesa da cidadania da criança ao considerar suas especificidades e particularidades.

Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (BRASIL 1998 p. 17), toda mudança ocorrida nas Creches e Pré-escolas contribui com a busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças, de maneira que possam compreender melhor sua realidade.

Com base no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil”. É possível entender que a BNCC apresenta determinações para que a educação infantil seja uma etapa de ensino de fundamental importância as crianças, proporcionando uma formação integral por meio das habilidades, competências e objetivos específicos a educação infantil. A BNCC tem regulamentos que servem de apoio e contribuição para que as escolas possam ensinar mediante o documento e a etapa da educação infantil.

Pode-se refletir nos benefícios da gamificação através das informações presente no texto “Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem”, como também, no artigo “A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional”. Autora Luciana Maria Fadel, e também, neste artigo “Gamificação na Educação”, dos autores Vania Ribas Ulbricht e Claudia Regina Batista. Nesse sentido, através do texto e das ideias pautadas pode-se refletir nos benefícios que a aprendizagem mediada pela gamificação é capaz de engajar e motivar os alunos por meio de jogos digitais e educativos para que os alunos aprendam de forma significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com