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A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  74 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA

PEDAGOGIA

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPINAS/SP

2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        MODELO DE PLANO DE AULA        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

5.        REFERÊNCIA        10

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz como temática central “A gamificação em propostas de Educação Infantil” e tem como objetivo a utilização de jogos como educação, bem como tornou-se uma das apostas de educação do século.

O intuito dessa proposta é facilitar a educação tradicional, possibilitando a incorporação do universo dos jogos no processo pedagógico estimulando a movimentação na busca pelo conhecimento das crianças.

A gamificação tem suas vantagens na qual a principal é trabalhar a partir de missões ou desafios, que funcionam como entretenimento para aprendizagem das crianças, potencializando-as e trazendo o desenvolvimento de novas habilidades, como autonomia, criatividade, capacidades de solucionar problemas, também destacando que esse recurso contribui significativamente para o amadurecimento e desenvolvimento pessoal da criança.

O principal objetivo desta temática é entendermos que a Gamificação na Educação Infantil tem uma considerável importância pois é a partir dos jogos que as crianças despertam certos interesses que promovem o engajamento para os estudos.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Educação Infantil é conceituada como a primeira etapa da Educação Básica e tem como objetivo o desenvolvimento das crianças até os cinco anos de idade, acontecendo a primeira separação delas dos seus vínculos afetivos familiares para se integrarem a uma sociedade estruturada. A criança necessita de cuidados básicos, os quais são essenciais à saúde por meio de uma boa alimentação, higienização e entre outras inúmeras coisas importantes para os cuidados delas. Ao pensar na Educação é imprescindível associarmos o cuidar e o educar como algo indissociável ao processo educativo, ampliando os universos de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novos desenvolvimentos.

Para que possamos entender o conceito de Gamificação na Educação Infantil, é essencial lembrarmos que a Educação Básica é onde o professor ensina e aluno aprende, escutando e anotando informações. É a partir deste pensamento que visam deixar o processo educativo mais leve, trazendo um interesse e uma maior autonomia para as crianças.

  A Gamificação consiste em realizar e utilizar recursos de jogos pedagógicos na educação, tornando-se uma das grandes apostas para a atualidade. Tal objetivo de despertar interesse, aumentando a participação, desenvolvendo criatividade e autonomia, promovendo diversos benéficos para as crianças. Compreendemos que a gamificação é um processo de melhoria de serviços, objetos ou ambientes em relação aos elementos de jogos e comportamentos dos alunos.

Desde modo, a gamificação tem como objetivos aplicar atividades pedagógicas em que estimula o comportamento do aluno, contribuindo para motivação e o desenvolvimento cognitivo da criança. Gamificação então é criar dinâmicas, utilizar recursos de jogos que de entretenimento aos alunos, a fim de atingir um determinado objetivo. Na Educação a gamificação torna as aulas mais interativas promovendo interatividade, resoluções de problemas, linguagem tecnológica, trabalho em equipe e fazendo com que os alunos possam alcançar os objetivos proposto.

O desinteresse das crianças é a principal resposta para o porquê da utilização da gamificação na Educação Infantil. Fazer com que uma criança perceba uma linha de raciocínio através de jogos pedagógicos proporciona um aprendizado mais lúdico, trazendo um potencial muito maior para que o conhecimento e o desenvolvimento permaneçam na criança por muito tempo. O impacto causado pela gamificação na perspectiva da Educação Infantil é que se as crianças desde cedo começarem a trabalharem esses pontos estratégicos da gamificação, na qual elas acarretaram resultados excelentes com a tendência de que eles cresçam mais preparados para o papel social em sua vida.

Para melhorar nosso entendimento e oferecer uma imagem mais realista do processo de gamificação na educação, consistente com as evidências apresentadas, observamos os resultados relatados nos artigos e como eles foram obtidos. Embora a gamificação na educação ainda seja um fenômeno crescente, podemos observar que existe evidências insuficientes para apoiar os benefícios de longo prazo da gamificação em contextos educacionais. A prática de gamificar a aprendizagem ultrapassou a compreensão dos pesquisadores sobre seus mecanismo e métodos, o conhecimento de como gamificar uma atividade de acordo com as especificidades do contexto educacional ainda é limitado. A necessidades de estudos sistematizados projetados e abordagens rigorosamente testadas, confirmando os benefícios educacionais da gamificação, se a aprendizagem gamificada deve se tornar uma abordagem instrucional reconhecida.

  1. MODELO DE PLANO DE AULA

Tabela 1. Plano de aula

Plano de Aula – Jogo da memória

Identificação

Escola

Cirandinha

Turma

Educação Infantil I

Período

Manhã

Conteúdo

  • Ludicidade e Educação;
  • Identificação de figuras;
  • Formatos;
  • Motivação.

Objetivos

Objetivo geral

  • Utilizar o jogo da memória na Educação Infantil como método de ensino na matemática, para o reconhecimento de números, comparacão de quantidades, na apropriação de das regras do jogo de memória.

    Objetivos específicos

  • Criar e socializar estratégias para ganhar o jogo;
  • Coordenar progressivamente diferentes pontos de vista durantes o jogo.

    Nível de conhecimento

  • Associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, reconhecer, repetir, mostrar, contar.

   Nível de aplicação

  • Demonstrar, tirar ou extrair, dar um exemplo, ilustrar, localizar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar.

   Nível de solução de problemas

  • Desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, julgar, organizar, propor, recomendar.

Metodologia

Apresentação do jogo

  • Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga;
  • Inicialmente propor o jogo da memória aberto com as imagens voltadas para cima, para que as crianças possam memorizar as imagens;
  • Propor que as crianças encontrem os pares;
  • Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais.

    Organização dos grupos

  • Grupos de no máximo 5 crianças;
  • Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma.

  Criação de variação do jogo da memória

  • Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória.

Recursos

   Material necessário

  • Pares de cartões com fotos diversas (animais,frutas,cores e etc.), tamanho mínimo de 10X10;
  • Cartolina ou papel mais resistente;
  • Plástico adesivado para encapar.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante ao trabalho desenvolvido, podemos concluir que os benefícios para gamificação na Educação Infantil é imensa. Os jogos despertam o prazer na aprendizagem, a autonomia, o desenvolvimento de memória, a assimilação e principalmente o desenvolvimento socioemocional.

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