TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MARIANA SILVA DE ALENCAR

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

TAILÂNDIA-PA

2022

MARIANA SILVA DE ALENCAR

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

O Trabalho interdisciplinar do curso de licenciatura em pedagogia do terceiro período da instituição Unopar, apresentado como requisito parcial para obtenção de média semestral, está sendo voltado para as disciplinas estudadas durante o 3° semestre sendo: história da educação, linguagem e oralidade, ludicidade e educação, organização de trabalho pedagógico na educação infantil, sociologia da educação, campos de experiência da educação infantil, estudo dirigido construindo uma carreira de sucesso.

Professor (a): Mari Clair Moro Nascimento, Tatiane Mota Santos Jardim, Dayse de Souza Lourenco Simões, Maria Elisa Correa Pacheco, Vilze Vidotte Costa, Patricia Aparecida Mendes Machado Attisano.

TAILÂNDIA-PA

2022

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.        CONCLUSÃO        10

4.        REFERÊNCIAS        11

  1.  INTRODUÇÃO

No período de 2020 e 2022 percebemos uma grande mudança em consequência do contexto da pandemia, por esse motivo foi marcada por um enorme período de tribulação, o corpo docente têm mostrado, assim como sempre fazem, uma grande liderança e inovação para garantir que o direito a aprendizagem não se atenha.

Dessa forma, neste trabalho que tem como temática a gamificação em propostas de educação infantil. A gamificação é o uso de componentes e de diversos entretenimentos como de jogos que são utilizados em diversas atividades do cotidiano escolar, este recurso tem sido bastante utilizado dentro do contexto educacional e tem sido muito positivo.

Quanto a isto, torna-se necessário oferecer aqui conceitos e informações que são relevantes para a compreensão dos estudos de maneira interdisciplinar, a educação tem passado por diversas transformações e por grandes avanços com relação as novas metodologias e ensinos.

Este trabalho destacará que a base nacional comum curricular (BNCC) busca orientar o descrever como conjunto de conhecimento, competências e habilidades que podem ser executados para melhorar o ensino e desse modo, trazer uma aprendizagem mais ampla e responsiva.

Esse trabalho tem como motivo e objetivo elaborar um plano de aula para que os alunos possam vivenciar novas aprendizagens dentro da sala de aula, e garantir assim, um processo de ensino e aprendizagem saudável e bem-sucedido para as crianças. Para isso é necessário que o professor conheça como desenvolver este trabalho, compreender a forma de como educar, cuidar e acolher no exercício de sua docência, numa realidade tão complexa que é a escola.

É muito importante desenvolver e obter estratégias para ter um bom trabalho no ambiente escolar, a fim de atender as necessidades de todos os alunos.

  1.  DESENVOLVIMENTO

A gamificação na educação torna-se uma grande aposta do seculo XXI e uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Melhor dizendo, a gamificação é fundamentada na utilização de jogos digitais como: (avatares, desafios, rankings, prêmios entre outros). Em situações diferentes de sua proposta original, esta prática conta com a participação constante de características ligados ao jogo como as competições, os feedbacks instantâneos, a evolução e as recompensas. A funcionalidade desse método na educação disponibiliza inumeras vantagens no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que se refere à superação do desinteresse e desânimo dos estudantes em sala de aula.

Por isso, se aposta muito na gamificação na educação, pois ela desperta o interesse dos alunos, em geral, conduz resultados positivos em relação a educação. Ela ajuda a atrair a atenção dos alunos e os mantem mais motivados mesmo que o assunto seja intenso. Primeiro uma das características que mais atraem os alunos para os jogos é a competição, isto incentiva os estudantes a desperta interesse, aumenta a motivação deles e, principalmente ajuda a cada um deles definir metas.

Tais concepções podem aparecer em sala de aula. Normalmente os alunos já são avaliados por notas, e isto já pode ser visto como uma competição. Vale ressaltar a criação de um sistema de pontos conforme com o que for de fato, importante para o desenvolvimento de toda a turma em geral.

Resumidamente é quase impossível mencionar gamificação sem falar sobre tecnologia. Quase sempre, ela torna-se indispensável quando falamos sobre os jogos. Afinal de contas, bastantes das crianças já passam muito do seu tempo na frente de computadores, tablets e celulares jogando.  

Com tudo isso a gamificação na educação tem sido uma tendência solida e deve prosseguir e manter-se por muitos e muitos anos. Podemos afirmar que as próximas gerações iram usa a gamificação em sala de aula de forma espontânea, pois já vão estar familiarizados, como se não houvesse outros modelos a serem usados.

As vantagens para esses alunos são claras e, com o tempo, as escolas vão percebendo as vantagens do uso deste método.

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Como primeira etapa da educação básica, a educação infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A introdução na creche ou pré-escola representa, na maioria das vezes, a primeira separação da criança com o seu vínculo familiar para integrar-se a uma situação de socialização com outros alunos na escola.

Nos últimos séculos, vem consolidando-se, na educação infantil, pontos de vista, que vinculam educar e cuidar, compreendendo e entendendo o cuidado como algo indispensável do processo educativo. Nessas circunstâncias, as creches e pré-escolas, ao abrigar os ensinamentos e conhecimentos construídos pelas crianças no meio familiar e no enquadramento de sua comunidade, precisam articula-los em suas propostas pedagógicas, com isso, tem o objetivo de ampliar uma grande universo de oportunidades, experiencias, conhecimentos, e habilidades destas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, para atuar de maneira complementar à educação familiar especialmente quando falamos da educação de bebês e das crianças mais pequenas, as quais implica na aprendizagens muito próximas aos dois contextos que são: (família e escola), como sociabilização, independência e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com