TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA

ALUNO: MARIA ENIR VICENTINA FORTUNATO FELIX

CURSO: PÓS GRADUCAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.

uNIDADE: UNIVERSIDADE Universo

oRIENTADORA: LUARA CARVALHO

Introdução

A educação tem como finalidade ensinar e aprender, sendo um processo de socialização que visa uma melhor uniformidade do indivíduo na sociedade ou no seu próprio grupo.

Já dizia Freire (1989) que não há conhecimento pronto e acabado. Ele está sempre em construção. A pessoa aprende ao longo da vida e a partir das experiências anteriores, o que faz cair por terra à tese de que alguém está totalmente pronto para ensinar e alguém está “totalmente” pronto para receber esse conhecimento, como se fosse uma transferência bancária.

Desde seus primeiros escritos, Freire (1996) considerou a escola muito mais do que as quatro paredes da sala de aula. Uma gestão democrática faz com que funcionários e alunos contribuam para obter sucesso no que almeja. O docente é a peça chave para um ensino de qualidade, logo sua colaboração e participação são essenciais para uma gestão democrática.

Para Dewey (1959, p. 212) a democracia é a condição para que a educação promova o aperfeiçoamento da vida social e humana; respeitando a pluralidade e, ao mesmo tempo, procurando interesses comuns.

A educação deve ter um fim social, de tal maneira que: Um programa de estudos, que tenha em vista as responsabilidades sociais da educação, deve apresentar situações cujos problemas sejam relevantes para a vida em sociedade e, em que se utilizem as observações e conhecimentos para desenvolver a compreensividade e o interesse social.

O objetivo desse trabalho será analisar o papel do gestor democrático na escola. O gestor é quem rege, norteia, conscientiza a sua equipe a desenvolver um bom trabalho na escola, com isso é necessário que ele haja de forma democrática, buscando escutar os profissionais, os alunos propondo reuniões que procurem o aperfeiçoamento da escola, pois além de cumprir normas e regulamentos, o gestor hoje precisa gerir como um membro ativo da comunidade escolar (SANTOS, 2002).

Portanto, o gestor escolar é imprescindível na escola e no processo de ensino-aprendizagem porque é ele o responsável por avalizar a qualidade de ensino na escola, sendo o mesmo um educador, pois é necessário que se tenha conhecimento do âmbito escolar, afinidade com os pais para que se mantenha a ordem e o funcionamento da mesma, gerindo a parte administrativa e pedagógica atuando como chefe de uma equipe que forma a escola (LUCK, 2000).

Além disso, é papel do gestor resolver pendências burocráticas da instituição, gerenciar a aprendizagem dos alunos e ajudar a desenvolver neles o conhecimento e a prática da cidadania.

A justificativa para escolha desse tema foi discorrida por apreciar importante a função que o gestor escolar exerce na sociedade e por avaliar esse tema de grande importância no cenário educacional, uma vez que o gestor escolar coopera significativamente para a formação de uma escola cidadã.

Freire (1996) pondera que se a educação não pode tudo, alguma coisa ela pode, ou seja, se a educação não é a chave das modificações sociais, não é também meramente reprodutora da ideologia dominadora.

JUSTIFICATIVA e objetivo

O interesse em discorrer sobre esse tema surgiu por apreciar importante o papel do gestor escolar para a sociedade e por ponderar esse tema de grande importância no cenário educacional, uma vez que o gestor escolar colabora expressivamente para a construção da cidadania.

Por meio de uma ação transformadora no espaço escolar o gestor tem o papel formador e articulador e mais do que aquele que administra a escola ele necessita ser um mentor e agente de criação de um ambiente participativo visando à organização da escola.

Por tanto é mister o uso de soluções para a promoção de experiências de formação de seus alunos, tornando-os cidadãos colaborativos com o meio em que vive e isso denota estar unido ao cotidiano da sala de aula, aceitar os colegas, professores e auxiliar na construção da cidadania só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com domínio burocrático.

OBJETIVO

Analisar o papel que o gestor democrático desenvolve na escola.

MÉTODO

Considerando-se o fato de que a pesquisa discutirá a importância do gestor democrático na escola, a mesma se dará através de pesquisa bibliográfica colhidas em livros, artigos e revistas e pesquisa de campo, pois será desenvolvida a partir do material estudado e elaborado, que é um estudo de caso, onde será detalhado o conhecimento acerca do tema.

Serão realizadas entrevistas com diretores, professores e demais funcionários de três escolas. Escola Sítio da Tia Emília; Escola Municipal Plínio Jaime e Creche Frederico Ozanan.

A entrevista será feita mediante as quatro perguntas elaboradas: o que você entende por gestão democrática? A seu ver, como a gestão democrática pode favorecer o ensino aprendizagem? Você acha que é possível realizar uma gestão democrática? Quais seus pontos negativos? E os positivos? Como a gestão democrática pode favorecer a integração da escola com a comunidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com