TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DEOCRÁTICA

Por:   •  20/2/2017  •  Artigo  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

f

Curso de Pós-Graduação em  Gestão Escolar

                                             

MARCOS LESTE BARREIRO

GESTÃO DEMOCRÁTICA

RESUMO

O artigo aborda a construção de uma gestão escolar democrática, onde envolve a participação de todos, com o auxílio de ferramentas disponíveis já na unidade escolar como o PPP e o Conselho Escolar, somente expõe elas e como devem ser utilizadas de forma correta, para que possa haver a integração da comunidade, professores, gestores e funcionários das instituições educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: gestão, democrática, participação e ferramentas.

ABSTRACT

The article discusses the construction of a democratic school management, which involves the participation of all , with the help of available tools already at schools like the PPP and the School Board , only exposes them and how they should be used correctly, so there may be community integration , teachers, managers and employees of educational institutions .

KEYWORDS : management, democratic participation and tools.


1 INTRODUÇÃO

Gestão Democrática na atualidade tem sido cada vez mais discutida tanto nos ambientes escolares, internet, palestras, artigos de revistas, etc., porém é algo que estamos ainda caminhando a passos curtos.

O presente artigo tem como objetivo traçar apenas alguns passos para alcançar uma gestão democrática realmente em uma instituição educacional. Demonstrando através de alguns fatos históricos como se chegou a esta nomenclatura. Explicando quais são os agentes para a formação de uma gestão democrática.

Demonstrando através de algumas ferramentas que se encontram já como estabelecidas e que a instituição educacional deve desenvolver durante o período letivo pode garantir a formação de uma gestão democrática, tais como o Projeto Político Pedagógico, Conselho Escolar.

A introdução deve conter a justificativa, o tema, o problema e o objetivo do artigo, fornecendo ao leitor uma visão geral do desenvolvimento do tema.

2 GESTÃO DEMOCRÁTICA – UM HISTÓRICO BREVE

A origem da palavra gestão vem do Latim que tem o significado de “conduzir, dirigir ou governar (Ferreira, Reis e Pereira; 1999, p.6).  Com uma gestão democrática é possível a construção e o avanço onde a sociedade poderá ser mais justa e igualitária. Através da educação encontraremos o caminho onde deveremos percorrer para que se realize a reformulação da escola pública onde possa ser oferecida uma educação realmente com qualidade para os nossos educandos, para que haja o retorno para a nossa sociedade.

 A democracia se origina da Grécia Antiga. A democracia foi implantada em Atenas e algumas cidades – estados, este sistema de governo consistia que os governantes poderiam exercer uma função por um determinado período estabelecido, mediante a eleições realizadas pelos cidadãos considerados livres (Barsa, 2005). Já no Brasil, isso ocorre realmente somente após a queda do regime militar foi instaurado um regimento democrático.

A parti da década de 60 ocorreu diversos movimentos estudantis no Ocidente esta iniciativa teve como objetivo a implantação de forma mais efetiva a autonomia nas escolas, objetivando a gestão democrática das instituições de ensino. Nos Estados Unidos e Inglaterra são criadas escolas alternativas ou “Escolas Livres”, como forma de superar as escolas consideradas tradicionais e burocráticas. No Canadá, foram implantadas várias escolas comunitárias que são gerenciadas pela comunidade e o mantenedor é o poder público.

No Brasil somente em 1988 houve uma luta real para onde foi possível iniciar uma construção onde há uma gestão democrática para as escolas públicas, que foi através da constituição Federal de 1988, e pela LDB (9394/96), foi o resultado de reivindicações que teve como origem na organização de vários setores a sociedade nas últimas décadas. Podemos citar primeiramente a luta pela escola pública e pela cultura popular nos anos de 1950 e início de 1960.

Em 1964 as manifestações são reprimidas devido ao golpe militar, onde era imposta a censura, que foi somente no término da década de 70 e início da década de 80 que há novamente a abertura onde inicia novos movimentos para construção de uma nova educação. Havendo um movimento para a renovação pedagógica na escola pública e os movimentos dos profissionais da educação que batalharão para a aprovação da Lei 9394/96.

Atualmente, podemos observa que está em desenvolvimento o processo de democracia. Houve a regulamentação com normas escolares leis, onde é explicado como deve ser desenvolvido uma gestão escolar democrática, entretanto ainda na educação em nosso país continua vivendo uma falsa democracia.

É verdade que avançamos em alguns pontos na educação, porém ainda existe uma estrada grande a seguir, visto que existem interesses de diversas classes diferentes, e infelizmente estas conquistas não serão fáceis de obter, será necessário a união de todos onde teremos que buscar esta mudança para que a instituição de ensino pública possa desenvolver uma educação com eficácia e com qualidade, onde consiga levar em conta toda a complexidade do ato educativo, utilizando a interdisciplinaridade, a transversalidade, etc.

3 GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA.

        

Gestão escolar é forma pela qual a instituição educacional deve se organizar e direcionar, visando as melhores possibilidades de gerir os processos educativos. Quando introduzimos o atributo democrático rem relação à administração escolar, temos que sempre lembrar do conceito citado anteriormente, porém devemos incluir também algumas ideias como: cooperação mútua, dividir o poder, percepção e percepção em relação à todas necessidades que envolvem o processo educativo, desenvolvendo as potencialidades dos envolvidos na educação, fazendo com a escola tenha uma visão mais ampla das estratégias que deverá assumir no processo de ensino e aprendizagem.

Para se obter uma consolidação de uma gestão democrática na instituição de ensino pública é necessário e imprescindível a efetiva participação e cooperação da comunidade escola que consiste dos gestores, pais, alunos, funcionários e professores, para que assim resulte a democratização da gestão escolar por isso é necessário estabelecer também as relações no contexto social que está inserido, repensando a teoria e a prática da gestão escolar eliminando os controles formais e incentivando a autonomia das unidades escolares sem desconsiderar o papel do Estado na manutenção e no desenvolvimento das instituições públicas de ensino. Pois qualquer outra forma ao invés de ser escola pública será apenas uma escola “estatal”.  Segundo Paro, “a escola estatal só será verdadeiramente pública no momento em que a população escolarizável tiver acesso geral e indiferenciado a uma boa educação escolar”. (2005, p. 17).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com