TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  22/4/2021  •  Monografia  •  4.579 Palavras (19 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1] 

GESTÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

BOLONHEZE, Vinícius de Arruda. RU 2445384

CASTRO, Cristiane Regina Bellafronte de. RU 641734

MANTOVANI, Jéssica Cristina. RU 2409693

MARTINS, Kátia Rosana Vicente. RU 2414694

UNINTER- POLO PAP APUCARANA - PR

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo analisar através de pesquisas bibliográficas as ações e os mecanismos necessários à implantação efetiva da gestão escolar partindo de experiências que as concretizam nas escolas e instituições básicas de ensino. A gestão é concebida como um elemento de democratização da escola que auxilia na compreensão da cultura da instituição escolar, seus processos e articulação das relações sociais, da qual fazem parte os desafios que vivenciamos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem descritiva qualitativa, pautada por autores que discorrem sobre o tema. Conclui-se a partir deste estudo, que a educação precisa firmar-se em ideias comprometidas com uma formação integral do sujeito humano enquanto atuante docente, bem como dos demais membros da sociedade. Para tal, é imprescindível que hajam propostas que englobem equidade, solidariedade e democracia.

Palavras-chave: Gestão Escolar; Escola; Desafios; Educação Básica.

  1. INTRODUÇÃO

Gestão escolar, segundo Palma (2008), é um assunto de grande importância estratégica para que se tenha uma escola que atenda as exigências no que diz respeito ao conhecimento, sabendo que os avanços nas telecomunicações, na informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais. De acordo com a mesma autora, boa parte da população mundial está excluída do crescimento científico e tecnológico pois as grandes potências ao invés de proporcionar o bem-estar de todos, contribui para acentuar as diferenças.      

Ainda, o que se faz necessário é uma instituição que esteja em busca de uma democratização do ensino, transformando informações em saberes necessários à vida de todos seus alunos. Para acompanhar tantas mudanças e exigências é imprescindível que a escola se modernize e agilize seus processos burocráticos e pedagógicos (PALMA, 2008).

Frente a isso, o presente trabalho caracteriza-se por um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo. Salvador (1978), define a pesquisa qualitativa como uma metodologia geral para desenvolver a teoria que está inserida em dados sistematicamente coletados e analisados. A teoria surge durante a pesquisa bibliográfica e ocorre através da interação contínua entre análise de dados e a revisão literária.

A pesquisa bibliográfica elege um problema e a partir de então, estabelece um escopo para ser pesquisada na literatura, como em livros, periódicos, dissertação, entre outros. É necessário definir o problema de pesquisa, os fenômenos e o contexto a serem pesquisados, identificando as distintas concepções, os fundamentos, a correntes teóricas, os autores, bem como posicionar-se claramente e, relação a cada um deles.

  1. GESTÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

De acordo com Gento (1996), a gestão escolar trata-se de um processo que se realiza de forma integradora à organização, se estabelece a partir da assimilação e acomodação do conhecimento, pelo exercício habitual, bem como interiorização de atitudes que lhe atribuem valor em seu conjunto e em suas potencialidades. A educação é um conjunto de ações gradativas dos seres humanos e uma exigência do processo de trabalho. Assim, o agir pedagógico da equipe diretiva decorre da atuação direta com os educandos, visando formar mentes e corações.

 Partindo desse pressuposto, define-se gestão escolar como um método que ensina e se destina com o compromisso. Todas as decisões necessitam ser muito bem planejadas e tomadas como as melhores dentre o existente, para que a formação que decorre da Educação seja a melhor e a mais humana possível (GENTO, 1996).

A escola tem por objetivo propiciar e administrar a educação por todos os alunos que buscam o seu acesso, refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação, novas formas de organização e Gestão da Educação resignificando o valor da teoria e da prática da administração da Educação (FERREIRA, 2002).

Machado (2000), em seus apontamentos, diz que a gestão escolar caracteriza-se por competências e habilidades técnicas e humanas dos gestores, necessárias e imprescindíveis à condução da Escola Infantil. Entretanto, o processo de construção e efetivação do projeto de uma Escola Infantil necessita da ação de gestores num modelo que sustenta sua atuação e a efetivação na prática do projeto pedagógico da mesma. Segundo o autor, os gestores mostram uma percepção de gestão como uma necessidade em buscar estratégias que possam resolver os problemas atuais da educação e as exigências da Educação Infantil.

O gestor é aquele que lidera e incentiva, assim sendo, é necessário refletir sobre o conceito de gestão, numa perspectiva moderna que contempla como ideia central, a maneira pela qual está se concretiza na relação entre a teoria e a prática, baseando-se nos modelos nos quais o gestor deve seguir, a fim de entender melhor em que bases se sustentam a sua ação. Destaca ainda que, a gestão educacional ganhou grande clareza a partir dos anos 90 e vem se elaborando através das ações escolares, e traz consigo elementos que completam essa ideia, a ação é continua e os resultados são compartilhados (OLIVEIRA, 2005).

Luck (2006), afirma que: “os processos de gestão pressupõem a ação ampla e continuada que envolve múltiplas dimensões, tanto técnicas quanto políticas e que só se efetivam de fato quando articuladas entre si”. (p.31). Partindo desse pressuposto o autor afirma ainda que a gestão educacional se trata de uma nova maneira de entender as organizações, levando em consideração o todo em relação as suas partes e a promoção das efetividades do conjunto.

Gento (1996), destaca que a gestão educacional e a função social da escola são os temas mais frequentes no debate contemporâneo sobre educação, trata-se de um processo humano, que possui a especificidade de formar cidadãos por meio de conteúdos não materiais que são as ideias, teorias e valores, conteúdos estes que vão influir decisivamente na vida de cada um. É um processo que se realiza de forma intencional e integradora à organização do comportamento mais conveniente para cada sujeito em seu entorno, e determinado pela aquisição de conhecimentos, pela automatização de formas de atuação e pela interiorização de atitudes que lhe atribuem valor em seu conjunto e suas peculiaridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com