TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gamificação Em Propostas De Educação Infantil

Por:   •  3/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA

POLO: GUARULHOS

CIBELY DE PAULA MOREIRA

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

GUARULHOS

2022 

CIBELY DE PAULA MOREIRA

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Produção Textual Individual apresentada como requisito parcial para o aproveitamento de crédito das disciplinas Norteadoras do curso de Pedagogia – Licenciatura, da Universidade ANHANGUERA UNIDERP.

Tutor EAD – Elber de Paulo

GUARULHOS

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................05

2.1 A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................10

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo apresenta pesquisa realizada acerca dos métodos e inovações tecnológicas que se tornam necessárias para o aprimoramento do ensino aprendizagem nos dias atuais.

Têm-se como ponto de partida para que a pesquisa seja realizada, a atribuição de certos cuidados aos procedimentos didáticos que são exercidos pelas crianças na Educação Infantil.

A proposta tem referência à apresentação de um estudo de estratégias de gamificação num programa lúdico educativo para a Educação Infantil.

As metodologias procuram explanar as possibilidades pedagógicas no uso da gamificação na relação educativa e as relações estabelecidas entre o desenvolvimento da criatividade da criança, refletidas como conclusivas na estratégia de aprendizagem.

Com a finalidade de uma maior compreensão sobre o tema, para que haja uma organização no trabalho pedagógico exercido pelo educador, é necessário considerar algumas possibilidades, as quais visam o ensino intencional colocando em prática seus conhecimentos numa perspectiva de humanização e ainda significativa na Educação Infantil.

É necessário ressaltar a importância de ampliar e enriquecer o trabalho que disponibilize à criança, elementos essenciais para que não vivam limitadas em suas vivências e experiências.

O propósito do trabalho, é mostrar como é importante levar a gamificação à vida e realidade da criança, onde são mostradas as metas propostas que possam motivá-las e levá-las à significativas transformações de aprendizagem e melhoras nos rendimentos.

Portanto, entende-se que a gamificação objetiva trazer características de um jogo para um mundo real.

2. DESENVOLVIMENTO

É fundamental compreender que o papel da Gamificação é verificar que no lúdico pode haver uma grande contribuição no processo de aprendizagem.

A Gamificação traz elementos dos jogos para ambientes que em primeiro momento parecem opostos.

Os mecanismos desses jogos utilizados, permitem que sejam criados e despertados sentimentos e emoções, sem que quaisquer elementos do processo de aprendizagem não se percam.

Assim, será compreendido o uso lúdico da educação, diferenças da gamificação para o jogo e ainda as perspectivas das crianças, diante dessas reações.

E, compreender essas relações, dá o significado às características básicas de que são compostos os jogos e também suas mecânicas.

2.1 A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

De acordo com Alícia Fernandez, Psicopedagoga argentina, é importante a compreensão e importância de sabermos separar o jogar (entenda-se, brincar), do aprender, não deixando de dar o devido valor à ambos.

Nas brincadeiras, são descobertas riquezas de linguagem e, aprendendo nos apropriamos. Assim, é despertado o próprio interesse na criança no meio em que o jogo está inserido.

No entanto, somente no aprendizado acriança será capaz de absorver todo o conhecimento inserido agora nesse meio.

E, para que haja a construção de uma ferramenta do melhor dos dois universos, surge a Gamificação. Essa ferramenta, torna todo o processo de apropriação da linguagem, enquanto têm as mesmas referências de quando se descobre a riqueza da linguagem no jogo ou brincadeira.

Por sua vez, ela não resume-se apenas na criação de um jogo, mas sim na utilização de suas características como ferramentas.

”Aprender é quase tão lindo quanto brincar”.

As mecânicas dos jogos, se utilizadas como instrumentos, com o objetivo de que a criança obtenha identificação e interesse por todo o processo de aprendizagem, vai permitir a não descaracterização do processo de aprender.

A aplicação dos jogos em sala de aula, é aplicada como uma oportunidade e interação e socialização das crianças e busca a participação do grupo para compreender o que foi proposto pelo educador (Ribeiro, 2009). Para isso, é necessário de um planejamento organizado e um jogo que estimule a criança a buscar algum resultado, ele precisa ser interessante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com