TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gamificação em Propostas de Educação Infantil.

Por:   •  2/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                          [pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO Á DISTÂNCIA PEDAGOGIA - LICENCIATURA

    GIOVANA BASSO FERREIRA

A Gamificação em Propostas de Educação Infantil.

[pic 4]

Andradas

          2022

GIOVANA BASSO FERREIRA.

A Gamificação em Propostas de Educação Infantil.

Trabalho de produção textual apresentado à UNOPAR como requisito parcial à aprovação no  semestre do curso de Pedagogia-Licenciatura EAD.

Orientadora: Gesiane de Matos Lavado Martins

Andradas

2020

SUMÁRIO

  1. Introdução        3

1.1-Situação Problema        3

  1. Desenvolvimento: Gamificação: O que é?        4
  2. A gamificação na Educação Infantil        5
  3. A gamificação e BNCC        6

4.1-A gamificação e BNCC na Educação Infantil        6

4.2-Plano de Aula Educação Infantil        7

  1. Conclusão        8
  2. Referências        9

1-Introdução

Venho por meio deste, apresentar-lhes, o tema: A gamificação em Propostas de Educação Infantil. Trazendo o conceito da gamificação, e qual a sua relevância para a Educação e em especial para a Educação Infantil, e mostrando qual a forma adequada de se utilizar a gamificação na Educação Infantil.

A gamificação apresenta uma nova estratégia de ensino, abrindo horizontes para um novo desenvolvimento de aprendizagem, onde as tecnologias são trazidas  para dentro do ambiente de sala de aula, onde passam a ser utilizadas as situações da vida real como situações geradoras de problema, e a utilização de jogos para manter o interesse dos alunos e evitar a evasão escolar, e assim, dar uma dinâmica diferente para as aulas onde os alunos se sentirão fazendo realmente parte da aula e não apenas um espectador. Dispomos aqui em seguida uma Situação Geradora de Aprendizagem, onde desenvolvemos uma resolução de problema através das leituras e entendimentos conquistados a partir dos materiais dispostos que li, logo abaixo encontra-se estas referências e a apresentação de um Plano de Aula.

1.1-Situação Geradora de Aprendizagem

Durante um dos encontros, a coordenadora levou um material para leitura que falava sobre gamificação. Muitas professoras desconheciam o conceito e o que ele propõe em relação aos encaminhamentos pedagógicos. A partir dos estudos realizados as professoras consideraram que o termo está relacionado a utilização de mecanismos de jogo em contexto fora de jogo, como o processo educativo, estabelecendo assim, paralelos com a perspectiva lúdica, a forma criativa de abordar os conteúdos e a aprendizagem ativa. As professoras ressaltaram ainda que o jogo, o brinquedo e a brincadeira beneficiam as aprendizagens, e foram desafiadas pela coordenadora com a problematização: Como elaborar um plano de aula voltado para a Educação Infantil considerando a gamificação? A coordenação indicou ainda a utilização de jogos on-line de uma brinquedoteca virtual disponibilizados por uma universidade para enriquecer o trabalho realizado. (1644519672384.pdf)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com