TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia e Ciências nos anos inicias do Ensino Fundamental

Por:   •  13/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DISCIPLINA: Cont. e Met. Do Ensino de História, Geografia e Ciências nos anos inicias do Ensino Fundamental

1. ATIVIDADE – Aula 01

O método científico como estudamos na primeira aula, exige uma sequência de etapas para ser desenvolvido. Observe a imagem:

[pic 2]

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/metodo-cientifico.htm

Faça a explicação da imagem acima, comente sobre a ordem correta da execução do método científico.

  1. Observação do Fato; é onde apenas observa-se o fato ou fenômeno sem relatar nada, há apenas observação visual.
  2. Levantamento do problema; é onde o pesquisador faz questionamentos, do tipo “quais os fatores relevantes para o acontecimento deste fato ou fenômeno? “ ou  “Por que este fenômeno ocorreu?”
  3. Levantamento das hipóteses; É o momento em que o pesquisador responde os questionamentos feitos no levantamento do problema, essa parte da pesquisa deve ser feita com muita cautela e cuidado, pois é a partir dela que se dará início a fase de experimentação.
  4. Experimentação; Essa etapa tem como objetivo encontrar respostas para as perguntas que foram questionadas no levantamento das hipóteses, essas pesquisas são feitas por meio de experimentos e pesquisas bibliográficas.
  5. Resultados encontrados; Essa etapa é onde verifica-se se os experimentos e pesquisas realizadas, correspondem as perguntas que foram feitas e se realmente estão de acordo com as hipóteses.
  6. Conclusão; é a etapa onde se verifica se todos os experimentos e pesquisas realizadas correspondem aos questionamentos feitos, para que após isso possa permitir que façam afirmações referentes aos fatos ou fenômenos analisados.  

2. ATIVIDADE – Aula 02

O Ensino de Ciências Naturais é inserido a partir da Educação Infantil, deste modo, é necessário ter um perfil para desenvolver atividades na área.

Faça uma pesquisa na internet e comente com suas palavras, baseando-se na imagem como seria o perfil do professor de Ciências Naturais com base na BNCC – Base Nacional Comum Curricular

[pic 3]

Fonte: https://fazendopedagogia.wordpress.com/2017/06/17/tendencia-liberal-renovada-progressivista/

Na imagem acima apresenta o professor de ciências naturais, sendo um orientador para os seus alunos, fonte de conhecimento, onde propõem atividades que instiga os alunos a investigar a procurar o conhecimento, e não apenas passar textos nos quadros para que os seus alunos decorem e após de uma lista de exercícios, infelizmente isso ainda acontece em muitas escolas. O professor deve incentivar o aluno a conhecer novas maneira de aprender e entender o conteúdo proposto, seja por meio de análises, saída em campo ou outros métodos que sejam prazerosos para o aprendizado.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com