TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  26/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE POTIGUAR

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA - 6NA

DIDÁTICA DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

CHRISTOMYSLLEY ROMEIRO DA SILVA

RAYANI KELLY DA SILVA

RESENHA CRITICA DA DISSERTAÇÃO DE RAFAEL STRAFORINI

NATAL

2014

RAYANI KELLY DA SILVA

RESENHA CRITICA DA DISSERTAÇÃODE RAFAEL STRAFORINI

Resenha Critica apresentado à Universidade                                                            Potiguar – UnP, curso de Pedagogia, Turma 6NA,                                                                    do componente curricular, didática da geografia                                                                  na educação infantil e no ensino fundamental,                                                                         como cumprimento de atividade acadêmica.

ORIENTADOR: Prof CHRISTOMYSLLEY

NATAL

2014

“A educação qualquer que seja ela,  

Sempre é uma teoria do conhecimento posto em prática.”

(Paulo Freire)

SUMÁRIO 

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................05
  1. DESENVOLVIMENTO............................................................................06
  1. CONCLUSÃO.........................................................................................07
  1. INTRODUÇÃO                                                                                        05

      Neste trabalho Rafael Straforini a parti das suas frustrações quando foi ser professor da 1º serie na fase de Alfabetização percebeu que tinha algo de errado na concepção do mundo, relação espaço geográfico, foi ai que ele decidiu fazer um projeto de pesquisa nas escolas de Sorocaba com as professoras dos 1º ciclos, e percebeu que as crianças têm já possui uma compreensão do mundo, de sua maneira, apenas precisa do professor para ser norteador, pois mais do que trabalhar com o que as crianças já sabem é ensiná-las cada vez mais.

     Ensinar Geografia nos primeiros ciclos do ensino fundamental é dar à possibilidade de lermos, compreendermos, construirmos outro mundo, dando outro sentido a existência do mundo, do espaço geográfico, fazendo com que os alunos desvelem o mundo  a parti do estuda da geografia,para que não decaia o ensino da geografia, visto que o mundo atual  esta globalizado,pois a geografia cada vez mais esta sendo utilizada para explicar o mundo quanto espaço geográfico.

    O Ensino da geografia para as crianças é importante, pois é nesta fase de alfabetização “língua escrita” que a criança se forma com cidadão e a geografia entra neste sentido por que ela vai ajudar o aluno a fazer uma leitura do mundo, do seu espaço possibilitando a criança a expressar sua realidade.

  1. DESENVOLVIMENTO                                                                                             06

     No capitulo 1: O Método: Desvelando o tema, o grupo mostra a nova visão do mundo,e nos mostra que ensinar geografia não se implica a trabalhar de forma isolada,pois a geografia e a ciência do presente,pois o mundo esta globalizado e é isso que nos diferencia do passado em virtudes  das novas informações e da comunicação,pois no período atual como o capitalismo só se quer gerar lucros e com isso foi surgindo maquinas, transportes, ferrovias, eletricidade e meio de comunicação, mas mesmo assim vimos que essas técnicas não são consumidas em massa. Neste Período o conhecimento é utilizado para gerar lucros por isso está interligado com o capitalismo, por isso o surgimento de novas tecnologias, e a partir dos às avanços tecnológicos, os empresários eles priorizam as novas técnicas tanto científicas, quanto tecnológicas, visando os lucros e a decadência da concorrência.

     No capitulo 2: Dilemas do ensino de geografia o grupo nos trousse a discussão da importância do ensino da geografia, pois para surpresa de todos as aulas estão cada vez mais caindo, diminuindo, esta em decadência, em crise, havendo o desinteresse da escola e dos alunos, e isto não e para ocorrer pois no período atual que vivemos precisamos da geografia para explicar as transformações ocorridas no mundo, isso ocorre pelo desencontro de métodos falta de matérias,recursos didáticos e dentre  outros.  Enquanto o positivismo foi o seu pressuposto teórico - metodológico e filosófico, a Geografia não apresentou o menor problema em entrar na sala de aula, pois, esta também era Positivista. Na verdade tínhamos um casamento entre a Geografia tradicional com a Educação tradicional. Quando, no seu processo de desenvolvimento, as Geografias lançam mão do positivismo e torna o materialismo histórico como método, a sua relação com a Educação começa a se estreitar. Mas esse estreitamento e superado com o aparecimento do construtivismo na Educação. Dando assim, a condição para que a Geografia e a Educação pudessem caminhar juntas no processo de transformação da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com