TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Democrática

Por:   •  24/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 12

DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Amanda Alcará da Silva

Júlia Silveira Slves

Prof. Orientador: Graziela De Bem Vicente

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED1484) – Estágio III

11/10/2019

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância de um gestor escolar no processo de ensino e aprendizagem, além de mostrar a ligação do trabalho entre gestores e a família. Tendo isso é de suma importância que toda a escola, incluindo aluno, pais e os responsáveis pela aprendizagem estejam em acordo, prezando sempre pelo bom funcionamento da escola. Com tudo a gestão tem que estar em constante mudança e aperfeiçoamento, podendo então estar usando de sua autoridade para melhor garantir o funcionamento da escola. Será abortado também sobre o ppp, como a gestão deve criá-lo para melhor atender os alunos com e sem dificuldades, incluindo todos numa educação de qualidade. Além disso, a pesquisa usou de técnicas de observação e de questionários para melhor avaliar a gestão escolar.

Palavras-chave:Gestao Escolar, Ensino e Aprendizagem, PPP

1 INTRODUÇÃO

Encontrando-se em um século de muitas tecnologias, ou seja, moderno, é de suma importância que a educação seja de qualidade em todas as redes públicas. No mundo atual a cobrança por conhecimento se torna cada vez mais frequente, seja no trabalho, na escola, o conhecimento, informações são ‘fontes” indispensáveis.

Tendo isso como base, o gestor escolar e a coordenação pedagógica, necessitam de uma formação continuada, afim de melhor o desenvolvimento dentro da escola. Seguindo o mesmo raciocínio, a gestão escolar como o papel de administrador da escola, tem como objetivo avaliar e debater com os professores, junto a coordenação a melhoria do ensino dentro das salas de aula, conseguindo desta forma o progresso no processo de ensino e aprendizagem.

No entanto, o presente trabalho tem como estudo o gestor escolar, com base no método de ensino e aprendizagem. Nele será abordado a forma com que o gestor e a coordenação pedagógica lida com as dificuldades encontradas.

A pesquisa a seguir esta dividido em três tópicos, no qual o primeiro será discutido sobre o gestor escolar, o segundo sobre o processo de ensino e aprendizagem e o terceiro sobre o projeto político pedagógico, em seguida estará apresentado as vivencias do estágio, onde colocaremos nossas experiências, e pôr fim a conclusão.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

A presente pesquisa teve como objetivo, buscar formas de entender o gestor escolar, quais as suas funções, e como o mesmo age diante das dificuldades encontradas, tanto as dos alunos como a sua no desenvolvimento do projeto político pedagógico. Nos aprofundando em uma gestão democracia, no qual conta com a participação de todos.

 2.1 Gestor escolar

Quando citada a palavra gestão, vem a ideia de que se associa a questões direcionadas a administração. No entanto quando se trata de gestão escolar, não é só o processo de administração que conta, o papel do gestor é muito mais amplo do que se imagina. Cabe ao gestor escolar diversas funções como por exemplo o auxílio ao desenvolvimento pedagógico da escola, além de incentivar os funcionários, acompanhar o desenvolvimento dos alunos, junto aos professores.

Com isso, cabe explicar que a gestão é uma “[...] atividade pela qual são mobilizados os meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais, e técnico-administrativos” (LIBÂNEO et al, 2008, p. 318). Por tanto, a direção escolar coloca em ação as decisões adotadas em grupo e coordena os afazeres pedagógicos, para que seja executado da melhor maneira possível.

Gomes (2003,p.4), afirme que “o diretor é, por identidade, um educador que, no papel de diretor, confere dimensões mais amplas ao seu desempenho como educador de educadores e, simultaneamente, que julgo inadequado e até um absurdo que alguém possa ser diretor sem ter sido professor”.

Libaneo destaca também algumas das obrigações do gestor escolar;

1. Supervisionar e responder por todas as atividades administrativas e pedagógicas da escola bem como as atividades com os pais e a comunidade e com outras instâncias da sociedade civil.

2. Assegurar as condições e meios de manutenção de um ambiente de trabalho favorável e de condições materiais necessárias à consecução dos objetivos da escola, incluindo a responsabilidade pelo patrimônio e sua adequada utilização.

3. Promover a integração e a articulação entre a escola e a

comunidade próxima, com o apoio e iniciativa do Conselho de Escola, mediante atividades de cunho pedagógico, científico, social, esportivo, cultural.

4. Organizar e coordenar as atividades de planejamento e do projeto pedagógico-curricular, juntamente com a coordenação pedagógica, bem como fazer o acompanhamento, avaliação e controle de sua execução.

5. Conhecer a legislação educacional e do ensino, as normas emitidas pelos órgãos competentes e o Regimento Escolar, assegurando o seu cumprimento.

6. Garantir a aplicação das diretrizes de funcionamento da instituição e das normas disciplinares, apurando ou fazendo apurar irregularidade de qualquer natureza, de forma transparente e explícita, mantendo a comunidade escolar sistematicamente informada das medidas.

7. Supervisionar e responsabilizar-se pela organização financeira e controle das despesas da escola, em comum acordo com o Conselho de Escola, pedagogos especialistas e professores (LIBÂNEO, 2004, p. 217).

Temos o entendimento que o gestor educacional tem um papel fundamental para que a escola esteja de acordo com as expectativas da sociedade. Com isso o gestor necessita articular, acompanhar a elaboração de avaliações da proposta pedagógica, visando que o seu estabelecimento de ensino, desempenhe uma boa qualidade.  Luck (2009, p. 17) afirma que é responsabilidade do gestor a tarefa de liderar a escola, oferecendo um ensino de qualidade;

Na escola, o diretor é o profissional a quem compete a liderança e organização do trabalho de todos os que nela atuam, de modo a orientá-los no desenvolvimento de ambiente educacional capaz de promover aprendizagens e formação dos alunos, no nível mais elevado possível, de modo que estejam capacitados a enfrentar os novos desafios que são apresentados.

 

Esta afirmação, não leva a dizer que o diretor assuma toda essa responsabilidade sozinha, porém como líder, é importante que ele adote iniciativas nas decisões necessárias as ações adequadas e promova o acontecimento de situações de aprendizagem e desenvolvimento dos membros pertencentes da comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com